Rastreabilidade: o que é, benefícios, tipos e como aplicar na sua empresa


Atualizado em 6/09/21 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Processos e Organização

Gestao de estoque

Rastreabilidade é a habilidade de rastrear um objeto, sabendo sua localização e identificando todo o seu histórico desde a sua origem como matéria-prima até se tornar um produto e ser distribuído.

No ambiente industrial a rastreabilidade é fundamental para identificar as origens de um produto, manter os padrões de qualidade, atender a demanda de clientes e para se adequar a normas do governo.

Como os clientes de indústrias estão ficando cada vez mais exigentes, é preciso um controle de rastreabilidade eficaz para garantir a qualidade e as origens de cada produto fabricado.

Sendo assim, preparamos este artigo para que a sua empresa consiga:

  • Entender o que é a rastreabilidade, quais são os tipos e como ela funciona;
  • identificar quais são seus benefícios;
  • descobrir como um sistema de gestão pode auxiliar sua aplicação.

Então para que a sua empresa possa colocar em prática a rastreabilidade o quanto antes recomendo que leia este artigo até o final. Vamos lá:

O que é rastreabilidade?

Como falei anteriormente, rastreabilidade pode ser definida como a habilidade de rastrear algo. No âmbito industrial esse termo é utilizado para identificar a localização atual e toda a trajetória de uma matéria-prima, desde sua origem até se tornar um produto completo.

As indústrias precisam disso para ter um maior controle da sua cadeia produtiva e assim:

  • Atender a demanda de clientes que desejam saber da onde estão vindo os produtos que estão comprando e consumindo;
  • Manter o padrão de qualidade e facilmente identificar a origem e localização de produtos com problema;
  • Atender regulamentações do governo, como a rastreabilidade de alimentos e a rastreabilidade de medicamentos.

A rastreabilidade normalmente é feita através do uso de códigos, como o código de barras. Esse código serve como identificador para acessar as informações daquele produto, como qual o tipo de produto, quais as origens da matéria-prima, qual seu lote/destino, qual a sua localização etc.

Benefícios da rastreabilidade

A importância da rastreabilidade vai muito além de atender a demanda de clientes, manter o padrão de qualidade e as regulamentações do governo. Essa prática traz também diversos benefícios diretos e indiretos para as indústrias que possuem o rastreamento dos seus produtos e materiais.

Para exemplificar melhor, aqui estão alguns exemplos:

  • Melhoria na garantia da qualidade: caso necessário a indústria pode realizar recall ou recolhimento dos itens com mais precisão e velocidade.
  • Melhoria na gestão de materiais: com um melhor entendimento da cadeia de suprimentos, a indústria pode gerenciar melhor seus materiais e seu fluxo.
  • Redução nos níveis de estoque: uma vez que o fluxo de materiais está otimizado, reduz a necessidade de estoque no processo produtivo.
  • Identificação de gargalos: rastreando todo o processo produtivo e o fluxo de materiais é possível identificar os gargalos e trabalhar para reduzi-los.
  • Maior confiança para os clientes: a sua marca se torna mais confiável possuindo um controle mais preciso sobre os materiais utilizados na produção.
  • Melhoria na tomada de decisão: que passa a ser baseada em dados muito mais concretos e mensuráveis.

Tipos de rastreabilidade

Existem alguns tipos de rastreabilidade que compõem o termo como um todo. Ou seja, a empresa é capaz de rastrear diversas etapas do processo de transformação e venda do produto para assim unir essas informações e possuir a rastreabilidade total.

Para ficar mais claro irei listar alguns dos tipos mais comuns, confira:

Rastreabilidade interna

  • Na produção por código de barras e etiquetas RFID: utilizando sistemas automatizados a indústria pode gerar códigos de barras para identificar as informações do produto desde a sua origem como matéria-prima até o final do processo produtivo.
  • Sistemas MES: através da utilização deste tipo de sistema a indústria pode identificar cada etapa do chão de fábrica, dando um controle ainda mais fino para o rastreamento.
  • Ativos da indústria: ao acompanhar seus ativos (máquinas, equipamentos etc) a indústria é capaz de identificar sua localidade, seus níveis de depreciação, ociosidade e assim aproveitá-los melhor.
  • Lotes e embalagens terciárias: servem para identificar produtos por suas embalagens 

Rastreabilidade externa

  • Compras e fornecedores: é possível buscar uma rastreabilidade das matérias-primas para que a sua indústria entenda e controle o processo realizado pelos seus fornecedores.
  • Expedição e rastreio: ao concluir o seu produto e enviá-lo para o transportador, existe uma nova documentação voltada para esse transporte. Com isso sua empresa é capaz de informar o cliente qual é a situação da entrega e até o seu prazo de chegada.

Sistema de gestão para rastreabilidade

Nos dias de hoje para colocar a rastreabilidade em prática de forma eficiente é preciso um sistema de gestão capaz de realizar essa tarefa de forma automatizada, gerando códigos de barra e o acompanhamento dos materiais e produtos.

No estoque

Com um sistema como o Nomus ERP Industrial é possível controlar a rastreabilidade através do lote e série na requisição de materiais para a produção, no reporte da produção e no faturamento. 

No chão de fábrica

É possível identificar matérias-primas, produtos semi-acabados e produtos acabados através do uso de etiquetas de códigos de barras geradas de forma automatizada.

Na expedição

É possível formar cargas como caixas e pallets em terminais do chão de fábrica utilizando a leitura de códigos de barras de produtos. Além disso, é possível gerar novos códigos para essas cargas para assim identificá-las.

Sua fábrica também pode gerar romaneios de expedição em terminais ou smartphones realizando a leitura de etiquetas de códigos de barras.

Para ver como um sistema como esse funciona, assista uma demonstração da ferramenta e entenda na prática o seu funcionamento.

Acompanhe a Nomus

Agora que você já sabe o que é rastreabilidade e como aplicá-la na sua empresa, recomendo que siga a Nomus para continuar aprendendo novas formas de melhorar o seu negócio e sua carreira.

Para seguir é muito fácil, basta acessar os links abaixo e acompanhar a Nomus em seus canais favoritos, confira:

Nomus ERP Industrial

Compartilhe esta matéria:


Tags:




Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: