18 livros de gestão industrial para turbinar sua fábrica

Atualizado em 26/05/20 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Custos e Finanças / Estratégia / Produção

Guia

Recentemente foi celebrado o Dia Internacional do Livro. Podemos afirmar, com certeza, que nosso aprendizado só é possível pela capacidade que os livros tem de documentar dados, fórmulas e fatos importantes para nossa evolução.

Para o artigo de hoje, eu preparei uma lista com 18 livros de gestão industrial que todo gestor, seja ele responsável por um setor de uma grande indústria ou dono de uma pequena indústria, deve ler. Sim, alguns livros importantes acabaram ficando de fora, já que a ideia do artigo é reduzir a alguns livros bem específicos e que possam trazer conhecimento útil não só na área de engenharia de produção, mas gestão, empreendedorismo e negócios. Confira a lista após o vídeo:

Goldratt

Físico responsável pela teoria das restrições. Destacou-se pela capacidade de usar métodos científicos para resolver problemas organizacionais. Dele, destaco 4 livros:

goldratt1

A Meta

Livro onde Goldratt introduz conceitos de contabilidade e produtividade. Nesta obra, fala em Mundo do Ganho, em contrapartida ao Mundo do Custo.  

goldratt2

Necessária sim, mas não suficiente 

Aborda formas nas quais os executivos podem reverter casos em que de investimentos estagnados. Possui ênfase em ERP e cadeias de suprimentos.

goldratt3

A Sindrome do Palheiro, garimpando informação num oceano de dados

Já ouviu a expressão “procurar uma agulha no palheiro”? É exatamente isto que o livro de Goldratt retrata, só que voltado para o ambiente gerencial, a falta da informação exata no meio de um monte de dados, ou, como diz a sequência do título, “garimpando informação num oceano de dados”.

goldratt4

Corrente crítica

Livro que aborda gerenciamento de projetos, voltados para a administração de prazos e atividades, baseado na Teoria das Restrições (TOC).

Taiichi Ohno

Maior responsável pela criação do Toyotismo. Em um artigo que fala sobre livros que todo gestor industrial deveria ler, Taiichi Ohno não pode ficar de fora

taichii1

O Sistema Toyota de Produção – Alem da Produção Em Larga Escala

A leitura deste livro é essencial para qualquer pessoa, independente do cargo, que queira ter sucesso no mundo industrial. Ele trata de temas como evolução do sistema Toyota de produção, desenvolvimento ulterior, genealogia do sistema Toyota de produção, a verdadeira intenção do sistema Ford e como sobreviver durante períodos de crescimento econômico lento.

taichii2

O nascimento do Lean

Nesta obra, relata conversas com os pioneiros do toyotismo, ou o Sistema Toyota de Produção. Nomes como Taiichi Ohno e Eiji Toyoda, entre outros, contam sobre conquistas que alcançaram e as dificuldades enfrentadas.

Vincent Bozzone

Bozzone gerou milhões de dólares em receitas e ganhos para empresas, resultado da sua habilidade de conceber, planejar e implementar soluções para sustentar uma gama de problemas estratégicos e operacionais. Contribuiu em mais de 800 consultorias nas mais variadas indústrias

vincent1

Speed to Market: Lean Manufacturing for Job Shops

Lean Manafacturing é uma maneira efetiva de aumentar as vendas, cortar custos, aumentar as margens e assegurar o futuro do seu negócio. Este livro traz uma abordagem comprovada para pequenos fornecedores que querem diminuir o lead time e aumentar o crescimento rentável.

Endeavor

O Instituto Empreender Endeavor é uma organização que identifica e viabiliza a continuidade sustentada dos negócios de empreendedores de alto potencial de crescimento

endeavor1

Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto

Este livro traz todo o aprendizado do Instituto Endeavor, onde em 5 anos orientou mais de 3000 empreendedores. A obra relata experiências empresariais dos maiores nomes do empreendedorismo brasileiro, como Abilio Diniz, Emílio Odebrecht, Fabio Barbosa, Jorge Gerdau, Marcel Telles, entre os 51 escolhidos para contar seus casos, exemplificados de forma prática .A partir das histórias deles, é mostrado como analisar, adaptar e reproduzir soluções bem sucedidas.

endeavor2

Vai que dá

Este exemplar foi escrito a partir de 10 empreendimentos  relatados pelos próprios fundadores.

Confira a segunda parte após o vídeo:

Vicente Falconi

Consultor de Gestão e escritor brasileiro na área de Gestão Empresarial. Reconhecido pela American Society for Quality(Sociedade americana para a qualidade) como “Uma das 21 vozes do século 21”

falconi1

O verdadeiro poder

Este livro relata, por meio de cases e exemplos em que Vicente Falconi esteve diretamente envolvido, todas as questões importantes para que uma empresa ou projeto possa se desenvolver e crescer de uma maneira saudável, mostrando os resultados alcançados

falconi2

Gerenciamento da rotina do dia a dia

Se você procura um livro que é voltado a qualquer tipo de empresa, é este. É um guia que mostra como aplicar métodos para tornar sua empresa estável e confiável, independente  do tamanho, através da gestão de suas funções.

falconi3

TQC – Controle da Qualidade Total no estilo japonês

Obra que trata da atual fase do TQC, apontando pontos nos quais as empresas brasileiras são deficientes, escrito e orientado pelo Sr. Ichiro Miyauchi, da União Japonesa de Cientistas e Engenheiros (JUSE)

Gary Cokins

Especialista, autor e palestrante em otimização da performance de sistemas e gerenciamento de custos avançados

9781118175569_cover.indd

Predictive Business Analytics: Forward Looking Capabilities to Improve Business Performance

Esta obra trabalha análises de negócios preditivos, como ele pode ajudar a redefinir a maneira como a sua operação opera, e vários dos equívocos que impedem a adoção do novo gerenciamento da capacidade

gary2

Strategic Business Management: From Planning to Performance

Planejamento, elaboração de orçamentos e avaliação de operações estão diretamente ligadas à performance futura, alimentando os gestores com informações chaves para levar a sua companhia ao sucesso. Este livro usa de gráficos detalhados e diagramas para te levar a um entendimento para exercer a liderança estratégica na sua organização.

gary3

Activity-Based Cost Management: Making It Work

Cokins ilustra a efetividade da gestão de custos baseada em atividades para aqueles que não estão familiarizados com as aplicações financeiras. As terminologias são um ponto forte deste livro e deveria ser uma leitura obrigatória para empresas que precisam fortalecer o compromisso com ABC/ABM.

Guia

W. Chan Kim

É o professor de estratégia e gestão internacional da cadeira “Boston Consulting Group Bruce D. Henderson” do INSEAD.

chan

A Estratégia do Oceano Azul – Como Criar Novos Mercados e Tornar A Concorrência Irrelevante

A ideia é apresentar uma nova maneira de pensar sobre estratégia, separando da concorrência e criando novos espaços. Para criar esta estratégia, foram estudados 150 empreendimentos que deram certo e errado em 30 indústrias diferentes.

Peter Drucker

Foi professor, escritor e consultor administrativo. Nascido na Áustria, é considerado o pai da administração moderna, sendo o mais reconhecido dos pensadores do fenômeno dos efeitos da globalização na economia em geral.

drucker1

Drucker Em 33 Lições: As Melhores Aulas do Homem Que Inventou a Administração

Esta é a reunião dos 33 encontros mais importantes de Drucker, entre palestras e aulas, fundamentados em lições da sociologia, cultura, política, economia, religião, psicologia e literatura

drucker2

O Melhor de Peter Drucker

Obra que foca na dignidade e a adequada função dos indivíduos em uma sociedade livre e responsável, trabalhando Peter como Homem, já que em os dois outros livros da série falam sobre a sociedade e administração.

Colocando seu novo conhecimento em prática

Com todo o conhecimento fornecido pelos livros de gestão industrial que listei e os demais que considerar importantes durante sua carreira, você saberá o caminho a seguir para alcançar o sucesso na gestão da sua indústria.

O próximo passo é colocar o conhecimento em prática. Por isso, gostaria de fazer mais uma indicação para você. Gravei um vídeo demonstrando, na prática, o sistema de gestão Nomus PCP, que foi projetado por engenheiros justamente para atender as dores da gestão industrial. Para assistir, basta clicar no link abaixo:


Compartilhe esta matéria:


Tags:


Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ e especialista em implantação de sistemas de gestão Industrial na Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal-mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.


Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: