21 KPIs importantes para a indústria


Atualizado em 29/02/24 - Escrito por Rafael Netto na(s) categoria(s): Estratégia

Guia do KPI para indústrias

Os KPIs importantes para indústrias são indicadores de desempenho que mostram qual o resultado da empresa em determinado setor durante um certo período.

Esses KPIs são usados para medir o desempenho da empresa e para verificar se as metas estão sendo batidas conforme o esperado. Além disso, também servem para alertar a equipe de gestão caso algo esteja errado e os resultados estejam bem abaixo do esperado.

Pensando nisso, montamos uma lista com alguns dos KPIs importantes para indústrias e assim você pode organizar a medição de desempenho da sua empresa. Vamos lá:

Lista de KPIs importantes para indústrias

Confira a lista com os KPIs mais importantes e monte seu painel de desempenho:

Lucro líquido

Começamos a lista com um dos principais indicadores de desempenho de qualquer empresa, o lucro líquido.

Para chegar no valor do lucro líquido, sua empresa precisa somar todo o faturamento do período e então deduzir as despesas e custos.

Margem de lucro líquida

A margem de lucro é quanto a sua indústrias pretende lucrar em determinado período em relação ao valor investido.

É preciso estipular um valor dentro do aceitável pelo mercado, para evitar o erro de buscar uma margem de lucro muito alta e então medir o lucro líquido do período.

Margem de lucro bruta

Esse é um dos KPIs importantes porque apresenta a rentabilidade da empresa durante o período medido.

A diferença para o lucro líquido é que dessa vez é considerado o que a indústria recebeu pelas vendas e deduzido o valor para produzi-lo.

Ou seja, aqui os outros gastos, como os administrativos, não são considerados.

OEE

O OEE, ou Overall Equipment Effectiveness, é um conceito criado por Seiichi Nakajima para avaliar a eficiência de uma operação produtiva qualquer. 

O OEE possui 3 pilares principais para avaliar a produção da empresa, das máquinas ou das pessoas.

Os pilares são:

  • Disponibilidade ou Utilização – % da capacidade disponível da fábrica que está sendo utilizada
  • Desempenho ou Performance – capacidade produtiva / capacidade utilizada
  • Qualidade – (Capacidade produtiva conforme) / (Capacidade produtiva)

Multiplicando os 3 indicadores resulta no OEE:

EBITDA

O EBITDA é uma sigla em inglês que significa Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization.

Em português a sigla é conhecida como LAJIDA, ou lucro antes de juros, impostos depreciação e amortização.

Trata-se de quanto a empresa consegue gerar com a sua produção de fato, ou seja, sem considerar ganhos com investimentos ou despesas com juros e impostos.

A ideia é saber se a operação da produção realmente vai bem e não que o gerente financeiro é bom.

ROI

Outra sigla em inglês para Return on Investiment, que quer dizer retorno do investimento.

Aqui é medido qual foi o resultado obtido versus o investimento feito.

Net promoter score (NPS)

Esse é um indicador de satisfação dos clientes para identificar de forma fácil quem são os promotores e os detratores da sua empresa.

A pesquisa funciona com uma simples pergunta que dá uma nota de 0 a 10 para o seu negócio. Dependendo da resposta o indicador aponta qual o nível de satisfação do seu cliente.

Para saber mais sobre o assunto, conheça o nosso artigo sobre NPS.

OTD – On-Time Delivery (Percentual de Entregas Realizadas no Prazo)

Esse indicador de desempenho da logística tem como objetivo medir a quantidade de pedidos que foram entregues no prazo combinado. Esse sem dúvidas é um dos mais importantes para uma indústria.

Como calcular o OTD:

(Total de Entregas no Prazo ÷ Total Entregas) * 100

A dica para medir bem esse indicador de desempenho na logística é conferi-lo diariamente e como benchmark usar um percentual que fique sempre acima de 90%.

Customer lifetime value (CLV)

Neste KPI a empresa deve medir qual é valor que um cliente pode gerar em toda sua “vida” com a empresa.

Ou seja, se um cliente compra um produto por mês no valor de R$100 e em média fica fiel a sua empresa durante 24 meses, esse cliente tem o CLV de R$2400.

Market Share

Este KPI visa medir qual a fatia do mercado que a sua empresa atualmente possui.

Ele pode ser medido através do faturamento, número de clientes entre outras fontes comparáveis.

Lead time

Lead Time é o tempo usado para rodar todo o ciclo de produção, desde o pedido do cliente até o recebimento do produto.

Esse é um dos grandes KPIs da produção e serve principalmente para gerar prazos de entrega precisos, além de outros benefícios, como:

  • Clientes mais satisfeitos
  • Controle e melhoria da produtividade geral
  • Identificação de tipos de gargalos no processo produtivo
  • Melhoria de processos
  • Geração de mais resultados com a mesma capacidade produtiva
  • Padronização dos processos
  • Mais confiabilidade para atender demandas de clientes

Custo por Lead (CPL)

O CPL é o KPI responsável por medir qual o valor gasto para adquirir um Lead pela sua equipe de marketing.

Ou seja, é preciso dividir os gastos de marketing com os leads gerados para conseguir o atual CPL.

Ticket Médio

Este é um dos KPIs importantes para indústrias porque ele mede quanto um cliente gasta em média com a sua empresa.

Ou seja, aqui você deve dividir o seu faturamento bruto pela quantidade de clientes que possui.

Índice de satisfação dos funcionários

Além de pesquisar a satisfação dos clientes, é importante que a empresa meça o nível de satisfação dos funcionários, para assim garantir que eles estejam motivados e engajados com o negócio.

Além disso, ele serve para ajudar o setor de RH identificar pontos de melhoria na gestão de pessoas.

Dupont

O sistema Dupont foi criado pelo engenheiro F. Donaldson Brown em 1914 e basicamente serve para entender o desempenho financeiro da empresa com seus ativos.

Pode ser resumido em:

Lucro líquido / capital próprio

Além disso é possível desmembrar o indicador em:

  • Lucro líquido / vendas
  • Vendas / Ativo total
  • Ativo total / Capital próprio

Taxa de retenção dos funcionários

Este KPI mede qual é o tempo médio que um funcionário trabalha para a sua indústria.

Aqui a indústria pode ter uma noção melhor de como está a satisfação da equipe e compará-la com outras empresas.

Além disso é possível identificar pontos com muitas saídas e assim resolver problemas.

Índice de inadimplência

Este KPI mede quanto dinheiro a empresa tem a receber que ainda está atrasado ou não foi pago. Ou seja, qual o nível de inadimplência dos seus clientes.

Isso é importante para que o seu caixa não seja comprometido e para que a sua equipe possa pensar em formas de minimizar ou acabar com esse problema caso ele fuja do controle.

Qualidade / Conformidade

No setor de qualidade a sua indústria pode usar diversos indicadores, como:

  • Retrabalho
  • Quantidade de peças que precisam ser retrabalhadas
  • Quantidade de não conformidades na produção

Estes medidores garantem a qualidade dos seus produtos e mantém seus clientes satisfeitos, evitando retrabalhos e problemas futuros.

Custeio alvo

Neste KPI importante para indústria, a empresa deve determinar um custo desejado para o produto atual e então medir quantos % está deste valor.

Com isso a empresa pode descobrir formas de reduzir custos para alcançar o custeio alvo desejado.

Eficiência ou tonelagem de sucata reciclada

Indústrias que trabalham com reciclagem como sua principal operação ou como parte da logística reversa precisam calcular sua eficiência em processar as toneladas de materiais que entram na empresa.

A tonelagem processada é um KPI que mede o peso total de sucata tratada pela empresa dentro de um prazo, mostrando quantitativamente o volume processado por tempo.

O benchmark da eficiência de reciclagem de sucata é complexo, pois as referências variam conforme o tamanho e o tipo de empresa de sucata e se é ou não sua atividade principal.

Seu cálculo é simples. Basta somar a quantidade de toneladas de sucata processadas ao longo do período que se quer avaliar. O controle, no entanto, é quem precisa de mais atenção. Nossa dica é utilizar um sistema de gestão de indústrias (ERP) capaz de se integrar com balanças e sistemas de pesagem, garantindo uma coleta precisa de dados.

Índice de qualidade do fornecedor (IQF)

Se trata de uma métrica usada na indústria para avaliar a capacidade de entrega dos seus fornecedores para acompanhar o desempenho do parceiro, buscar soluções para avançar na parceria, analisar necessidade de troca, entre outros.

É colocado em escala numérica e pode ser calculado de várias formas conforme seus critérios de avaliação.

Uma das formas comuns é fazer uma tabela que coloca os fornecedores lado a lado e preencher com valores numéricos que apresentam seu desempenho nos critérios de avaliação mais importantes para você, como este exemplo:

CritériosFornecedor AFornecedor B
Tempo de Entrega8086
Qualidade da Entrega9892
Qualidade do Suporte7075
Disponibilidade para entregas urgentes9798
Capacidade de entrega8279
Nota Final (Média)84,486

Você pode também definir pesos maiores para cada uma dessas avaliações.

Use um sistema para gerar seus relatórios

Para acompanhar seus KPIs de forma mais organizada e automatizada, recomendo utilizar um sistema de gestão ERP como o Nomus ERP Industrial.

O sistema é capaz de gerar relatórios confiáveis conectados a sua produção e assim auxiliar a sua tomada de decisão.

Para entender como a ferramenta funciona, veja uma demonstração do sistema.

Nomus ERP Industrial

Um comentário

  1. Antonio disse:

    Ótimo KPIs para acompanhar os resultados da indústria e tomar decisões

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