Como motivar e conquistar a parceria dos colaboradores de uma fábrica

Atualizado em 30/01/20 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Avaliação de desempenho / Capacitação de pessoas / Estratégia / Recursos Humanos

Guia

A gestão de pessoas é um dos pilares da gestão industrial e deve ser levada tão a sério quanto a gestão de máquinas e processos. Apesar de ser um tema complexo e vasto, irei resumir algumas dicas para motivar os colaboradores de uma indústria e como sua fábrica pode se beneficiar disso, já que, conforme o engenheiro Thiago Leão mencionou no artigo 6 dicas para implantar o apontamento no chão de fábrica, o desempenho dos colaboradores é crucial para o sucesso da operação.

Além de definir a cultura organizacional para elevar sua indústria para um outro patamar, você enquanto gestor precisa ir mais a fundo para conseguir o desempenho exemplar de seus colaboradores:

  • você precisa pensar em estratégias que vão além de apenas definir metas e que motivem sua equipe a alcançar os objetivos desejados.
  • você precisa fazer seus colaboradores cooperarem uns com os outros, enquanto se mantem focados em suas tarefas, para que assim alcancem o objetivo da empresa.

Conceitos da boa gestão de pessoas

Para alcançar o sucesso, sua gestão de pessoas deve seguir seguintes conceitos:

  • Indústria como organização: Uma organização é formada por pessoas que devem alcançar objetivos que não seriam possíveis de serem alcançados sozinhos. A cooperação é essencial para a existência e o sucesso da organização. Sendo assim, o gestor e sua equipe precisam entender e trabalhar de forma que uma indústria não pode ser levada por apenas uma pessoa, mas sim diversas pessoas trabalhando em sinergia com suas habilidades e cargos específicos, formando uma organização de sucesso.
  • Cargos definidos: Um colaborador precisa entender qual o seu papel dentro de uma organização (indústria), por isso, é importante definir cargos que irão compor o seu time. Esses cargos não devem ser pensados de acordo com a pessoa que o ocupa, mas sim suas tarefas e responsabilidades, definindo o que esse cargo deve realizar e quais são suas atribuições.
  • Salários justos: Use normas e procedimentos para criar estruturas de salários justos e compatíveis com o mercado na sua indústria. Cada colaborador e cargo tem o seu valor e por isso o salário deve ser baseado na sua responsabilidade e performance.
dashboard01
Gráficos de desempenho no sistema Nomus Dashboard

Transforme seus colaboradores em parceiros da sua indústria

Pensando no colaborador como uma peça-chave da sua indústria, o objetivo deve ser mantê-lo motivado para que assim possa dar o melhor de si e consequentemente criar um ambiente colaborativo e de alto desempenho.

Cabe ao gestor motivar o funcionário e fazê-lo sentir-se parte da indústria e responsável pelo sucesso da mesma. Uma indústria de sucesso é composta por pessoas motivadas e vitoriosas, por isso a importância de fazer com que todos se sintam parte de um time que irá conquistar e compartilhar as vitórias.

Para ajudá-lo a alcançar este objetivo, separei 10 dicas para motivar a equipe de funcionários de uma fábrica. Confira:

Retenha os talentos da sua indústria

Faça um esforço para manter na sua equipe os colaboradores que mais se destacarem e estiverem mais habituados com sua indústria. O custo de treinamento e reposição de um novo funcionário, que provavelmente não terá o mesmo desempenho, é mais alto do que conceder benefícios aos seus colaboradores mais talentosos.

Pratique a meritocracia e ofereça recompensa para os mais produtivos

A meritocracia é uma ótima forma de motivação, por isso, utilize um sistema de gestão, como o Nomus PCP, que é capaz de medir a produtividade dos seus colaboradores e então recompense os que obtiverem o melhor resultado. Uma dica interessante é envolver a família do colaborador, como por exemplo, premiando-o com uma viagem em família. Desta forma, ele receberá o reconhecimento também dentro de casa e ficará ainda mais motivado.

Crie metas atingíveis

Mesmo que você deseje dobrar de tamanho em um curto espaço de tempo, é preciso criar metas atingíveis para seus colaboradores. Caso as metas sejam altas demais, terão o mesmo efeito de não ter nenhuma meta, já que seus colaboradores provavelmente irão desistir e acabarão desmotivados.

Distribua comissões compartilhadas

Para as comissões da sua equipe de vendas e comercial, prefira um sistema de remuneração que considere as vendas totais da indústria. Como por exemplo, cada vendedor ganhar um pouco de comissão em relação a venda de outro, mesmo que em uma quantidade reduzida. Dessa forma, você irá criar um ambiente de cooperação sadio e evitará desgaste entre seus colaboradores.

Mantenha sua equipe com uma boa taxa de ocupação

Evite expandir o tamanho da sua equipe caso não tenha certeza absoluta da necessidade do novo colaborador. Na equipe de vendas, a atenção deve ser ainda maior, contrate apenas se tiver certeza de aumento de vendas, já que se não houver, irá desmotivar seus atuais vendedores que irão “perder” vendas para o novo colaborador.

Tenha uma politica salarial transparente

Mantenha sua politica salarial transparente e atualizada. Novas leis e decretos devem ser explicados e compreendidos pelos seus colaboradores, já que a ignorância sobre este assunto pode gerar boatos e insatisfação.

Antecipe o aumento salarial anual

Ao invés de esperar as leis imporem aumentos com base no dissídio, procure aumentar o salário da sua equipe gradativamente de acordo com o desempenho da indústria. Dessa forma seus colaboradores se sentirão mais motivados e farão uma associação dos seus ganhos com o desempenho da indústria.

Evite muita burocracia

Mantenha sua organização de cargos e chefias de forma simples e não muito burocrática. Use o mínimo de manuais de procedimento e opte mais por atitudes práticas.

Comunique as novidades

Mantenha uma comunicação aberta com seus colaboradores e informe admissões e demissões e quais suas causas. Dessa forma você aproxima seus colaboradores da gestão da empresa e evita boatos e insatisfação.

Divulgue um calendário anual

Todo começo de ano divulgue um calendário anual informando escalas de férias, datas importantes de inventários, escalas, folgas, confraternizações, feriados e pagamentos de 13º salário e outros prêmios.

Comece hoje mesmo a medir e aumentar a produtividade da sua equipe

Espero que estas dicas possam ajudá-lo a motivar sua equipe e assim aumentar seu desempenho e consequentemente o resultado da sua fábrica. Entretanto, para saber se sua fábrica realmente aumentou a produtividade, primeiro é preciso conseguir medir o estágio atual de desempenho.

Para isso, convido você a assistir uma breve apresentação do sistema Nomus PCP que começa demonstrando o módulo Nomus Dashboard, que é uma poderosa ferramenta para medir o desempenho de máquinas, colaboradores e processos.

Software ERP Para controle da producao

Compartilhe esta matéria:


Tags:


Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ e especialista em implantação de sistemas de gestão Industrial na Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal-mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.