Dashboard: o que é, como funciona e como criar


Atualizado em 22/03/24 - Escrito por João Pedro na(s) categoria(s): Estratégia

Layout Industrial

O dashboard, também conhecido como painel de controle, é uma tela que apresenta dados importantes e até em tempo real para tomadas de decisão objetivas baseadas em fatos, e é normalmente utilizado na gestão de negócios.

Uma tabela de Excel com notas de alunos em uma escola pode gerar um dashboard assim como o controle de produção de uma fábrica. É possível criar um painel do 0, contratar um profissional para programar ou utilizar sistemas que já oferecem essa funcionalidade.

Conhecer o que é e como funciona o dashboard permitirá entender a revolução que você pode trazer para a gestão da sua empresa. Trarei explicação e exemplos de painéis de gestão aplicados na indústria em meu artigo abaixo, então acompanhe até o fim.

Faça uma boa leitura.

Confira os tópicos:

Dashboard: o que é, como funciona e como criar

O que é um dashboard?

Dashboard, ou painel, é uma ferramenta de visualização de dados da empresa usada para facilitar as tomadas de decisão com base na realidade. As informações são dispostas em uma tela que trará tudo o que foi pedido, com precisão e objetividade.

Stephen Few, especialista em inteligência de negócios, design de informação e visualização de dados, define dashboard como “apresentação visual das informações mais importantes necessárias para atingir um ou mais objetivos de negócios, consolidadas e ajustadas em uma única tela para que a informação possa ser monitorada num relance.”

Como funciona um dashboard?

Um dashboard funciona através da apresentação de dados em uma tela montada especificamente para desempenhar esse papel. O layout desse painel, os dados apresentados, os cálculos realizados e as funcionalidades são definidos na geração do dashboard.

Um exemplo é o dashboard de Pedidos de Venda do Nomus ERP Industrial, que pode ser personalizado conforme os dados que você quer monitorar, mas que podemos usar a imagem abaixo para ilustrar com o que esse painel se parece:

Esses dados são hipotéticos e retirados do sistema ERP da Nomus. Se quiser descobrir como ele funcionaria na sua empresa, agende horário com um especialista Nomus que ele terá o maior prazer em mostrar esse e outros dashboards na prática. 

Para que serve um dashboard?

Dashboards servem para trazer uma visualização facilitada e integrada de dados da empresa, permitindo tomadas de decisão mais ágeis e seguras. Se eles forem integrados a sistemas de gestão, é possível agir a partir da própria tela, emitindo relatórios, tarefas e mudanças de estratégia.

Essa visualização permite identificar riscos, oportunidades, gargalos de produção, colaboradores de destaque, produtos que não vendem, estratégias que funcionam bem e estratégias que funcionam mal, entre várias situações conforme os dados com que você alimenta o dashboard.

Como se cria um dashboard e ferramentas indicadas

É possível criar dashboards a partir de diversas linguagens de programação ou ferramentas de gestão de dados com funcionalidade para painéis. Vamos começar do jeito mais complexo e ir para o mais simples, completo e otimizado.

A linguagem de programação conhecida como Python é a mais indicada para quem quer criar dashboards a partir do 0. Você, sua tela e o teclado, tecendo códigos a madrugada inteira para gerar painéis que apresentem informações da empresa.

Demora bastante tempo, mas é 100% personalizado: depende só das noites que você passar em claro estudando programação. Em questão de tempo, pode ser mais prático contratar alguém para cuidar disso, mas se esse único programador sair do projeto… talvez você tenha que começar do 0 novamente. 

Também é possível utilizar as planilhas do Excel para gerar painéis. Elas possuem funcionalidades de geração de gráficos dinâmicos e são totalmente personalizáveis. Nós mesmos da Nomus já criamos e disponibilizamos gratuitamente várias planilhas, como esta de controle de fluxo de caixa para indústrias.

Por fim, a forma mais simples de criar um dashboard é através da geração automática e personalizada por parte de ERPs bem desenvolvidos. Esse tipo de sistema integrado permite conectar todos os departamentos da sua empresa.

Isso torna possível painéis que se conectam e relacionam diversos tipos de dados, permitindo enxergar informações muitas vezes ocultas das análises. É como acender a luz de uma sala escura, como diz a Damana Pães, empresa que usa ERP para gerar dashboards.

Que dados posso visualizar em um dashboard?

Todos e quaisquer um que você quiser desde que você tenha como coletar e processar, seja aprendendo programação diretamente (Python, de preferência), seja através de sistemas que fazem tudo isso por você de dentro da sua empresa, como um ERP Industrial

Dashboard é um painel, um tipo de ferramenta. Pense em um quadro branco na parede. Que dados podem ser calculados nele? Todos que você conseguir escrever e executar as operações matemáticas ali mesmo. Logo, se você tiver meios de juntar a informação virtual em uma mesma tela, você terá um dashboard sobre ela.

Benefícios dos dashboards

  • Facilita tomadas de decisão
  • Apresenta dados importantes e em tempo real
  • Integrado a sistemas de gestão
  • Personalizável conforme as necessidades da empresa
  • Permite identificar riscos e oportunidades
  • Visualização facilitada e integrada de dados
  • Agiliza processos de análise
  • Emite relatórios e tarefas diretamente do painel
  • Conecta e relaciona diversos tipos de dados
  • Permite monitoramento num relance

Tipos de dashboard

Os dashboards são separados em 3 tipos, sendo eles o operacional, o tático e o estratégico. Você também pode classificá-los conforme a natureza dos dados, mas agora vamos focar na categorização por funcionalidade do dashboard.

Um dashboard operacional serve para acompanhar métricas que mostram o desempenho da operação. É o que permite os profissionais corrigirem erros e falhas, assim como encontrar oportunidades, no dia a dia da operação da empresa. 

Também há o dashboard tático, que serve para monitorar indicadores sobre recursos específicos da organização pensando nos objetivos a médio prazo. São de responsabilidade de gerência de cada departamento e normalmente apresentados para os diretores para mostrar como está o trabalho de cada equipe

Por fim, há o dashboard estratégico. É a ferramenta usada pela diretoria para ter um âmbito global da empresa, entendendo se as ações de curto e médio prazo estão atendendo às necessidades e objetivos de longo prazo.

Uma estratégia é composta por táticas, executadas por operações – essa relação entre os conceitos permite entender a hierarquia de abrangência de informações de cada tipo de dashboard. Os dashboards estratégicos oferecem dados e KPIs que permitem comparar períodos e encontrar oportunidades para decisões que afetem a empresa toda.

Erros mais comuns em dashboards

Existem alguns erros bem comuns na hora de criar um dashboard. Se você estiver tentando fazer por conta ou encomendando um programador de Python ou planilha de Excel, deve ficar atento a estes pontos. São eles informação excessiva, layout confuso e cores em exagero.

Basicamente, é o erro de design de deixar tudo bagunçado. A ideia de um painel de gestão é facilitar a visualização de dados e para isso eles precisam ser apresentados de forma objetiva, simples e direta. Se atrapalhar sua gestão, não é um bom dashboard.

Usando um dashboard pronto

É possível usar dashboards prontos ou gerar a partir das suas necessidades com apenas alguns comandos. Para isso, você precisa de alguma planilha capaz de gerar dashboards ou então a melhor opção, que é o ERP.

Bons fornecedores desse tipo de sistema de gestão integrada permitem personalizar seu dashboard de várias formas. Vou te mostrar algumas telas abaixo, mas para entender como essa funcionalidade serviria para as necessidades específicas da sua empresa, consulte um especialista Nomus.

Dashboard de contas a pagar e a receber
Dashboard de contas a pagar e a receber
Dashboard Desempenho de Funcionários
Dashboard Desempenho de Funcionários
Dashboard de Gantt
Dashboard de Gantt
Dashboard de Análise de Empenhos
Dashboard de Análise de Empenhos

Os dashboards desenvolvidos no sistema Nomus ERP Industrial são totalmente personalizáveis, sua empresa pode listar as informações que desejar, sem a necessidade de contratar customização do sistema.

Como usar dashboards no controle de produção

A melhor forma de gerar dashboards na indústria é através do Nomus ERP Industrial. Com ele, você consegue transformar absolutamente qualquer dado da sua empresa em informação preciosa para gerir seu negócio com flexibilidade e facilidade.

A capacidade de personalização dos painéis e relatórios é um dos itens mais elogiados por nossos clientes nos casos de sucesso.

Imagine que você queira montar um relatório gráfico de vendas mês a mês, por exemplo, com subdivisões por cliente e filtros por representante, estado ou cidade. Esse é só um dos tipos de relatórios e dashboards que podem ser montados com apenas alguns cliques. 

Confira aqui alguns exemplos de dashboards bastante dinâmicos.

Os painéis do Nomus ERP Industrial permitem:

  • Tomar decisões acertadas com base em informações reais e precisas;
  • Monitorar indicadores de desempenho e cumprimento de metas;
  • Cultivar a cultura da empresa;
  • Criar relatórios e dashboards com todo e qualquer dado disponível no sistema, permitindo alta personalização;
  • Criar relatórios e dashboards com qualquer fonte de dados.

Confira uma demonstração gratuita.

Gestão de dados na indústria

Domine completamente os dados da sua fábrica. Produção, vendas, compras, estoque, colaboradores, finanças, manutenção, logística, todos os setores podem virar dados e todos os dados podem se tornar dashboards no Nomus ERP Industrial.

Convido você a conferir com os próprios olhos uma demonstração gratuita do Nomus ERP Industrial e como esse sistema vai revolucionar sua fábrica. Se preferir, ainda pode falar diretamente com um especialista Nomus  e tirar suas dúvidas de como podemos ajudar na sua gestão.

Basta clicar em um dos links:

Vamos em frente!

Software ERP Para controle dos custos
Compartilhe agora mesmo:

4 Comentários

  1. Fernando Negrão disse:

    Gostaria de elaborar um Dashboard a partir dos dados retirados do meu sistema gerencial existente !seria possível???

    • nomusadmin disse:

      Olá Fernando, normalmente é possível sim, tem que avaliar a compatibilidade do seu sistema gerencial. O Nomus ERP Industrial por exemplo já conta com um gerador de dashboards na plataforma.

  2. Luiz Taciano Biaso Baptista disse:

    No erp Nomus ja vem configurado o dashboard?
    Podemos auto configurar no sistema o que queremos ou depende de customização?

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: