Missão, Visão e Valores da empresa: o que são, como defini-los e exemplos

Atualizado em 5/10/20 - Escrito por Rafael Netto na(s) categoria(s): Processos e Organização

Glossario da gestão industrial - engenharia de produção

Missão, Visão e Valores são conceitos estratégicos que as empresas determinam para orientar de qual forma o negócio será gerido e em qual direção ele irá.

Esses conceitos são fundamentais para caracterizar uma empresa e a sua importância é cada vez maior conforme a empresa vai crescendo.

Quando o negócio ainda é bem pequeno, o dono e sócios ainda tem grande influência na equipe e conseguem transmitir a missão, visão e valores da empresa com facilidade.

Entretanto, conforme o negócio cresce, esses conceitos precisam ser bem definidos e reforçados para garantir que a empresa não perca a sua essência e nem o seu rumo ao longo do tempo.

Sendo assim, preparei esse artigo para você entender o que é e como definir a missão, visão e valores do seu negócio. Confira:

O que são Missão, Visão e Valores?

Como falei anteriormente, esses são conceitos estratégicos que servem para orientar a tomada de decisão e planejamento da empresa como um todo.

Todo empresário ou gestor de um negócio precisa entender bem esses conceitos para aplicá-los no dia a dia da empresa e garantir que ela esteja no rumo certo.

Utilizando a missão, visão e valores os gestores podem então elaborar o planejamento estratégico, detalhando como farão para alcançar os resultados desejados.

Agora vamos entender melhor cada um dos itens.

Missão

Essa é a razão da empresa existir. Sua missão e propósito, ou seja, o porquê da equipe trabalhar todos os dias.

Como definir a missão

Ao definir a missão do seu negócio, você vai perceber que não é algo tão simples de se fazer. Durante o processo de desenvolvimento da missão, o gestor faz uma jornada de aprendizado e autoavaliação.

O conteúdo da missão deve ser bem objetivo e conciso, deixando claro qual é o objetivo do negócio e por que ele existe.

É importante pensar além do dinheiro e imaginar como o seu trabalho vai melhorar a vida do seu cliente e da sociedade.

Exemplo de missão de grandes empresas

Agora vamos a alguns exemplos de missão que grandes empresas utilizam em seus negócios, confira:

  • Avon: ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e autorrealização das mulheres no mundo todo.
  • Coca-cola: refrescar o mundo (em corpo, mente e espírito), inspirar momentos de otimismo (por meio de suas marcas e ações) e criar valor e fazer a diferença (onde estiver e em tudo o que fizer).
  • Samsung: inspirar o mundo com tecnologias inovadoras, produtos e design que melhoram a vida das pessoas e contribuem para a prosperidade social ao criar um novo futuro
  • Nestlé: Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutricional, que contribuam para uma alimentação equilibrada, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira.
  • Fiat: Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.
  • Nomus: Ser o principal parceiro de nossos clientes na busca contínua pela excelência na gestão da sua indústria.

Visão

Essa é a visão de longo prazo da empresa, que deve ser usada como bússola para guiar a empresa para onde ela quer chegar em determinado tempo.

Todo empreendedor ou gestor tem uma visão de futuro do negócio, mas é preciso defini-la de forma clara e formalizá-la.

Como definir a visão

No final do dia a visão é o sonho do gestor e de todos que trabalham na empresa. Ela pode ser definida com ajuda da equipe para garantir que esteja alinhada com os anseios de todos.

Para funcionar bem, a visão também precisa ser inspiradora, objetiva e realizável.

Exemplo de visão de grandes empresas

Agora vamos a alguns exemplos de visão que grandes empresas utilizam em seus negócios, confira:

  • Cacau Show: Ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo
  • Petrobras: A melhor empresa de energia na geração de valor para o acionista, com foco em óleo e gás e com segurança, respeito às pessoas e ao meio ambiente.
  • Weg: Ser referência global em máquinas elétricas, com ampla linha de produtos, provendo soluções eficientes e completas.
  • Vale: Ser a empresa de recursos naturais global número um em criação de valor de longo prazo, com excelência, paixão pelas pessoas e pelo planeta
  • Nomus: Ser reconhecida como a melhor empresa do Brasil no fornecimento de soluções para gestão de indústrias.

Valores

Essa é a forma em que a empresa deseja ser reconhecida no mercado, definindo como ela irá se portar diante a sociedade e o mercado.

Os valores definem desde a conduta da equipe até a qualidade dos produtos oferecidos e devem ser seguidos por todos da empresa.

Como definir os valores

O ideal é que a empresa desenvolva por volta de 6 valores e então aplique-os para que todos da equipe os sigam a risca.

Somente após a equipe realmente adotar esses valores de forma integral, isso será percebido pela sociedade e a empresa será reconhecida da forma na qual deseja.

Entretanto, certifique-se que seus valores estão:

  • Bem definidos e objetivos, para que todos entendam
  • De fácil acesso para todos os colaboradores, sócios e clientes
  • Sendo seguidos por todos os colaboradores e sócios da empresa

Exemplo de valores de grandes empresas

Agora vamos a alguns exemplos de visão que grandes empresas utilizam em seus negócios, confira:

  • Weg: Companhia Humana, Trabalho em Equipe, Eficiência, Flexibilidade, Inovação e Liderança.
    • Companhia Humana
      Valorizamos cada contribuição individual para o nosso sucesso, e motivamos as pessoas através da integridade, ética e apoio constante para o desenvolvimento pessoal.
    • Trabalho em Equipe
      Trabalhando em equipe, reunimos o melhor do conhecimento, inteligência e habilidade para aprimorar constantemente o trabalho e beneficiar nossos clientes.
    • Eficiência
      Todo dia trabalhamos para tornar as coisas melhores. Todos os produtos, processos e desenvolvimentos são guiados pelo aumento na eficiência.
    • Flexibilidade
      Sempre iremos desenvolver novas maneiras eficientes de responder a situações de mudança e atender às necessidades dos clientes.
    • Inovação
      Novas ideias e tecnologias garantem a existência da companhia. É por isso que encorajamos e apoiamos um clima de pensar além do hoje.
    • Liderança
      Ser referência no relacionamento com clientes.
  • Petrobras:
    • Respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente
    • Ética e transparência
    • Orientação ao mercado.
    • Superação e confiança.
    • Resultados
  • Cacaushow:
    • Paixão por realizar
    • Mais com menos
    • Inovação
    • Atenção aos detalhes
  • Nomus:
    • Foco no cliente: Conhecer e ouvir o cliente é a melhor forma de desenvolver soluções que superem suas expectativas.
    • Comprometimento com a melhoria contínua: A excelência só é atingida através da melhoria contínua dos processos.
    • Simplicidade: Cultivamos a facilidade na comunicação e agilidade na decisão, tudo deve ser resolvido da forma mais simples e ágil possível.
    • Persistência: Grandes conquistas não acontecem da noite para o dia, é preciso acreditar e persistir até alcançar o resultado desejado.
    • Transparência: Dificuldades e fraquezas devem ser compartilhadas para que a equipe trabalhe unida na superação dos desafios.
    • Gente faz a diferença: Buscamos sempre pessoas talentosas para a equipe e investimos pesado na capacitação de pessoas.
    • Determinação e força de vontade: Resultados Excepcionais = Determinação e força de vontade + Talento
    • Meritocracia: Motivamos, valorizamos e reconhecemos pessoas talentosas que atingem os resultados.
    • Liderança pelo exemplo pessoal: As palavras convencem mas somente o exemplo é capaz de motivar e unir as pessoas em torno de um objetivo comum.
    • Equipe unida e feliz: Investimos na construção de um ambiente de trabalho com pessoas felizes, motivadas e dispostas a ajudar uns aos outros.
    • Ética e respeito com o próximo: Ética e respeito com colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e a sociedade é condição fundamental para o sucesso.

Acompanhe o blog industrial para aprender mais

Agora que você já sabe colocar em prática a missão, visão e valores de um negócio, aqui estão os próximos passos para turbinar a gestão do seu negócio, confira:

  • Se inscrever no blog Industrial – ao se inscrever em nossa lista você receberá emails toda semana com dicas exclusivas sobre gestão industrial
  • Seguir a Nomus na sua rede social favorita – Facebook e Linkedin – acompanhe a Nomus também na sua rede social favorita e não perca as atualizações do blog.
  • Entrar no canal do Telegram – o telegram do Blog Industrial é um canal direto com os gestores da Nomus onde compartilhamos dicas sobre a boa gestão industrial
  • Demonstração do Nomus ERP Industrial – o sistema desenvolvido pela Nomus exclusivamente para gerenciar indústrias é a melhor opção para quem precisa controlar a produção de uma fábrica.

Nos vemos na próxima!

Planilha para o cálculo do impacto da produtividade no lucro de uma fábrica

Compartilhe esta matéria:


Tags:


Líder Executivo e fundador da Nomus


2 Comentários

  1. João says:

    Quais são a missão, visão e valores da Nomus?

  2. nomusadmin says:

    Olá João, bom dia!

    Ótima pergunta! Já atualizamos o artigo com os exemplos da Nomus.

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: