Gerente financeiro: o que faz e qual sua importância

Atualizado em 19/11/18 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Custos e Finanças / Recursos Humanos

Gestão financeira

O Gerente Financeiro tem um papel importante em qualquer empresa e na indústria não é diferente. Neste artigo vamos ver o que faz um gerente financeiro e qual sua importância para uma empresa.

Apesar de carregar o título de financeiro, esse profissional é responsável por muito mais do que simplesmente cuidar do caixa da empresa.

Para complementar o texto, vamos falar também qual o perfil ideal de profissional para ocupar o cargo de gerente financeiro. Vamos lá:

O que um Gerente Financeiro faz?

Para começar, o gerente financeiro é responsável por tudo que envolva dinheiro em uma empresa. Entretanto, essa definitivamente não é sua única atividade.

A posição de gerente financeiro exige ações que vão além da movimentação financeira da empresa, como a tomada de decisão para aumentar o valor do patrimônio da empresa e em relação a estratégia geral da empresa (e acompanhar as metas e resultados dessas decisões).

Para resumir, o gerente financeiro precisa aplicar recursos para o crescimento da empresa e analisar os dados, acompanhando fluxos, para então apresentar para a diretoria. É importante ressaltar que as tomadas de decisões feitas pelo Gerente financeiro também precisam estar alinhadas com as metas e objetivos gerais da empresa.

Tarefas realizadas por um Gerente Financeiro

Agora que entendemos as funções principais de um gerente financeiro, vamos para a parte mais prática e aprofundada das tarefas de um gestor financeiro. Assim poderemos entender mais claramente sua importância. Aqui estão as principais tarefas do gerente financeiro:

Controle financeiro diário

Nesta atividade o gerente financeiro apura todos os custos da empresa e a captação de novos recursos. É também nessa etapa que ocorre o acompanhamento do fluxo de caixa, o controle de estoque junto com a produção e o pagamento de impostos e encargos trabalhistas. Além disso, o gerente financeiro deve negociar com fornecedores e possíveis dívidas que a empresa pode ter.

Análise de mercado externo

Nesta tarefa o gerente financeiro deve avaliar o desempenho da fábrica em relação à concorrência. É preciso entender o que está acontecendo no mercado e como sua fábrica pode acompanhar as mudanças para se manter competitiva.

A ideia geral é acompanhar:

  • A economia atual
  • O comportamento dos consumidores
  • O comportamento dos fornecedores
  • O comportamento de seus concorrentes

Comunicação com instituições financeiras

Se relacionar bem com bancos é uma das tarefas do gerente financeiro, dessa forma sua empresa poderá conseguir melhores condições de créditos e outros benefícios, como menos taxas e bônus.

Planejamento

O gerente financeiro deve realizar diversos tipos de planejamentos, entre eles, o planejamento tributário é um dos mais importantes. É nesse momento em que a empresa determina qual tipo de tributação a empresa atuará durante o período determinado.

Além disso, é preciso planejar também o caixa, orçamento, crescimento, planos de ação e também auxiliar a precificação dos produtos da empresa.

Perfil profissional de um bom Gerente Financeiro

Agora que passamos da lista de atividades de um gerente financeiro, chegou a hora de falar o perfil ideal deste profissional. Isso é importante, já que esse profissional tem uma grande responsabilidade no negócio e é preciso comprometimento para alcançar os resultados desejados. Vamos lá:

Ética e transparência

Essas duas características são as principais em um gerente financeiro. Isso porque é um cargo de alta confiança, que lida com dinheiro e questões tributárias. Se a pessoa não tiver ética ou esconder informações, a sua empresa pode acabar com muitos problemas.

Liderança

Para ser um gerente de qualquer setor é preciso ter uma liderança bem resolvida e no setor financeiro não é diferente. O gerente financeiro precisa saber coordenar a equipe para que todos consigam atingir os melhores resultados de acordo com as metas definidas pela empresa.

Disciplina

O gerente financeiro precisa ser uma pessoa disciplinada para realizar as tarefas rotineiras do dia a dia mas também seguir o planejamento anual e alcançar as metas designadas pela empresa.

Proatividade

Para fechar, a proatividade é fundamental para resolver problemas de forma rápida e eficaz. No cargo de gerente a pessoa deve agir por conta própria quando enxergar uma oportunidade de melhoria e assim levar a empresa para um novo patamar.

Turbine sua gestão financeira

Agora que você já sabe o que é um gerente financeiro, o que ele faz e qual o seu perfil ideal, chegou a hora de dar o próximo passo e conhecer uma ferramenta para auxiliar o trabalho deste profissional.

Convido você para assistir uma demonstração do software Nomus ERP Industrial e ver na prática como esse ERP desenvolvido para pequenas indústrias pode auxiliar sua empresa e seu setor financeiro.

Fique a vontade para contribuir com esse artigo nos comentários ou entrando em contato.

Software ERP para controle financeiro

Compartilhe esta matéria:


Tags:


Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ e especialista em implantação de sistemas de gestão Industrial na Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal-mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.



Receba no seu email.

Os melhores artigos, ebooks e planilhas de gestão da produção industrial, gratuitamente, no seu email.



Software ERP para sua indústria: Nomus ERP


Junte-se a 47.312 gestores e profissionais da indústria

Receba dicas semanais de engenheiros de produção direto no seu email e turbine sua a gestão da sua indústria. Inscreva-se gratuitamente:


Seu email está seguro e você nunca receberá spam