Gestão por resultados: saiba o que é e como implementá-la em 10 passos


Atualizado em 12/03/24 - Escrito por Beatriz Goulart na(s) categoria(s): Processos e Organização

Liderança na indústria

Gestão por resultados é um modelo de gestão de empresas que prioriza “o que” pode ser feito para alcançar os resultados desejados, acima de “como” pode ser feito, como acontece na gestão tradicional.

Por ser focado em objetivos e metas, esse tipo de gestão gera a otimização de custos e tempo, melhorando o desempenho e a eficiência, tanto geral da empresa quanto de suas equipes.

Porém, mesmo com foco direto nos objetivos, esse modelo de gestão não descarta a importância dos processos – tão valorizados na gestão tradicional, já que é preciso estabelecê-los, para haver organização.

Neste artigo, você entenderá o conceito de gestão por resultados, ou gestão orientada a resultados, sua origem, seus benefícios e como aplicá-la na sua empresa. Leia o artigo até o final para acompanhar o passo a passo dessa implementação!

O que é gestão por resultados?

Como foi dito anteriormente, a gestão por resultados é focada em cumprir objetivos e metas finais, sem estabelecer tarefas fixas.

O “como chegar” aos resultados se torna secundário, enquanto o “o que fazer” para isso assume a dianteira do planejamento estratégico da empresa e, por isso, é necessário que todos os colaboradores estejam cientes dos objetivos determinados pelos gestores e que mantenham um alto comprometimento e organização para o alcance e cumprimento destes objetivos.

Alguns dos benefícios dessa gestão são, resumidamente:

  • Maior fluidez na circulação de objetivos, informações e dados na empresa, o que reduz riscos;
  • Aumento da integração entre setores;
  • Incentivo ao trabalho colaborativo, tanto entre colaboradores quanto entre estes e a liderança;
  • Aumento da satisfação e do pertencimento dos colaboradores;
  • Redução de custos e da taxa de turnover;
  • Aumento da produtividade, eficiência, otimização e, consequentemente, dos resultados.

Principais características da gestão por resultados

Existem diferentes tipos de gestão, por isso, é importante estudar cada um para entender qual se adequa melhor aos objetivos da sua empresa.

Para auxiliar nesse processo, separamos as principais características da gestão por resultados, sendo elas:

  • Foco no resultado, acima dos processos;
  • Liderança participativa;
  • Integração de todos os setores da empresa;
  • Participação e responsabilidade de todos os colaboradores na formulação e cumprimento dos objetivos e resultados;
  • Determinação de metas para as equipes;
  • Acompanhamento do desenrolar das metas impostas;
  • Feedbacks sobre o alcance das metas.

Origem da gestão por resultados

A origem desse modelo de gestão vem da década de 1950, no livro “A Prática da Gerência” de Peter Drucker, o pai da administração. 

Segundo o autor, a inserção dos colaboradores no planejamento e determinação de objetivos e metas da empresa, junto aos gestores, aumenta o senso de responsabilidade, o comprometimento e o engajamento para a realização de suas metas.

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Com o aumento da valorização de otimização de recursos, como tempo e dinheiro, principalmente, devido a momentos de instabilidade financeira – pelos quais tantas empresas batalham para se manterem firmes no mercado, o modelo de gestão por resultados ganha cada vez mais importância e destaque.

Gestão tradicional X Gestão por resultados

Como foi dito anteriormente, existem diferentes tipos de gestão, dentre eles estão o tradicional e o por resultados. 

O primeiro se preocupa com a manutenção e execução dos processos que compõem a rotina e o fluxo de trabalho da organização, acreditando que, a partir dos processos bem sucedidos, os resultados serão positivos. Na gestão tradicional, é muito valorizado, por exemplo, o cumprimento do número de horas trabalhadas estabelecido.

No segundo, o foco principal é a finalização das metas e objetivos determinados em conjunto, por líderes e colaboradores.

Essa liderança participativa visa otimizar a realização das tarefas, alcançando resultados de forma mais rápida e eficiente, já que todos os colaboradores e setores poderão contribuir para as metas, pois estarão cientes do processo como um todo. Nesta gestão, o comprometimento da equipe é extremamente importante, pois, sem ele, o fluxo de tarefas não será continuamente traçado, reavaliado e cumprido.

É necessário, porém, manter o controle de quem está responsável por cada tarefa, assim como do cumprimento ou não destas, porque, por mais que os processos não sejam o ponto-chave dessa gestão, ainda se fazem importantes para a organização interna da empresa.

A tecnologia dos sistemas de gestão integrada, por exemplo, é uma ferramenta que tem um papel fundamental para essa organização, mantendo o fluxo de informações contínuo e eficiente, evitando falhas e retrabalho. Outros sistemas, como os de automação, são ótimos para a otimização do tempo das equipes e também reduzem as chances de erros.

Para determinar o modelo de gestão certo para a sua empresa, é preciso muito estudo sobre o assunto, já que o escolhido será um fator determinante para a administração e os resultados da empresa, por exemplo.

Quais os benefícios da gestão por resultados?

Listamos, a seguir, os 5 principais benefícios dessa gestão. Sendo que, cada um deles acaba interferindo e intensificando os outros.

1. Comunicação mais aberta e clara

Com a liderança participativa, já comentada ao longo deste artigo, as equipes se sentem mais abertas para compartilhar ideias, opiniões e, também, participar efetivamente de situações de tomada de decisão.

Como consequência dessa participação mais direta, as informações da empresa fluem naturalmente, reduzindo erros nas tomadas de decisões e aumentando a motivação e engajamento dos colaboradores.

2. Aumento da motivação

Além de ser uma consequência da boa comunicação, a motivação, por si só, é um benefício da gestão por resultados, visto que com o trabalho colaborativo e a interação maior entre setores, os colaboradores se veem mais envolvidos e participativos em todo o processo de alcance de metas da empresa, o que aumenta a sua motivação.

3. Aumento da produtividade

Com o estabelecimento de um planejamento estratégico que defina os objetivos globais e a curto, médio e longo prazo da empresa, as equipes ficam cientes das metas a serem cumpridas, e tendo esse senso de participação, assim como a motivação para trazer bons resultados, a produtividade de todos os colaboradores aumenta, consequentemente.

4. Sensação de pertencimento

Nesta gestão, os colaboradores se sentem valorizados e são sempre lembrados da sua importância para o todo. Isso contribui para o aumento da satisfação e da sensação de pertencimento desses colaboradores.

Essa sensação faz com que a taxa de turnover da empresa reduza consideravelmente, já que os colaboradores se sentirão bem trabalhando nesse ambiente e terão uma identificação maior com a cultura organizacional da empresa. Além disso, com a rotina de cooperação normalizada no ambiente de trabalho, novos colaboradores serão recebidos e treinados de forma acolhedora.

5. Otimização de recursos

Por fim, como resultado de todos os demais benefícios, a utilização de recursos (humanos, de tempo e financeiros) é reduzida e otimizada.

Veja também: Os 5 melhores sistemas de RH para sua empresa

Como aplicar a gestão por resultados?

A implementação desse modelo de gestão pode ser um processo delicado, principalmente se envolve a atualização da cultura organizacional já estabelecida na empresa – em casos de empresas que não foram fundadas como orientadas a resultados.

Porém, não é uma mudança impossível de ser feita, apenas necessita de um planejamento detalhado e aprofundado, que, se executado da forma correta, resultará no crescimento da empresa, sem levar a perdas totais do que já é prezado na empresa, como a missão, visão e valores.

Para guiar a sua jornada na implementação da gestão por resultados, formulamos um passo a passo a ser seguido. Veja:

10 passos para aplicar a gestão por resultados na sua empresa

Confira agora o passo a passo para a prática da gestão por resultados.

1. Estabeleça uma metodologia para a empresa

O primeiro passo pode ser dividido em duas partes.

É preciso determinar uma metodologia a ser seguida em todo o processo de definição, acompanhamento e mensuração de metas e resultados. O método OKR e o de objetivos SMART, são bons exemplos, sendo que no primeiro, a definição dos objetivos acontece de forma mais ampla e no segundo, de forma mais isolada.

2. Determine os objetivos da sua empresa

Com a definição da metodologia, é preciso determinar os objetivos globais e específicos da empresa, assim como organizá-los ao longo de um planejamento. E, na gestão por resultados, esse processo deve envolver a todos os colaboradores, já que a sua participação é vital para o alcance das metas, tanto globais quanto a curto, médio e longo prazo.

Essa colaboração contribui para a circulação coesa de informações entre todos os setores da empresa, assim como dá abertura para discussões e debates saudáveis sobre as metas traçadas. 

3. Montar um planejamento estratégico

Como foi citado no tópico anterior, a organização de todo o processo e etapas de alcance das metas é muito importante para gerar resultados positivos. Para isso, os gestores e colaboradores devem se reunir para montar um planejamento estratégico, que guiará as tarefas a serem executadas no período de um ano.

Neste passo, é importante lembrar que os processos, por mais que não sejam o foco desse modelo de gestão, ainda devem ser respeitados e organizados para não haver confusão e prejuízos para a empresa.

4. Designar tarefas para as equipes

Com os objetivos traçados e o planejamento montado, agora é necessário designar as metas, tarefas e prazos para as equipes ou, de forma mais específica, para cada colaborador – sempre visando os objetivos globais da empresa.

Como esse modelo é colaborativo, mais de um setor terá – muitas das vezes – responsabilidade sobre a mesma tarefa.

5. Instaurar a cultura de resultados

Conforme foi frisado neste artigo, a gestão por resultados foca nas metas e não nos processos – por mais que eles também tenham sua importância.

Por isso, é necessário que os colaboradores definam suas prioridades e sejam flexíveis quanto a sua rotina de trabalho, pois, dependendo da realidade da empresa e do mercado, os processos podem ser constantemente alterados, como forma de “cortar caminho” para o alcance dos resultados determinados e esperados.

A cultura de resultados precisa estar bem estabelecida em empresas que buscam seguir uma gestão por resultados, para que os colaboradores e gestores entrem no ritmo certo de trabalho.

6. Promover o engajamento dos colaboradores

Esse passo é fundamental para a implantação bem sucedida da gestão por resultados.

Toda a equipe precisa estar engajada e motivada a cumprir as tarefas designadas e à parte da cultura de resultados para cumprí-las corretamente. Caso contrário, a estrutura da empresa e, consequentemente, seus resultados, serão abalados.

Os gestores e líderes devem estar presentes no dia a dia de suas equipes, as mantendo motivadas, esclarecendo dúvidas, trocando ideias e, assim, mantendo a criatividade e o fluxo de informações contínuos e bem nutridos.

7. Escolher as melhores ferramentas

As ferramentas também contribuem para o engajamento e para a produtividade das equipes, já que otimizam o tempo investido em tarefas que podem ser automatizadas, ou, pelo menos, organizadas sem muito esforço.

Alguns exemplos de ferramentas são os sistemas ERP, CRM, de automação de marketing, de indicadores de desempenho, entre outros. 

Ao escolher as ferramentas e sistemas (como um CRM), é importante assegurar que permitam a atualização de dashboards em tempo real, que mostrem os recursos utilizados ou não, as tarefas cumpridas ou não, entre outros fatores, e que ofereçam um bom atendimento e suporte, além de o treinamento das suas equipes, assim como o Nomus ERP Industrial.

8. Faça a revisão regular dos objetivos

Pré-determine reuniões de revisão dos objetivos traçados com toda a equipe, para saber qual o andamento das metas e se a previsão do alcance dos objetivos globais está em dia.

Aqui, as ferramentas também têm um papel fundamental, principalmente os indicadores de desempenho, pois através deles os resultados poderão ser monitorados e mensurados.

Se necessário, as metas e tarefas devem ser atualizadas para obter os resultados desejados.

E, tanto no caso das metas serem alcançadas quanto de não serem, é preciso que a empresa e seus líderes perpetuem a comunicação clara falada anteriormente, e compartilhem com todos a realidade.

9. Faça análises de performance

Outra condição desse modelo de gestão são as avaliações de desempenho dos colaboradores com reuniões periódicas de feedbacks.

Isso se faz necessário, já que os colaboradores têm um lugar tão participativo no todo da empresa. Portanto, devem ser avaliados para que saibam o que fortalecer em suas habilidades e quais ajustes são precisos.

10. Recompense a equipe

Assim como a equipe precisa se esforçar para alcançar as suas metas, a empresa também precisa mostrar para os colaboradores a sua importância e valor no ambiente de trabalho.

Para isso, deve haver um sistema de recompensas para prezar o engajamento de toda a equipe e motivá-la mais ainda. Conheça sua equipe e as necessidades de cada colaborador para implementar um sistema de recompensas que abrace a todos. Algumas empresas oferecem bônus e comissões por venda, por exemplo.

Esteja bem equipado para a gestão por resultados

Agora você já sabe o que é a gestão por resultados, e quais os benefícios da sua implementação. Se você deseja levar essa gestão para a sua organização, siga os 10 passos mostrados neste artigo, pensando nas particularidades da sua empresa e de seus colaboradores.

Para se aprofundar ainda mais na gestão por resultados, recomendamos:

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