O que é Mapa Mental e como criar um para sua indústria

Atualizado em 12/02/20 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Processos e Organização

Software ERP

O mapa mental é uma ferramenta visual de organização e gestão de informações. Ele organiza várias ideias através de ramificações que partem de um conceito central.

Essa forma de organização torna a apresentação de uma ideia muito mais impactante e simples. Além disso, facilita o brainstorm de ideias e melhora a elaboração de conceitos.

Existem mapas mentais super elaborados com diversos níveis de informação, mas há também os mais simples que podem ajudar sua equipe da mesma forma.

Eles podem ser desenhados no próprio papel ou montados no computador. Hoje há uma grande variedade de softwares capazes de gerar mapas mentais.

Além do simples texto, o mapa mental pode conter mais elementos, como desenhos, fotos, gráficos e cores.

Qual a origem do mapa mental?

O termo mapa mental foi popularizado pelo autor britânico Tony Buzan por volta dos anos 1970.

Buzan tinha uma série de TV chamada “Use your head” ou use a sua cabeça e também livros como por exemplo “Mind mapping for smarter thinking”.

O seu objetivo é que isso ajudasse as pessoas a utilizarem todo o potencial do cérebro.

Entretanto, o conceito de mapa mental como um todo, é muito mais antigo e volta até a Grécia antiga, onde Porfírio de Tiro criou a famosa Árvore de Porfírio, que era uma o mapeamento visual das categorias de Aristóteles.

Mapa mental
Mapa mental utilizado pela Nomus para definir as principais dores na gestão de uma indústria.

Quais os benefícios de usar o mapa mental?

Essa ferramenta traz diversos benefícios para quem a utiliza. Desde uma forma de memorizar conhecimento para estudantes, até organizar equipes em projetos de gestão.

Como o blog tem o foco na gestão industrial, irei listar os benefícios para uma indústria que utilize o mapa mental, confira:

  • Estrutura o pensamento da equipe de forma organizada e de fácil entendimento
  • Ajuda a compreender e solucionar problemas
  • Ajuda a memorizar informações importantes
  • Ajuda a escrever manuais e preparar treinamentos internos
  • Ajuda a organizar palestras
  • Ajuda a realizar brainstormings efetivos
  • Ajuda na gestão estratégica da indústria

Exemplos de uso prático para a gestão

Muitas vezes a sua equipe está sempre pensando em boas ideias mas acabam não aproveitando-as por falta de organização e uma rotina de melhoria.

Nesse ponto o mapa mental poderá ajudá-los bastante, já que você poderá organizar as ideias da sua equipe de forma visual, com uma lógica que faz sentido e assim terão mais clareza para executar as ideias.

Alguns exemplos de uso prático do mapa mental:

  • Na rotina da fábrica: use o mapa mental para organizar as rotinas diárias, como a lista de tarefas e relatórios.
  • Oportunidades de melhoria: use o mapa mental para propor melhorias, mapear o mercado, demandas de clientes, identificar problemas.
  • Planejar o negócio: use o mapa mental para montar seu plano de negócio ou de um projeto que irá iniciar.
  • Planejar o marketing e o setor de vendas: use o mapa mental para planejar suas ações de marketing e melhorar o setor comercial da sua indústria.
  • Para o RH: use o mapa mental para definir funções necessárias para cada colaborador, perguntas de uma entrevistas e avaliação de desempenho.

Como montar um mapa mental

  1. Defina o tópico central com uma ou poucas palavras
  2. Escreva as primeiras ideias ou assuntos em volta do tópico principal e faça a ligação com uma linha. Use sempre poucas palavras.
  3. Crie novos níveis e ramificações conforme sentir necessário e houver ideias para complementar o quadro.
  4. Utilize a página em formato horizontal para ter mais espaço para trabalhar e abrir novos níveis de ideias.
  5. Utilize imagens caso façam sentido para deixar o mapa mental ainda mais marcante e de fácil entendimento.
  6. Utilize cores diferentes para cada tipo de assunto ou nível, dessa forma a organização visual será ainda mais fácil.
  7. Comece de forma simples e então vá acrescentando informações posteriormente. É melhor colocar em prática e melhorar depois do que nunca começar.
  8. Monte o mapa mental com auxílio da sua equipe e organize o brainstorming

Qual ferramenta utilizar para montar meu mapa mental

A primeira ferramenta que você pode usar é uma simples folha de papel e uma caneta. Utilizando esses dois já é possível esboçar um mapa mental de forma efetiva sozinho ou com sua equipe.

Para montar um mapa mental digital, há  ferramentas gratuitas como a Venngage, o plugin para o google drive Mindmup e ferramentas pagas como o Mindmeister e Lucidchart.

Para fechar, convido você também a assistir uma breve demonstração do Nomus ERP Industrial. Trata-se do software que utilizo diariamente para gerenciar a gestão das indústrias que atendo.

O software é completo e capaz de atender as demandas de gestão específicas do setor industrial. Acesse clicando no banner abaixo:

Nomus ERP Industrial

Compartilhe esta matéria:


Tags:


Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ e especialista em implantação de sistemas de gestão Industrial na Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal-mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.


Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo:




Junte-se a 47.312 gestores e profissionais da indústria

Receba dicas semanais de engenheiros de produção direto no seu email e turbine sua a gestão da sua indústria. Inscreva-se gratuitamente:


Seu email está seguro e você nunca receberá spam