Competências e habilidades de gestor: as 11 principais que você precisa desenvolver


Atualizado em 11/06/24 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Liderança / Recursos Humanos

Liderança na indústria

As competências e habilidades de gestor são um conjunto de características que todo profissional deve buscar desenvolver para performar melhor o seu trabalho.

Em um cenário onde as empresas estão melhorando a gestão cada vez mais para se manterem competitivas, é fundamental que seus gestores consigam tomar decisões acertadas e ainda sejam capazes de orientar a equipe da melhor forma.

Pensando nisso, montamos essa lista para que você possa:

  • Entender quais são as competências e habilidades de gestor que realmente importam;
  • Como se desenvolver melhor nessas áreas;
  • Qual a importância de cada uma delas.

Com isso você poderá:

  • Se tornar um gestor melhor e mais focado em resultados;
  • Alcançar metas com maior facilidade;
  • Continuar evoluindo para fazer uma diferença cada vez maior para a sociedade.

Então para conhecer as habilidades de gestor mais importantes para o seu sucesso, confira a lista:

Principais competências de um gestor

Antes de começar a lista de fato, é importante ressaltar que todas essas habilidades de gestor podem ser desenvolvidas com o interesse do profissional. Além disso, muitas delas podem ser facilitadas através do uso das ferramentas certas (falamos um pouco mais sobre isso após a lista).

Sem mais delongas, aqui estão as competências fundamentais para gestores:

1. Capacidade de analisar e tomar decisões

A capacidade analítica é muito valiosa para gestores. Afinal, esse profissional precisa lidar com dados, acontecimentos, relatórios e outros tipos de informação diariamente. A partir dessas informações, é preciso tomar decisões a fim de direcionar a empresa na direção em que acredita ser a correta.

As dicas aqui são:

  • Aprender a analisar dados e informações de forma assertiva e organizada;
  • Possuir ferramentas de gestão que forneçam dados confiáveis para reduzir as chances de erros na tomada de decisão;
  • Avaliar as consequências diretas e indiretas das decisões;
  • Ter visão de longo prazo para entender se as ações que está pensando agora realmente são importantes;
  • Com dados confiáveis e direcionamento certo, perder o medo de tomar decisões importantes.

2. Proatividade e habilidades técnicas na área de atuação

Como o gestor normalmente é o líder da sua área, dificilmente haverá alguém todo dia apresentando novas tarefas e rotinas. Portanto, outra habilidade de gestor importante é ter proatividade e iniciativa para identificar oportunidades e agir para colocá-las em prática, seja executando a tarefa ou delegando para alguém da equipe.

Além disso, é muito importante que o gestor entenda o trabalho realizado pelos seus gerenciados, afinal, ele precisará definir metas, equipes, projetos etc. Fazer isso sem conhecimento na área será quase impossível.

3. Determinação e Resiliência

Para tomar decisões difíceis e enfrentar períodos de crise, um bom gestor deve ter determinação em suas ações e resiliência para manter o foco e a dedicação necessária para superar as dificuldades.

Muitas ações requerem tempo para que os resultados apareçam, então se o gestor desanimar e/ou desistir antes desse tempo de desenvolvimento, pode comprometer todo o resultado da empresa.

Além disso, o gestor é, na maioria das vezes, referência para o restante da equipe. Sendo assim, se ele(a) aparentar desânimo, isso pode contagiar negativamente o restante da empresa.

Veja também: As ferramentas de produção mais importantes para a gestão de uma indústria

4. Saber trabalhar em equipe e delegar tarefas

Nem mesmo o gestor deve trabalhar sozinho na empresa. O trabalho em equipe é fundamental para utilizar ao máximo os pontos fortes dos integrantes da equipe. Então o bom gestor deve conseguir trabalhar junto com outras pessoas para atingir seus objetivos.

Falando em outras pessoas, saber delegar tarefas é outro ponto fundamental na gestão. Vejo muitas pessoas que acreditam que “se quer bem feito, faça você mesmo”, esse tipo de pensamento é muito prejudicial no mundo corporativo. Afinal, se seguirmos ele, o gestor não terá tempo de gerenciar o negócio e acabará preso em atividades técnicas.

Ao invés disso, o gestor deve conseguir delegar as tarefas, treinar e empoderar sua equipe para escalar o negócio e alcançar resultados cada vez melhores.

5. Ser empático

Para ser um gestor que tenha vínculos com sua equipe e mais chances de guiá-la para o sucesso, é preciso ser uma pessoa empática.

É extremamente importante que o gestor se preocupe em resolver ou, ao menos, aliviar as dores dos seus colaboradores no ambiente de trabalho. Trata-se de criar uma relação de respeito e se colocar no lugar de líder, e não apenas chefe.

Essa característica se destacou muito no período da pandemia, em que o ambiente de trabalho e pessoal se uniram em apenas um, fazendo com que as pessoas dependessem de uma atitude de mais flexibilidade das empresas, como em questão de horários, folgas etc.

E, ao contrário do que alguns pudessem pensar, essa flexibilidade, no geral, não impactou negativamente a produtividade dos membros das empresas, fez com que se identificassem mais com estas, melhorando seus resultados.

6. Possuir uma comunicação clara e efetiva

Como um gestor precisa trabalhar diretamente com pessoas, uma das competências importantes para esse profissional é a boa comunicação. Ou seja, ele precisa passar suas ideias e orientações de forma clara e objetiva, tanto em conversas, como em relatórios e até emails.

Com uma boa comunicação é possível:

  • Delegar tarefas sem mal-entendidos;
  • Dar feedbacks precisos e bem direcionados;
  • Negociar com colaboradores, clientes e fornecedores;
  • Mediar conflitos de forma eficaz.

7. Possuir equilíbrio emocional

Agora uma habilidade de gestor que precisa ser desenvolvida para garantir os sucessos das demais é o equilíbrio emocional. Como gestor, você precisa ser uma pessoa equilibrada e focada nos resultados da empresa e definitivamente não pode acabar descontando seus problemas na sua equipe.

Caso você tenha dificuldade para manter a sua mente equilibrada e centrada nos objetivos da empresa, sem se deixar abalar por pressões e problemas, recomendo que busque alternativas como uma terapia com um psicólogo. No Brasil ainda há um certo preconceito em relação a se consultar com um psicólogo, como se fosse algo negativo, mas a verdade é que esses profissionais podem ajudar (e muito) a sua saúde mental e assim colocar você em outro patamar.

8. Motivar

Essa dica vale tanto para a motivação do gestor para com seus colaboradores quanto para o estímulo da sua própria motivação.

O comportamento do gestor é o exemplo no qual os colaboradores se espelham, já que ele detém os dados a respeito das metas gerais e do desempenho da equipe em relação ao objetivo global da empresa.

Por isso, é importante que o gestor mantenha uma postura positiva, confiante e motivada estimulando o mesmo comportamento nos colaboradores, pois mesmo que as metas não estejam tão próximas de serem cumpridas, é preciso ter paciência, pois existe um tempo de espera entre as ações tomadas pelo gestor, e pela equipe, e o retorno dos resultados. E, além disso, cair em uma onda de desânimo e desmotivação apenas piora a situação.

É necessário manter a calma e analisar o planejamento, avaliando quais são os melhores passos a serem seguidos para tentar alcançar a meta de modo satisfatório.

9. Mediar e resolver conflitos

Conflitos com certeza irão aparecer no dia-a-dia do gestor e da sua equipe. Portanto, é uma competência do gestor saber mediar esses conflitos de forma amigável e produtiva.

Busque desenvolver a sua habilidade de mediar esses pontos de divergência usando seu equilíbrio emocional e boa comunicação. Lembre-se de focar no que seja melhor para a empresa de acordo com seus planos.

Veja também: Gestão de conflitos nas empresas: o que é e como colocar em prática

10. Interesse em aprender e se desenvolver

Por fim está o interesse em aprender e se desenvolver. Se você chegou até aqui, é sinal que possui essa habilidade de gestor, afinal, está estudando para aprender mais. É justamente esse o foco deste tópico.

Em um mundo em que as coisas mudam cada vez mais rápido, é fundamental que o gestor tenha interesse em se atualizar constantemente, para melhorar cada vez mais e não ficar de fora das novidades.

A boa notícia é que o acesso à informação nunca foi tão facilitado na história da humanidade. Sendo assim, é possível se manter em constante evolução sem sair de casa e sem gastar muito.

Veja também: 18 livros de gestão industrial para turbinar sua fábrica

11. Ser proativo na implantação de novas tecnologias

Muito se fala sobre adaptação a novas tecnologias, mas isso é uma competência de liderado, não de líder. O gestor deve ir além: buscar conhecer inovações que trarão mais resultados para a empresa. Por exemplo, os ERPs, que são sistemas de otimização e automação de processos.

Ainda que seja uma tecnologia altamente validada e em avanço, não são todos os gestores que já entenderam sua importância. As grandes indústrias já utilizam sistemas ERP, mas as pequenas e médias ainda estão descobrindo.

ERPs, os sistemas integrados, já se provaram revolucionar a gestão de uma empresa. As opções especializadas em indústrias, então, trazem altos resultados. Eles conectam todas as áreas da fábrica (finanças, RH, produção, expedição, qualidade, vendas etc), trazem controle de todos os dados em painéis de fácil visualização e permitem operar muito mais rápido.

Você pode entender melhor como funciona um ERP Industrial com a demonstração gratuita oferecida pela Nomus.

Veja agora como a tecnologia realmente impactar a produção de uma fábrica:

Outros materiais que podem te ajudar com as habilidades de gestor

Além dessas competências e habilidades de gestor, existem materiais que podem auxiliar a sua busca de melhoria na hora de gerenciar uma fábrica. Para isso, separei alguns que valem a pena serem baixados e estudados. Vamos lá:

eBook Líder industrial

Este é um compilado com os melhores textos publicados aqui no Blog sobre liderança em uma indústria. O material contém dicas práticas para ser um líder melhor.

Baixar material

eBook Líder de alta definição

A Nomus em parceria com o Instituto Brasileiro de Liderança e o Líder HD montou um ebook repleto de dicas práticas, escritas pelo Michael Oliveira, sobre liderança de alta qualidade.

Michael Oliveira é Líder HD e Presidente do IBL –  Instituto Brasileiro de Liderança. Trabalha há mais de 20 anos com liderança de equipes e em cargos estratégicos em empresas de grande porte no Brasil.

Baixar material

Ferramentas práticas e gratuitas

lançar um manual completo com o passo a passo para você implementar as melhores ferramentas de gestão na sua indústria.

Nele você vai aprender como funciona e como aplicar as seguintes ferramentas de gestão:

  • Análise SWOT
  • Ciclo PDCA
  • Mapa mental
  • 5W2H
  • Gráfico de Gantt
  • DMAIC
  • Diagrama de Ishikawa
  • Programa 5S
  • Sistema ERP

Baixar material

Sistema para gestão de indústrias

Tomar decisões assertivas sem dados confiáveis é quase impossível. Um bom gestor precisa de ferramentas que entreguem um controle práticos e relatórios poderosos.

Com o Nomus ERP Industrial é possível:

  • Ter uma gestão integrada da empresa;
  • Melhorar a comunicação entre as diferentes equipes;
  • Gerenciar vendas e faturamento;
  • Controlar seu financeiro;
  • Organizar suas compras e estoque;
  • Otimizar sua produção;
  • Controlar seus custos de produção;
  • Controlar total da qualidade;
  • E muito mais.

Acessar site do sistema

Acompanhe o Blog Industrial para mais dicas

Agora que você já sabe quais são as habilidades de gestor importantes para uma fábrica, recomendo que acompanhe o blog industrial para receber outras dicas como essa.

Você pode se inscrever gratuitamente na lista de email do blog, acompanhar nossas redes sociais, participar do canal do Telegram e também acompanhar os nossos vídeos através do Youtube.

Acesse os links e acompanhe você também:

Até a próxima!

Liderança na indústria

3 Comentários

  1. EDGAR DALL` AGNOL JUNIOR disse:

    BOA TARDE , TUDO OK !!!!!! TEMOS RECEBIDO ASSUNTOS REFERENTES A INDÚSTRIA E SUAS VARIÁVEIS , DESDE ENTÃO TENHO OBSERVADO PONTOS RELEVANTES , SENDO ASSIM TERÍAMOS ASSUNTOS VOLTADOS AO RECURSOS HUMANOS , DESDE AGRADECEMOS PELA SUA DISPONIBILIDDADE , UM FORTE ABRAÇO , JR. DALL` AGNOL.

  2. Liro Muginga disse:

    Conteúdo rico e agradeço por que aprendi o bastante.

  3. Celestino Kosi João disse:

    Gostei muito do conteúdo, de fato pude aprender muito sobre as ”’competências de um gestor” espero que o publicador deste conteúdo continue avançando…. grato..🙏🙏

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: