4 hábitos importantes dos líderes de indústrias de sucesso

Atualizado em 9/11/18 - Escrito por Thiago Leão com colaboração de Karina Gomes na(s) categoria(s): Avaliação de desempenho / Capacitação de pessoas / Recursos Humanos / Seleção de pessoas

lider-de-sucesso

Durante os anos de convivência com diversos líderes de indústrias clientes da Nomus e outras empresas, percebi a importância da liderança para o sucesso de uma organização. Por esse motivo, a partir de minha experiência e aspectos encontrados em bibliografias, decidi escrever esse artigo para mostrar as atitudes de um líder que podem alavancar a sua fábrica, ou prejudicar a mesma caso não sejam implementadas ou deixadas de lado.

O que é liderança?

Liderança é a aptidão para conduzir um grupo de pessoas, gerando uma equipe que produz bons resultados. O líder deve saber motivar positivamente as mentalidades e ações do grupo de liderados para que o mesmo sinta vontade de colaborar positivamente no alcance dos objetivos da indústria.

Tipos de liderança

  • Liderança Autocrática: O líder não consulta a opinião da equipe. Apenas estabelece sua decisão de forma autoritária.
  • Liderança Democrática: Antes de tomar suas decisões, o líder consulta a opinião do grupo e debate as ideias dadas por todos. Além disso, ele orienta as atividades, oferecendo suporte aos colaboradores.
  • Liderança Liberal: Existe liberdade e extrema confiança na equipe, por isso a atuação do líder é restrita, pois o mesmo concede decisões a determinados colaboradores.

A importância do tema

Tratar desse assunto é fundamental nas indústrias, pois o sucesso ou o fracasso das mesmas, bem como o alcance ou não das metas impostas, se devem em grande parte à condução da empresa.

É importante ressaltar que um bom líder leva as empresas, juntamente com os colaboradores, ao triunfo com atributos como humildade, disciplina, equilíbrio, gentileza e comprometimento.

Portanto, listei nesse artigo os 6 hábitos que o líder deve ter para alavancar uma empresa e ganhar a confiança de todos os colaboradores. Confira:

1. Estabelecer e transmitir valores

A indústria precisa estabelecer o seu principal valor, o qual vai reger todas as atividades, decisões, bem como o relacionamento da equipe. Leia mais sobre isso no artigo que escrevi no portal da Endeavor “Cultura organizacional: eleve sua indústria para outro patamar”

As atitudes do líder devem refletir as convicções da indústria, para que a equipe se inspire no exemplo e tome como seus os princípios da organização.

Um dos principais motivos de uma boa produtividade e dedicação à empresa por parte dos colaboradores é a identificação com as crenças da mesma. Todas as pessoas buscam estar em um ambiente que reflita os seus ideais de vida. Por isso, esse hábito de estabelecimento e transmissão dos valores da indústria é essencial para uma excelente gestão.

2. Saber ouvir

O líder de sucesso precisa saber ouvir os seus colaboradores. Sem esse hábito, é impossível realizar uma boa gestão e alavancar a indústria em um cenário com a concorrência cada vez maior.

É necessário que o líder consiga captar o que as pessoas desejam, quais são suas dificuldades e até mesmo quais são suas sugestões de melhoria para a indústria. Muitos não conseguem exercer essa função com êxito por não terem paciência de ouvir a equipe e com isso produzir melhorias no funcionamento da fábrica.

Essa capacidade de escutar seus colaboradores estabelece uma relação de proximidade e confiança, o que faz com que o líder passe uma imagem de uma pessoa acessível, que está disposta a buscar soluções conjuntas para o bom resultado da indústria.

3. Ter a capacidade de observar

Essa é uma capacidade que o líder deve ter tanto internamente com seus liderados quanto com uma visão do mercado e da concorrência. Em relação a esta última, é preciso estar sempre atento aos erros e acertos e traçar formas de absorver os pontos fortes, buscando uma evolução a partir dessa captação. Já na observação da equipe, Ram Charan, autor do livro “Líder criador de líderes”, deve-se ter em mente dois talentos importantes. São eles:

  • Talento Social: Capacidade de selecionar as pessoas corretas e impulsionar o trabalho em equipe. Os líderes que possuem essa habilidade conseguem administrar da melhor forma a sua rede de contatos, recebendo o melhor de seus liderados por oferecer retornos dos resultados das atividades e disponibilizar-se para esclarecer qualquer dúvida ou dificuldade.
  • Talento nos negócios: Habilidade de entender como a indústria lucra, isto é, o que ela oferece aos compradores e como ela está frente à concorrência. Os líderes esse talento executam o processamento das informações com rapidez e conseguem tomar decisões que produzem resultados evidentes e apreciáveis.

4. Capacitar-se

Já mencionamos em um artigo do Blog Industrial Nomus os 5 motivos por que o profissional da indústria deve se especializar.

Um bom líder gosta de ler, investe em materiais que aumentam seu conhecimento tanto prático quanto teórico. Estar sempre por dentro dos assuntos que envolvem a área industrial, bem como gestão em geral durante toda a carreira é essencial para comandar a fábrica e garantir que a mesma esteja à frente da concorrência e oferecendo as melhores opções para seus clientes.

Além disso, para inspecionar as atividades dos colaboradores e corrigir as falhas é necessário estar a par de como realizar as tarefas da melhor forma, bem como as novidades que podem ser implementadas em cada departamento.

Leia mais:


Compartilhe esta matéria:


Tags:


Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ e especialista em implantação de sistemas de gestão Industrial na Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal-mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.



Receba no seu email.

Os melhores artigos, ebooks e planilhas de gestão da produção industrial, gratuitamente, no seu email.





Junte-se a 47.312 gestores e profissionais da indústria

Receba dicas semanais de engenheiros de produção direto no seu email e turbine sua a gestão da sua indústria. Inscreva-se gratuitamente:


Seu email está seguro e você nunca receberá spam