Gestão da qualidade: como fazer o controle da produção?


Atualizado em 15/02/24 - Escrito por Autor Convidado na(s) categoria(s): Processos e Organização

Programação da produção

Garantir o melhor controle da produção para oferecer um bom produto ou serviço na Indústria 4.0 é a principal função da gestão da qualidade no contexto da manufatura avançada. 

Por meio da busca contínua de padrões elevados de performance, seu principal objetivo é tornar as operações mais eficientes, superar desafios e manter os padrões de desempenho da produção alinhados às expectativas dos clientes.

Esse investimento na aplicação de metodologias e ferramentas para a gestão da qualidade leva a uma menor margem de retrabalho na linha fabril, mitigando os possíveis erros operacionais, reduzindo custos e tornando a  organização mais competitiva.

Para isso, a utilização de certificações de qualidade, por meio das normativas internacionais, como a ISO 9001, garante, ainda, a confiança no desenvolvimento de uma cultura preventiva de não conformidades potenciais.

Veja mais: Como gerar certificados de qualidade de produtos

Entenda, a seguir, como é possível fazer a gestão da qualidade por meio dos principais pilares que norteiam sua aplicação no ambiente industrial, baseados nas normas e certificados vigentes no mercado. 

Gestão da qualidade como fazer o controle da produção

O que é gestão da qualidade?

Se a qualidade na indústria está ligada à busca por padrões eficientes e melhorias no desempenho de produtos, serviços e no ambiente de trabalho, a gestão desse ativo é uma estratégia que visa manter de forma contínua a performance do fluxo produtivo.

Para que ela funcione em toda a fábrica, é necessária a implementação de uma visão sistêmica, para otimizar as operações por meio de tecnologias que padronizam os micro e macro ciclos relacionados à produção e à gestão dos colaboradores da empresa.

Os processos da qualidade levam em consideração a aplicação de ferramentas e critérios que incluem normas de segurança do trabalho e controle de recursos alinhados às exigências do setor de atuação da empresa, do governo e de organizações internacionais. 

Como o controle da qualidade industrial é tratado na sua empresa? Acesse o conteúdo e veja como garantir a excelência na indústria 4.0

A importância da gestão da qualidade na indústria

Quando bem implementada, a gestão da qualidade na indústria é capaz de promover  benefícios que envolvem, sobretudo, uma imagem mais positiva das empresas perante investidores e mercado. 

Veja alguns benefícios obtidos por meio do investimento na qualidade dentro da manufatura. 

1. Clientes satisfeitos 

A implementação de melhorias contínuas em processos operacionais reflete na consistência de produtos e serviços. Além disso, impacta a expectativa de fidelização dos usuários, que passam a compartilhar experiências mais positivas. O resultado é o fortalecimento da credibilidade da empresa no mercado e uma maior força competitiva.

2. Eficiência e produtividade

Um dos resultados diretos da padronização é a obtenção de rígido controle de qualidade, desde a fase de projetos até a manufatura, garantindo que cada etapa seja feita seguindo as diretrizes que impactam a produtividade dos times, estejam eles nos back ou front-office, assim como na linha de produção

3. Gestão de recursos 

Com processos preestabelecidos e diretrizes produtivas definidas, é possível que os times façam a gestão inteligente dos recursos. A otimização das rotinas operacionais, por meio de softwares inovadores, permite a redução do índice de falhas, retrabalho e desperdício.

Como fazer a gestão da qualidade e controlar a produção?

Desenvolver soluções para a gestão da qualidade na indústria envolve cobrir todos os aspectos do  negócio, desde a contratação de pessoas até a conclusão de projetos, passando pelo atendimento ao cliente e pelo cálculo de riscos.

Para aplicar essas ferramentas na manufatura é necessário que os pilares da qualidade industrial sejam baseados na Norma Internacional para Gestão da Qualidade (ISO 9001:2015).

Conheça os princípios orientadores da norma que definem uma performance eficiente na aplicação da gestão da qualidade na indústria. 

Foque no cliente como centro da operação

Processos de controle de qualidade têm como objetivo, ao final do seu fluxo, andar em paralelo com as dores e demandas do mercado e estar diretamente ligados com o que os usuários consideram como valor. Ter esse princípio em mente permite direcionar o foco da qualidade para melhorias que realmente entregam resultados aos clientes. 

Mantenha os líderes motivados

A gestão da qualidade está diretamente ligada à evolução de uma cultura organizacional focada na valorização de talentos. Isso inclui um olhar para gestores que tenham valores coerentes com os objetivos estratégicos da empresa, a fim de garantir que todos, desde a diretoria até o nível operacional, estejam envolvidos em ações para atingir a excelência dos processos. 

Trabalhe no engajamento dos colaboradores 

A atuação sistêmica das áreas da empresa converge no engajamento da linha de produção operacional, responsável por se comprometer ou não com a gestão da qualidade. Manter em alta a régua da motivação organizacional a partir de metas e resultados metrificados é essencial para que os colaboradores coloquem seus conhecimentos e habilidades a serviço do negócio.

Faça a integração da produção

Mapear a ramificação que interliga os diversos setores da produção, a partir do escaneamento do início, meio e fim de cada atividade, garante que a padronização de processos possa ser executada de forma eficiente por todos os colaboradores. 

Esse pilar possibilita que haja impressão de maior velocidade aos projetos e evita que colaboradores façam a mesma tarefa com níveis de qualidade muito distintos.

Invista na otimização contínua

A otimização dos seus processos visa a minimização de falhas, maior autonomia da frente de produção e precisão da operação. O investimento em ações mais estratégicas, como o gerenciamento de dados e tecnologias disruptivas, fomenta o processo de melhoria contínua. Apostar na automatização permite maior rastreabilidade das atividades e, consequentemente, a economia de recursos humanos e fabris.   

Defina métricas a partir de dados 

A definição de métricas, a análise de indicadores de desempenho e o monitoramento periódico podem garantir que a gestão da qualidade seja eficaz no cumprimento de metas. Diagnósticos advindos de uma base de dados inteligente tornam-se mais assertivos na identificação de soluções que visem melhores resultados de performance operacional.

Mantenha boas parcerias com fornecedores e clientes

Criar e manter boas parcerias de negócio com fornecedores, parceiros e usuários viabiliza condições para a criação de valor e impactos benéficos na qualidade das vendas. 

A automação de vendas adentra nas premissas deste princípio não apenas na organização do histórico de relacionamento com os stakeholders, mas sobretudo para garantir eficiência ao ciclo da boa comunicação na tomada de decisão dos clientes, proporcionando vendas mais recorrentes e melhores condições de negociação. 

Garanta certificações de qualidade dos produtos e serviços

Empresas que adotam o uso de certificações de qualidade, por meio das normativas internacionais, demonstram capacidade de fornecer produtos e serviços em conformidade com as exigências dos clientes e diretrizes regulamentares.

A norma que se aplica ao setor industrial é a ISO 9001:2015, diretriz internacional que especifica os requisitos para implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) consistente, capaz de prover produtos e serviços convergentes com a demanda do mercado. 

Investimento gera expansão dos negócios

Perante os avanços da manufatura avançada, a construção da excelência na indústria brasileira advém da sua capacidade de implementar novas práticas e ferramentas, a fim de  não apenas desempenhar mais, mas performar de forma eficiente no contexto global.

Para saber mais sobre como as empresas podem aplicar de forma assertiva a gestão de qualidade na otimização do ambiente fabril, acompanhe o blog da Produza.

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2 Comentários

  1. Alfredo disse:

    Quero receber esse material por email obrigado

  2. Josué Luís disse:

    Quero receber por e-mail também o excelente material, faço parte de controle de qualidade de uma grande empresa e pretendo me aprofundar no tema.

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