Gerente financeiro: o que faz e qual sua importância

Atualizado em 26/12/19 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Custos e Finanças / Recursos Humanos

Gestão financeira

O Gerente Financeiro tem um papel importante em qualquer empresa e na indústria não é diferente. Neste artigo vamos ver o que faz um gerente financeiro e qual sua importância para uma empresa.

Apesar de carregar o título de financeiro, esse profissional é responsável por muito mais do que simplesmente cuidar do caixa da empresa.

Para complementar o texto, vamos falar também qual o perfil ideal de profissional para ocupar o cargo de gerente financeiro. Vamos lá:

O que um Gerente Financeiro faz?

Para começar, o gerente financeiro é responsável por tudo que envolva dinheiro em uma empresa. Entretanto, essa definitivamente não é sua única atividade.

A posição de gerente financeiro exige ações que vão além da movimentação financeira da empresa, como a tomada de decisão para aumentar o valor do patrimônio da empresa e em relação a estratégia geral da empresa (e acompanhar as metas e resultados dessas decisões).

Para resumir, o gerente financeiro precisa aplicar recursos para o crescimento da empresa e analisar os dados, acompanhando fluxos, para então apresentar para a diretoria. É importante ressaltar que as tomadas de decisões feitas pelo Gerente financeiro também precisam estar alinhadas com as metas e objetivos gerais da empresa.

Gerente financeiro

Veja: Como organizar as finanças de uma pequena indústria

Tarefas realizadas por um Gerente Financeiro

Agora que entendemos as funções principais de um gerente financeiro, vamos para a parte mais prática e aprofundada das tarefas de um gestor financeiro. Assim poderemos entender mais claramente sua importância. Aqui estão as principais tarefas do gerente financeiro:

Controle financeiro diário

Nesta atividade o gerente financeiro apura todos os custos da empresa e a captação de novos recursos. É também nessa etapa que ocorre o acompanhamento do fluxo de caixa, o controle de estoque junto com a produção e o pagamento de impostos e encargos trabalhistas. Além disso, o gerente financeiro deve negociar com fornecedores e possíveis dívidas que a empresa pode ter.

Análise de mercado externo

Nesta tarefa o gerente financeiro deve avaliar o desempenho da fábrica em relação à concorrência. É preciso entender o que está acontecendo no mercado e como sua fábrica pode acompanhar as mudanças para se manter competitiva.

A ideia geral é acompanhar:

  • A economia atual
  • O comportamento dos consumidores
  • O comportamento dos fornecedores
  • O comportamento de seus concorrentes

Comunicação com instituições financeiras

Se relacionar bem com bancos é uma das tarefas do gerente financeiro, dessa forma sua empresa poderá conseguir melhores condições de créditos e outros benefícios, como menos taxas e bônus.

Planejamento

O gerente financeiro deve realizar diversos tipos de planejamentos, entre eles, o planejamento tributário é um dos mais importantes. É nesse momento em que a empresa determina qual tipo de tributação a empresa atuará durante o período determinado.

Além disso, é preciso planejar também o caixa, orçamento, crescimento, planos de ação e também auxiliar a precificação dos produtos da empresa.

Comunicação interna

É responsabilidade do gerente financeiro apresentar os resultados e os planejamentos financeiros da empresa para os gestores e acionistas.

Ele deve fornecer os recursos para facilitar a tomada de decisão dos gestores e assim garantir que a empresa tome o rumo adequado ao momento.

Perfil profissional de um bom Gerente Financeiro

Agora que passamos da lista de atividades de um gerente financeiro, chegou a hora de falar o perfil ideal deste profissional. Isso é importante, já que esse profissional tem uma grande responsabilidade no negócio e é preciso comprometimento para alcançar os resultados desejados. Vamos lá:

Ética e transparência

Essas duas características são as principais em um gerente financeiro. Isso porque é um cargo de alta confiança, que lida com dinheiro e questões tributárias. Se a pessoa não tiver ética ou esconder informações, a sua empresa pode acabar com muitos problemas.

Liderança

Para ser um gerente de qualquer setor é preciso ter uma liderança bem resolvida e no setor financeiro não é diferente. O gerente financeiro precisa saber coordenar a equipe para que todos consigam atingir os melhores resultados de acordo com as metas definidas pela empresa.

Preste atenção para não cometer esses erros de liderança mais comuns nas empresas.

Trabalhar em equipe

Seguindo a linha de liderança, o bom gerente financeiro precisa se relacionar com diversas pessoas para realizar o seu trabalho com eficácia.

Desde coletar os dados, analisar e apresentar, será preciso trabalhar em equipe para alcançar os resultados desejados.

Disciplina

O gerente financeiro precisa ser uma pessoa disciplinada para realizar as tarefas rotineiras do dia a dia mas também seguir o planejamento anual e alcançar as metas designadas pela empresa.

Perfil analítico

É fundamental que você desenvolva um perfil analítico para compreender a situação da empresa e do mercado.

Ao analisar dados com o olhar certo, sua capacidade de tomar decisões será muito mais segura e assertiva.

Atualização frequente

O bom gerente financeiro precisa estar sempre atualizado e deve conhecer muito bem o seu mercado e o mercado econômico.

Isso porque quanto mais o gerente souber, melhor será sua tomada de decisão e análise dos dados.

Bom relacionamento

O gerente financeiro deve promover o alinhamento estratégico em toda empresa. Para isso, é preciso manter um bom relacionamento com diferentes áreas e pessoas da empresa.

Proatividade

Para fechar, a proatividade é fundamental para resolver problemas de forma rápida e eficaz. No cargo de gerente a pessoa deve agir por conta própria quando enxergar uma oportunidade de melhoria e assim levar a empresa para um novo patamar.

Turbine sua gestão financeira

Agora que você já sabe o que é um gerente financeiro, o que ele faz e qual o seu perfil ideal, chegou a hora de dar o próximo passo e conhecer uma ferramenta para auxiliar o trabalho deste profissional.

Convido você para assistir uma demonstração do software Nomus ERP Industrial e ver na prática como esse ERP desenvolvido para pequenas indústrias pode auxiliar sua empresa e seu setor financeiro.

Fique a vontade para contribuir com esse artigo nos comentários ou entrando em contato.

Software ERP para controle financeiro

Compartilhe esta matéria:


Tags:


Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ e especialista em implantação de sistemas de gestão Industrial na Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal-mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.