DMAIC: significado, exemplo e como funciona o método

Atualizado em 15/09/20 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Estratégia / Processos e Organização

Seis Sigma

DMAIC é uma sigla em inglês que significa define, measure, analyze, improve e control ( ou em português: definir, medir, analisar, melhorar e controlar) e representa um método de melhoria de processos composto por um roteiro que ajuda empresas a resolverem problemas.

O DMAIC é peça chave para colocar em prática projetos de Lean Seis Sigma, já que ele irá ajudar sua equipe a escolher o caminho certo, com uma melhor visão dos dados e o que fazer em seguida.

Os principais objetivos do método DMAIC são:

  • Melhorar processos e a gestão da empresa
  • Buscar a melhoria contínua na gestão e produtos
  • Melhorar a qualidade de produtos e serviços
  • Reduzir custos e desperdícios
  • Aumentar a produtividade
  • Isso tudo gera retorno financeiro final para empresa e aumenta sua competitividade.

O principal diferencial do método DMAIC é que ele foca mais na fase do planejamento da melhoria para reduzir as chances de erro e o tempo necessário para a implementação.

Neste artigo você vai entender o que é o DMAIC e como funciona o método, confira:

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Como funciona o DMAIC?

Como falei acima, DMAIC é um método/roteiro composto de 5 etapas, que são: definir, medir, analisar, melhorar e controlar. Vou explicar como cada uma funciona, confira:

1. Método DMAIC: DEFINIÇÃO – DEFINE

O primeiro passo é realmente o início. Você e sua equipe precisam definir qual é o problema que você visa resolver e tudo que é esperado do projeto.

Essa etapa é fundamental para o sucesso de todo projeto DMAIC, portanto, leve-a com seriedade e a devida atenção. Caso algo saia errado nessa etapa, as chances de problemas mais a frente são grandes.

Basicamente você precisará definir:

  • Qual é o problema a ser resolvido?
  • Esse problema tem relevância financeira e é viável?
  • Qual é minha meta e o ganho financeiro esperado?
  • Qual time irá trabalhar no projeto?
  • Qual o cronograma do projeto?

Aqui você também cria o chamado “contrato de projeto”, que é um documento que formaliza todo o projeto de melhoria e possui informações importantes como: a equipe que irá trabalhar, escopo do projeto, indicadores utilizados, cronograma.

O objetivo deste contrato é informar todos os envolvidos no projeto, desde a sua equipe até os patrocinadores da melhoria. Além disso, dependendo da melhoria que sua equipe irá aplicar, o processo pode acabar levando semanas ou meses. Sendo assim, o contrato serve também para garantir o comprometimento e a orientação da equipe.

Algumas ferramentas que você pode utilizar nesta etapa do DMAIC são:

  • Contrato de projeto
  • Escopo do Projeto
  • Voz do Cliente (CTQs)
  • SIPOC
  • Mapa de Raciocínio

2. Método DMAIC: MEDIR – MEASURE

Agora chegou a fase de medir e observar como estão os processos e problemas atualmente. Ou seja, você e sua equipe precisam observar como é o processo atual e quais são seus resultados.

Na etapa de medição do método DMAIC você precisa basicamente:

  • Avaliar o desempenho do processo e analisar os números;
  • Levantar dados e informações sobre os processos;
  • Levantar possíveis causas dos problemas;

É possível fazer estas medições de forma qualitativa e/ou de forma quantitativa.

Qualitativa: desta forma sua equipe vai mais a fundo na causa de cada problema ou processo e busca descobrir sua causa. Sua equipe mapeia as informações mais detalhadas e importantes para a identificação do problema.

Quantitativa: desta forma sua equipe coleta dados em massa e utiliza um indicador para analisar comportamentos e estatísticas.

O objetivo final é o mesmo: identificar as causas dos problemas mais importantes e selecionados pelo projeto.

Dica importante: escolha apenas dados relevantes para sua análise, caso busque por muitos dados que tem pouca importância eles poderão acabar atrapalhando mais do que ajudando.

Algumas ferramentas que você pode utilizar nesta etapa do DMAIC são:

  • Matriz Causa e Efeito
  • Mapa de Processo
  • Estatística descritiva
  • Diagrama de Ishikawa
  • Matriz Esforço x Impacto
  • Pareto
  • Histograma
  • Boxplot

3. Método DMAIC: ANALISAR – ANALYZE

A terceira fase é a análise. Aqui a sua equipe irá analisar os dados medidos na etapa anterior e assim ter um cenário claro do estado atual do processo.

Na etapa de análise do método DMAIC você precisa basicamente:

  • Pensar nas causas raiz dos problemas que pretende resolver
  • Comprovar estas causas raiz com gráficos, análise estatística ou análise de risco
  • Analisar as melhores formas de combater estes problemas
  • Criar oportunidades de melhoria

Algumas ferramentas que você pode utilizar nesta etapa do DMAIC são:

  • Diagrama de Dispersão
  • Análise de Modos de Falhas e seus Efeitos
  • Testes de Hipóteses
  • Regressão Linear

4. Método DMAIC: MELHORAR – IMPROVE

Chegou a hora de realmente colocar a mão na massa e aplicar soluções para o problema que foi proposto, medido e analisado. Agora é a hora de melhorar.

Aqui sua equipe irá priorizar as causas raiz e então implementar um plano de ação para colocar em prática as melhorias. Além disso, nessa etapa também é avaliado os resultados e impactos das melhorias que forem implantadas.

Dependendo da melhoria selecionada, o processo de mudança pode ser demorado e provavelmente esta será a etapa mais demorada da sua rodada de DMAIC. Segundo especialistas em Seis Sigma esse processo pode levar de 30 a 60 dias.

Na etapa de melhorar do método DMAIC você precisa basicamente:

  • Testar possíveis ações, observando prós e contras
  • Executar o plano de ação de acordo com as necessidades de cada processo
  • Implementar as mudanças

Algumas ferramentas que você pode utilizar nesta etapa do DMAIC são:

  • Matriz de Priorização
  • Diagrama de Árvore
  • 5W2H
  • Kaizen
  • SMED
  • 5S

5. Método DMAIC: CONTROL – CONTROLAR

Agora chegamos a última etapa do DMAIC, o controle. Aqui você irá monitorar e controlar os resultados das melhorias implementadas e definir controles que irão manter estes resultados.

O controle é vital para garantir que a melhoria conquistada será sustentável e irá se manter na prática. É comum que os gestores foquem mais nos resultados obtidos e deixem de lado as práticas para garantir que eles continuem acontecendo.

Então nesta etapa sua equipe irá montar um “plano de controle”, que é composto de formas que garantem que os resultados obtidos sejam constantes. Alguns exemplos de planos são: treinamentos, revisões de procedimentos e medição de resultados.

Na etapa de controle do método DMAIC você precisa basicamente:

  • Monitorar o plano de ação
  • Verificar se a meta financeira foi alcançada e será mantida
  • Estabelecer critérios de controle (check-lists e estatísticas)
  • Analisar o desempenho geral dos retornos do processo
  • Buscar a melhoria contínua dos procedimentos

Algumas ferramentas que você pode utilizar nesta etapa do DMAIC são:

  • OCAP
  • Cartas de Controle
  • Poka Yoke
  • Procedimento Operacional Padrão (POP)

Como aprender mais e colocar em prática

Pronto, agora você já sabe o que é DMAIC e como o método funciona. Isso é, pelo menos na teoria.

Para aprofundar seu conhecimento, recomendo colocar em prática o DMAIC na sua fábrica e além disso, buscar uma formação em Lean Seis Sigma

Agora vem a notícia boa:

A Nomus disponibilizou um curso gratuito de White Belt em Lean Seis Sigma onde você irá mergulhar no mundo da melhoria contínua e aprender ainda mais sobre como colocá-la em prática.

Software ERP projetado por engenheiros de produção

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Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ e especialista em implantação de sistemas de gestão Industrial na Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal-mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.


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