O que faz o auditor líder e como é uma auditoria empresarial


Atualizado em 11/10/22 - Escrito por Bianca Xavier na(s) categoria(s): Processos e Organização / Recursos Humanos

Segurança no trabalho

Nos últimos anos, o mercado de realização de auditorias vem ganhando força devido à crescente preocupação com questões como prevenção de desastres ambientais e a saúde dos trabalhadores por parte das empresas, principalmente indústrias, dentre outras ocorrências possíveis.

Levando em consideração esse contexto, entrevistamos o auditor líder Renato Nicolau, para explicar um pouco sobre sua experiência nessa especialidade e no que consiste uma auditoria.

Ao ler esse artigo, você vai entender:

  • O que faz o auditor líder;
  • Como se dá o processo de auditoria de uma empresa;
  • O impacto da digitalização nesse mercado;
  • Como as ocorrências observadas são classificadas pelos auditores.

Para saber mais sobre essa profissão essencial para o cumprimento das exigências legais de uma empresa, leia até o final ou assista a entrevista com o nosso especialista, Renato Nicolau.

Entrevista com o auditor líder Renato Nicolau

A profissão do auditor líder

A palavra auditoria é definida como um processo de exame e validação de um sistema, atividade ou informação.

Por todo o mundo, são determinadas leis que todas as empresas devem seguir para manter a saúde e segurança de seus colaboradores, o equilíbrio do meio ambiente e mais.

Dessa maneira, a função de uma auditoria é verificar se as empresas estão seguindo esses parâmetros fundamentais.

Isso implica que toda empresa tem o dever de ter um sistema integrado de segurança, meio ambiente, saúde e excelência operacional.

Com isso, surge a figura do auditor, que é responsável por certificar que as práticas de uma empresa estão de acordo com as normas, procedimentos e requisitos legais que se aplicam às atividades de uma determinada empresa, podendo ser uma indústria.

Esse processo é realizado para se obter a certeza de que os gestores estão realizando suas atividades em conformidade com a lei e o bem estar social.

Nesse cenário, também toma forma a profissão do auditor líder, que coordena uma equipe de auditores, encarregados de verificar as múltiplas dimensões de uma auditoria, a fim de averiguar a conformidade ou não-conformidade com os parâmetros legais pré-estabelecidos.

O processo de auditoria de uma empresa

A auditoria em si pode ocupar períodos de tempo variados, podendo ir de um dia até um mês de duração para sua realização. Os critérios a serem auditados para verificação de atendimento aos parâmetros e a frequência ou duração irão variar de acordo com o tipo de regulamentação ou órgão implicado. Pode se tratar de uma auditoria para enquadramento na ISO; ANVISA; requisitos de clientes, etc. 

Veja também: ERP para indústria de saneantes e tratamento de águas industriais – Estudo de caso Quimilub

No entanto, o trabalho do auditor envolve um planejamento de meses que antevém esse período, que consiste principalmente nas seguintes ações:

  • Formulação das perguntas que serão feitas;
  • Desenvolvimento da sistemática que será seguida;
  • Planejamento da abordagem que será tomada;
  • Seleção dos auditores que visitarão a empresa.

Assim que esse sistema de gestão da auditoria está pronto para ser aplicado, o auditor parte para conversar com o auditado, para se tornar ciente do que será observado na empresa e da logística que poderá ser realizada, que envolve questões como:

  • Em qual local será realizada a auditoria;
  • Quais serão as acomodações para os auditores;
  • Como será realizado o deslocamento dos auditores;
  • Como será dividido o trabalho entre os auditores.

Somente depois de todo esse planejamento sistemático e intelectual que antecede a auditoria, ela pode ser iniciada.

A auditoria se inicia com uma apresentação formal, que compreende os critérios da auditoria, sua sistemática, quais serão os temas levantados.

Depois, são verificados os critérios necessários, que podem variar em quantidade,  pela equipe de auditoria, que sempre procura chegar a um consenso sobre quaisquer não conformidades observadas.

Esse consenso propicia para que, na reunião de fechamento, sejam apenas expostos os pontos constatados pela equipe, apresentados com fotografias dessas observações, encerrando esse período de avaliações.

Após esse período, é realizado um relatório final, que será apresentado ao seu cliente, responsável por verificar as questões apontadas, avaliando o que pode ser resolvido imediatamente ou ao longo do tempo.

A partir disso, é realizado um plano de ação, que será reportado de volta à equipe de auditores, que então verificarão se essas ações foram de fato realizadas de maneira eficaz.

Como a digitalização influenciou a área

Nos últimos anos, todos os mercados profissionais vêm sofrendo alterações a partir da crescente digitalização dos processos e tarefas. Para o mercado logístico e de operações, não foi diferente.

A auditoria se dá a partir, unicamente, de documentos que comprovam o registro e o controle das práticas exigidas.

Com essa crescente disponibilidade de recursos digitais, houve um aumento na confiabilidade e rastreabilidade dos documentos apresentados.

Sistemas que controlam os procedimentos e a produção da indústria, como o Nomus ERP Industrial por exemplo, são capazes de fornecer informações seguras para que os auditores possam realizar suas tarefas, além de contribuir com a segurança da informação.

Como consequência, a auditoria pode ser realizada de maneira mais assertiva se baseando nas comprovações que são apresentadas durante o processo, demonstrando um avanço qualitativo nessa área.

Exemplo de documento de plano de inspeção gerado pelo sistema Nomus ERP Industrial

Como as ocorrências são classificadas

As ocorrências podem ser classificadas pelos auditores como leves, moderadas, graves ou perigo iminente.

Essa classificação é importante para que o gestor e os colaboradores saibam o quão urgente é a tomada de ação em relação a cada fato registrado.

Em uma indústria, que lida com maquinários pesados e materiais muitas vezes potencialmente inseguros, é muito importante se atentar a essa classificação para que seja possível proteger os colaboradores da empresa e o meio ambiente.

Essas ocorrências podem ser classificadas como:

Leves

Esse tipo de ocorrência não é capaz de gerar um problema a curto prazo, ou seja, não oferece risco imediato para a saúde dos trabalhadores ou do meio ambiente.

Pode ser caracterizada por um procedimento que não envolve uma abordagem mais cuidadosa, que promove a excelência do processo, e, por isso, deve ser revisto pela equipe.

Nessas condições, é determinado um período de 90 dias para a resolução do desvio pela equipe do cliente.

Moderadas

As ocorrências moderadas são fatos identificados como sistêmicos do processo da empresa, que são observados ocorrendo várias vezes ao longo da auditoria.

Eles são elevados da categoria de ocorrências leves para moderadas, por ser algo que ocorre de maneira generalizada no processo.

Para esse tipo de avaliação, é colocado um prazo de 60 dias para que a questão seja sanada.

Graves

As ocorrências graves representam um risco para a saúde dos trabalhadores e do meio ambiente, mas que não é iminente ou imediato.

Nesse tipo de constatação, geralmente é determinado um período de 30 dias para a correção da prática.

Perigo Iminente

O nível de perigo iminente é o mais grave de todos, e exige ação imediata da empresa e dos colaboradores.

Isso porque ocorrências assim podem acarretar em mortes ou desastres ambientais, como poluição ou vazamentos, por exemplo.

Dessa maneira, vemos que a profissão do auditor e do auditor líder são essenciais para a manutenção da saúde da sociedade, garantindo a proteção dos trabalhadores e do meio ambiente.

Continue acompanhando a Nomus

Se esse conteúdo foi útil para você, não perca tempo e se inscreva na nossa lista exclusiva de e-mails. Dessa maneira, você recebe todas as novidades do Blog Industrial da Nomus, e não corre o risco de perder nenhum dos nossos conteúdos.

Segurança no trabalho
Compartilhe agora mesmo:

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: