Como planejar a abertura de uma empresa em 10 passos


Atualizado em 20/06/23 - Escrito por Beatriz Goulart na(s) categoria(s): Processos e Organização

Software ERP para controle financeiro

O planejamento para a abertura de uma empresa deve ser muito meticuloso, para evitar erros e falhas na base da sua arquitetura.

Para ter mais chances de sucesso, você deve escolher um nicho de mercado com o qual tenha afinidade, pois ao trabalhar com o que gosta, você se sentirá mais motivado a investir energia no negócio e terá melhores ideias, se mantendo antenado nas novidades do mercado.

Outra forma de escolher em qual “fatia” do mercado você deve iniciar a abertura de uma empresa é avaliar com qual tipo de público você tem maior afinidade para trabalhar. Afinal, a sua empresa só terá sucesso se conseguir manter uma boa relação com seus clientes.

Além disso, organização é algo primordial no funcionamento de um negócio. Por isso, não deixe pagamentos para a última hora, antecipe cada ação da sua empresa e tenha em mente que, para uma empresa crescer, é preciso separar as finanças pessoais das despesas do seu negócio e ter um bom controle financeiro.

Neste artigo irei mostrar algumas dicas práticas para facilitar o seu processo de abertura de uma empresa, vamos lá:

abertura de uma empresa

1. Estude o mercado 

É preciso que você entenda a realidade do mercado em que está entrando, para saber como agir e no que vale a pena investir.

Esse estudo é muito importante também para compreender quem é o público-alvo geral deste nicho e para avaliar a concorrência. A partir disso você entenderá melhor os diferenciais das empresas já presentes no mercado, e terá mais dados para definir o seu diferencial competitivo… Porque a sua empresa é melhor do que as outras? O que no seu negócio fideliza os clientes?

O cálculo do investimento inicial no seu negócio será outro fator influenciado pelos dados coletados neste estudo… De quanto você precisa para abrir as portas e manter o negócio funcionando enquanto se torna conhecido?

Dica: Busque cursos e mentorias para entender melhor a gestão das finanças do seu negócio, e, assim, evitar desperdícios de recursos e prejuízos.

Esse estudo de mercado, alinhado à missão, visão e valores, será muito útil para a delimitação de objetivos e tarefas mais específicas, tanto para o líder quanto para seus colaboradores. 

Como também na análise de fornecedores, que deve ser feita antes mesmo da abertura do negócio, para que você tenha uma visão prévia de preços, pesquisar a qualidade das matérias-primas, analisar feedbacks sobre as empresas fornecedoras etc.

2. Monte um canvas de negócios

O canvas, ou business model canvas, é uma ferramenta, de fácil entendimento e visualização, que auxilia na criação de um modelo de negócio.

Ele reúne perguntas fundamentais para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio.

Através dessa ferramenta você pode determinar e analisar desde a proposta de valor até os custos gerados pelo negócio.

O preenchimento do canvas deve sempre começar pela Proposta de Valor, seguida do Segmento de Clientes. O restante da ordem não é obrigatório, mas o indicado é:

  • Canais;
  • Relacionamento com Clientes;
  • Fontes de Receita;
  • Recursos Principais;
  • Atividades Principais;
  • Parcerias Principais;
  • Estrutura de Custos.

3. Defina missão, visão e valores

A definição desses 3 conceitos é essencial para a existência e bom funcionamento de uma cultura organizacional dentro da empresa, orientando o comportamento e desígnio de tarefas de líderes, gestores e colaboradores.

Através deles os líderes podem avaliar os candidatos a colaboradores, analisando se suas metas e objetivos são compatíveis com o propósito da empresa e se compartilham dos mesmos valores. 

Isso reduz a taxa de turnover, pois, conforme a equipe vai crescendo, ela se mantém unida, motivada e produtiva.

Além disso, servem como um guia para a estruturação de um planejamento estratégico para a abertura de uma empresa, com a definição de metas.

Cada um desses 3 conceitos representa:

  • Missão: o propósito da empresa (Porque a empresa existe?);
  • Visão: onde quer chegar a curto, médio e longo prazo (Quais são seus objetivos?);
  • Valores: os princípios que regem o funcionamento da empresa (No que acredita?).

Veja como definir sua missão, visão e valores no artigo: Missão, Visão e Valores da empresa: o que são, como defini-los e exemplos

4. Faça uma pesquisa para delimitar o público-alvo

Quem você pretende atingir com seu produto ou serviço?

Para delimitar seu público-alvo, é necessário abordar diferentes fatores: faixa etária, localização, dores, necessidades, escolaridade, hábitos de consumo, hobbies etc.

A empatia é uma característica fundamental nessa etapa. Coloque-se no lugar do seu público e procure entender profundamente todos esses fatores, para entender como o seu produto pode ajudá-lo.

Com essa definição, você terá, também, uma estimativa da jornada de compra ao longo do funil de vendas, facilitando a organização de estratégias em cada etapa desse funil.

5. Defina a sua persona

Após definir o público-alvo, você deve também definir uma persona para representar o seu cliente ideal.

Monte um quadro pensando nas dores e necessidades deste cliente ideal:

  • Buying Persona: Dados básicos (nome, idade, gênero, escolaridade, ocupação, estado civil);
  • Objetivos: Onde deseja chegar com seu negócio;
  • Processo de Compra: Como a persona toma consciência do seu produto;
  • Pensamento de Compra: Fatores externos que influenciam a persona a comprar seu produto;
  • Motivos para Comprar: Necessidades internas da persona que a levam a comprar seu produto;
  • Iniciativas: Ações tomadas pela persona para atingir seus objetivos;
  • Frequência: Com que frequência pode investir no seu produto (mensal, trimestral ou semestralmente?);
  • Canais: Em quais redes a persona está presente;
  • Influenciadores, Stakeholders e Time de Compra: Quem está direta ou indiretamente ligado ao processo de compra da persona;
  • Conteúdo e Informações: Por onde se mantém atualizado sobre notícias e obtém novos insights e conhecimentos.

6. Defina o nome e slogan da empresa

O nome e o slogan da sua empresa são partes muito importantes para a construção da sua identidade.

Por isso eles devem ser originais e marcantes, porém, ao mesmo tempo, devem ser fáceis de serem falados e compreendidos. Eles podem refletir o propósito do negócio ou remeterem ao produto ou serviço a ser vendido, por exemplo.

7. Defina a SWOT

SWOT é uma sigla inglesa para Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats, ou, em português, FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).

Na análise SWOT, forças e fraquezas você deve analisar pontos internos da empresa, ou seja, o que sua empresa faz/vende que fortalece o seu negócio; ou o que ela deixa de fazer/vende que a enfraquece.

Já nas oportunidades e ameaças, é preciso olhar para o mercado, o que as empresas concorrentes não estão alcançando, mas você pode aproveitar e incorporar ao seu negócio como oportunidade de crescimento… Quais tendências estão em alta; ou quais estratégias de mercado usadas pela concorrência ameaçam o sucesso do seu negócio.

A partir da definição desses pontos será possível avaliar estrategicamente as próximas decisões a serem tomadas.

8. Defina as áreas da empresa e hierarquia

É importante ter essa definição desde o início do negócio para que seja estabelecido um fluxo de informações e comandos coerente.

Mesmo que seja uma empresa pequena, defina todas as áreas existentes na empresa e quem será o responsável por cada uma. 

Além disso, determine quais áreas, serviços e cargos serão terceirizados, caso haja algum.

Veja também: Competências e habilidades de gestor: as 10 principais que você precisa desenvolver

9. Estabeleça metas e estratégias

Unindo todas as etapas anteriores, você poderá determinar as estratégias a serem seguidas, como as de vendas e de marketing, por exemplo, e incorporar e explorar o seu diferencial competitivo em cada uma delas.

Lembre-se sempre de fazer uma análise frequente da concorrência e como você pode competir com suas ações, para se manter em destaque no mercado e atrair novos clientes.

Além disso, é importante estabelecer metas administrativas, de vendas, de marketing etc., como também indicadores de desempenho para medir o resultado dessas metas e avaliar o que está dando certo ou não.

10. Escolha ferramentas que auxiliem a gestão da empresa

Ferramentas de gestão são sempre bem-vindas na organização e manutenção de uma empresa, seja ela nova ou já existente no mercado. Isso porque auxiliam a otimizar processos e a identificar gargalos, agilizando a produção e as vendas da empresa.

Alguns exemplos de ferramentas que podem ser muito úteis na administração de uma empresa iniciante, são CRMs (Gestão de Relacionamento com Cliente), processadores de pagamento, sistemas de gestão integradas – como o Nomus ERP Industrial, que é focado em indústrias, softwares de hospedagem de sites etc.

Bônus: Tenha uma reserva para emergências

Um negócio pode ter tanto períodos de alta quanto de baixa nas vendas.

Por isso, tenha sempre uma reserva de caixa, para que nos períodos de baixa, você possa manter a saúde da sua empresa. 

Guarde uma renda suficiente para se manter funcionando, e poder arcar com as despesas fixas, como salários, luz, gás etc., sem a necessidade de reduzir pessoal, e nem correr o risco de fechar. 

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Um comentário

  1. Dionatan disse:

    Excelente artigo 👏👏👏.

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