Como cumprir os prazos de entrega na sua indústria

Atualizado em 18/08/21 - Escrito por Adriana Mariano na(s) categoria(s): Processos e Organização

Guia do ERP para indústrias

O mercado está cada vez mais exigente em relação ao atendimento, qualidade e prazo de entrega. Para acompanhar tais exigências, diversas indústrias tiveram que adaptar tanto produtos quanto processos de fabricação.

Com isso, o principal desafio das indústrias tem sido não apenas produzir em grande quantidade, mas sim satisfazer as necessidades dos clientes de forma rápida e eficiente. Pensando nisso, preparamos este artigo para te ajudar a cumprir os prazos de entrega na sua indústria. 

Confira, o que você vai aprender nesse artigo:

  • Qual é a importância de cumprir os prazos de entrega?
  • Quais os benefícios de cumprir os prazos de entrega?
  • Como cumprir os prazos de entrega na sua indústria?
  • Exemplo de um sistema de gestão para Programação da Produção

Então, vamos começar!

Qual é a importância de cumprir os prazos de entrega?

Como falei anteriormente, para acompanhar e atender a constante evolução das necessidades dos clientes, é preciso adaptar todos os processos do seu negócio a fim de entregar produtos com qualidade, variedade e rapidez.

Diante disso, é essencial atender todos os pedidos dentro do prazo estipulado. Caso a empresa não consiga cumprir seus compromissos dentro do prazo, além do cliente ficar decepcionado, ele pode compartilhar com sua rede de contatos e assim criar uma imagem negativa da empresa no mercado.

Para evitar isso, é importante que o sistema da empresa processe as ordens de produção de uma forma eficiente, evitando desperdícios e com baixo custo. Ao integrar esses três fatores, o desempenho da empresa tende a aumentar e consequentemente os pedidos serão entregues dentro do prazo definido.

Quais benefícios

Ao cumprir os prazos de entrega é possível obter diversos benefícios para sua organização, que são:

  • Aumento da satisfação do cliente;
  • Aumento da produtividade;
  • Processos mais assertivos;
  • Tomada de decisão mais rápida;
  • Aumento da confiança da empresa no mercado;
  • Aumento da lucratividade.

Como cumprir os prazos de entrega na sua indústria?

Agora vamos a uma lista prática para ajudar a sua empresa a cumprir os prazos definidos:

1. Defina os processos da empresa

Em primeiro lugar, é importante conhecer seu processo produtivo para conseguir atender todos os pedidos dentro do prazo de entrega estipulado.  Dessa forma, a empresa precisa ter clareza de cada etapa deste processo a fim de identificar eventuais gargalos que podem limitar sua capacidade de produção. 

Além disso, esse conhecimento ajuda também  na identificação de oportunidades de melhoria, assim como na eliminação de atividades que tornam o processo mais lento e ineficaz. Então, durante o mapeamento de processos procure responder às seguintes questões:

  • Qual é o ciclo do produto?
  • Qual é o prazo de entrega dos meus fornecedores?
  • Qual é o lead time de produção? E o de entrega?

2. Crie uma relação de confiança e transparência com seus clientes

Após mapear os processos do seu negócio, o próximo passo é estreitar os laços com seus stakeholders (clientes, fornecedores, parceiros, etc.) através de um diálogo aberto, seja por meio de mídias sociais ou presencial. Nesta etapa, é de suma importância tanto o conhecimento a respeito dos seus stakeholders quanto a criação de uma relação de confiança e transparência.

Para isso, seja claro em relação aos prazos estabelecidos e informe ao cliente sobre possíveis eventualidades que podem atrasar a entrega do pedido. Além do mais, seja realista e não prometa aquilo que não possa cumprir. Caso contrário, o cliente pode ficar decepcionado e desistir da compra.

O mesmo se aplica com seus fornecedores e parceiros, busque deixar o mais claro possível todas as condições e prazos solicitados. Assim, eles poderão disponibilizar todos os recursos necessários e sua empresa poderá se programar com mais confiança e rapidez para cumprir os prazos estabelecidos com seus clientes.

3. Faça a gestão do estoque

Suponha que um cliente solicitou um pedido bem razoável e com certa urgência à sua empresa. O time comercial ficou feliz em atender essa solicitação e garantiu que o pedido  seria entregue dentro de 15 dias.

No entanto, o estoque da empresa não estava atualizado quando o acordo foi fechado, e para piorar a situação, uma máquina quebrou e ficou cinco dias sem funcionar, o que acabou atrasando ainda mais a entrega do pedido. Ao saber do ocorrido, o cliente ficou extremamente frustrado e dificilmente irá realizar outra compra desse nível com sua empresa.

O exemplo acima ilustra como a falta de uma gestão de estoque eficaz pode atrapalhar os prazos de entrega dos seus clientes. Dessa forma, é importante que o estoque sempre esteja organizado e atualizado, assim o rastreamento de produtos será mais rápido e fácil.

Além disso, uma boa gestão de estoque facilita não somente todo o fluxo logístico referente às entregas, mas também evita a frustração de clientes que esperam receber um produto que não está mais disponível em estoque. Por isso, é essencial que a empresa tenha um controle de estoque efetivo, onde possa visualizar em tempo real quantos itens estão disponíveis em cada etapa do processo produtivo. 

Para isso, a empresa pode investir em um sistema de gestão que permita o controle de entradas e saídas de estoque em tempo real.

4. Use um sistema para programar a produção

Ao utilizar um sistema de gestão, pode-se determinar a programação da produção a fim de definir prazos de entrega mais precisos e reduzir gargalos que limitam o desempenho da sua organização. Com isso, a produtividade dos centros de trabalho tende a aumentar e os leads times de produção são reduzidos, o que por sua vez garante a entrega dos pedidos dentro do prazo acordado com o cliente.

Para facilitar tanto o controle de estoque quanto monitorar com precisão os prazos de entrega de um produto, o ideal é utilizar um sistema ERP especialista no seu tipo de indústria, como o Nomus ERP Industrial, onde é possível determinar a programação da produção de forma simples e rápida.

Pensando nisso, preparamos um exemplo de como seria programar a produção utilizando um sistema.

Exemplo de um Sistema de gestão para Programar a Produção

Programação da produção com capacidade finita

Ao utilizar o sistema, é possível determinar a programação de todas as máquinas da sua fábrica levando em conta os tempos de produção dos produtos e a capacidade disponível das máquinas.

Gráfico de Gantt da programação

Com as informações  inseridas no sistema, podemos visualizar os gargalos e verificar como está o atravessamento das ordens de produção da fábrica através do gráfico Gantt.

Análise do prazo de entrega de pedidos de venda

Outro benefício de utilizar um sistema é saber quais pedidos de venda estão com previsão de atraso e a partir disso definir quais ações devem ser feitas a fim de cumprir tais prazos de entrega. Além disso, é possível ver a data de entrega programada de todos os seus pedidos de venda em carteira considerando a capacidade disponível da sua fábrica.

Análise de gargalos na produção

Com o sistema de gestão, podemos analisar  quais centros de trabalho e máquinas estão sobrecarregadas ou ociosas na sua fábrica. Também é possível simular como o aumento de capacidade nos gargalos pode ajudar sua fábrica a cumprir os prazos de entrega definidos com seus clientes. 

Programação integrada com o apontamento da produção

Outra funcionalidade bem interessante é a integração da programação com o apontamento da produção, onde é possível acompanhar a evolução das atividades executadas no chão de fábrica.

Siga a Nomus para mais dicas

Agora que você já sabe mais sobre cumprir os prazos da sua indústria, recomendo que não fique só na teoria e coloque em prática as dicas que aprendeu.

Para começar, o ideal é assistir uma demonstração do Nomus ERP Industrial para ver na prática como a ferramenta funciona. Além disso, nossa equipe pode fazer uma breve reunião com a sua empresa para determinar se a solução se adequa bem ao seu negócio ou não.

Além disso, fique a vontade para entrar em contato conosco caso tenha alguma dúvida ou sugestão.

Nomus ERP Industrial

Compartilhe esta matéria:


Tags:




Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: