ISO 9001: resumo, requisitos e como implementar na sua empresa


Atualizado em 29/09/23 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Processos e Organização / Qualidade

Gestão da Qualidade

ISO 9001 é o nome da norma internacional que certifica a excelência do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) de uma empresa

A ISO 9001 é um selo internacional que atesta a qualidade excepcional de uma empresa. Obtê-lo é uma forma poderosa de garantir parcerias benéficas e duradouras com outras instituições, como fornecedores e outras empresas parceiras. 

Não se trata de um título apenas para vaidade da marca. Só acessa esse tipo de certificado empresas que se esforçam na excelência e honestidade dos seus serviços. Isso inspira mais confiança, atraindo mais clientes e negociações mais lucrativas para seu negócio.

Apenas querer não é poder, no entanto. É preciso se adequar a normas rigorosas de funcionamento, mas que impactarão positivamente na qualidade da sua gestão, dos seus produtos e dos seus serviços. No texto de hoje, você conhecerá tudo sobre o assunto.

Faça uma boa leitura!

Confira os tópicos:

  1. O que é a ISO 9001?
  2. O que é um Sistema de Gestão de Qualidade?
  3. O que significa ISO 9001? Existem outras?
  4. Quem é a International Organization for Standardization?
  5. Quais os principais benefícios da ISO 9001?
  6. Requisitos para obter o ISO 9001
  7. Como adquirir e implementar a ISO 9001?
  8. Como se candidatar ao ISO 9001
  9. Melhorando seus processos para além do ISO 9001

O que é a ISO 9001?

Como já destacado, a ISO 9001 é definida como uma norma internacional elaborada para especificar os requisitos que um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) deve apresentar para demonstrar a capacidade de fornecer consistentemente produtos e serviços que atendam às exigências regulatórias vigentes e dos clientes. 

Assim, consolida-se como um padrão de confiança entre as organizações para otimizar processos, desenvolver produtos e serviços, além de atender às necessidades dos clientes de forma satisfatória. 

A norma ISO 9001 foi criada pela International Organization for Standardization (ISO) e publicada em 1987. No entanto, já passou por várias atualizações. A última foi lançada em setembro de 2015 e é conhecida no Brasil como ABNT NBR ISO 9001.

Vale dizer que há uma diferença entre a norma e a certificação ISO 9001. No caso da norma, estamos falando da adequação dos processos de uma empresa, com o objetivo de fazer com que ela esteja devidamente preparada para a obtenção da certificação. Sendo esta, a comprovação de que a empresa cumpre os requisitos.

O que é um Sistema de Gestão de Qualidade?

Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) é o nome do conjunto de elementos interligados e integrados de uma empresa organizados de forma que atenda à Política de Qualidade e os objetivos da empresa. 

Ter um SGQ bem organizado impacta diretamente nas suas entregas e na imagem que o mercado tem da sua empresa. Se ele estiver dentro das normas da ISO 9001, então ele recebe o certificado e melhora sua presença perante o público.

O que significa ISO 9001? Existem outras?

ISO é abreviação para “International Organization for Standardization” e se manteve com esse nome internacionalmente, pois também se inspiram no grego “isos”,  igualdade. ISO 9001 é o nome do certificado emitido por essa organização, certificando a qualidade e consistência dos processos de uma empresa.

O ISO 9001 faz parte de um grupo de 5 certificações e normas que pertencem à família ISO 9000. Cada um deles possui suas próprias exigências e certificam diferentes características e setores da indústria.

Confira todos as normas ISO:

  • ISO 9000: Mostra as características fundamentais e gerais do Sistema de Gestão de Qualidade, incluindo os sete princípios de gestão de qualidade dos padrões da família;
  • ISO 9001: Certifica que os requisitos para alcançar os padrões de gestão de qualidade foram alcançados;
  • ISO 9002: É um modelo de garantia de qualidade em produção e instalação;
  • ISO 9003 é sobre garantia de qualidade em testagem e inspeção final;
  • ISO 9004 define os critérios para o sucesso de uma organização sustentável.

Quais os principais benefícios da ISO 9001?

Essa estratégia é projetada para facilitar melhorias em um SGQ e os principais benefícios que oferece a uma indústria são:

  • Visão holística a respeito de processos: garante que os gestores tenham uma compreensão abrangente dos processos da organização. Com isso, ações podem ser criadas para garantir seu aprimoramento; 
  • Riscos de cada atividade: assegura conhecer os riscos de cada operação ou processo. Com base nisso, é possível criar um planejamento visando mitigar os riscos ou até mesmo eliminá-los; 
  • Avaliação de resultados: possibilita avaliar os resultados alcançados nos processos. Caso estejam abaixo das expectativas esperadas, os gestores podem propor novas ações para garantir sua melhoria;
  • Aumento da satisfação dos clientes: por se tratar de uma norma que busca garantir a melhoria contínua dos processos de um SGQ, há também ganho com relação à satisfação do cliente
  • Melhora do desempenho da indústria: de um modo geral, uma indústria melhora seu desempenho, aumenta sua capacidade de produção, mantém sua eficiência operacional e eleva a satisfação de seus clientes;
  • Redução de custos: considerando que seus processos são desenvolvidos de forma mais eficiente e produtiva, a indústria economiza ainda mais;
  • Melhora a imagem da indústria: a organização melhora sua imagem tanto diante dos seus clientes como dos seus parceiros de negócio. Isso porque, a ISO 9001 certifica que uma empresa cumpre os requisitos cuidadosamente definidos para garantir que ela atue de forma responsável no mercado.

Requisitos para investir nessa solução

Qualquer empresa pode investir na ISO 9001, mas, para isso, deve atender aos requisitos especificados pela norma. Veja quais são: 

  • Ter CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ativo; 
  • Realizar uma auditoria interna com a finalidade de verificar se a indústria cumpre as normas ISO 9001 e, caso não, implementar as mudanças necessárias;
  • Cumprir a legislação em relação ao seu campo de atuação profissional; 
  • Seguir as instruções para implementar os requisitos da ISO 9001 na organização; 
  • Contratar uma organização certificadora da ISO 9001.

Como adquirir e implementar a ISO 9001?

Afinal, como obter a ISO 9001? Existem diferentes formas, por exemplo, contratar os serviços de um organismo credenciado por essa norma para auditar sua empresa e consultores especializados na sua implementação. 

Para ajudá-lo a implementar essa solução em sua empresa, preparamos dicas que você pode seguir. Acompanhe: 

  • Crie uma equipe interna para a implementação: ter uma equipe responsável por essa operação pode não apenas agilizá-la, como também assegurar que as ações planejadas sejam executadas de acordo com o que foi idealizado; 
  • Faça o diagnóstico dos processos de sua indústria: é a estratégia que possibilita ao gestor ter ampla visão a respeito dos processos de sua indústria. Com base nisso, ele pode identificar problemas e criar soluções capazes de fazer sua organização se adequar aos requisitos da ISO 9001;
  • Veja quais são as mudanças necessárias para adequar seu SGQ aos requisitos da ISO 9001: após diagnosticar a realidade dos processos de sua indústria, veja quais serão as mudanças necessárias para garantir que sua organização consiga se adequar. Essa é uma etapa importante para definir os custos envolvidos nesse processo;
  • Programe as etapas de implantação da norma ISO 9001: planeje as ações que serão implementadas em sua empresa para garantir sua efetiva adequação à esta norma; 
  • Estimule seus colaboradores no sentido de garantir a adequação desejada: garantir a motivação dos colaboradores de sua indústria é fundamental para que o alcance da implantação da norma ISO 9001 ocorra de forma efetiva; 
  • Contrate um órgão certificador para auditar os processos de sua empresa: conte com um órgão certificador para auditar os processos de sua empresa e conferir se ela atende aos requisitos para obter a certificação ISO 9001. 

O que é a International Organization for Standardization?

A Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization) é um grupo internacional de padronização de organizações composto por representantes de organizações nacionais de padronização dos países membros.

Foi idealizada no ano de 1946 em Londres, onde se reuniram 65 autoridades de 25 países para discutir formas de facilitar internacionalmente a garantia de qualidade nos padrões industriais. A ISO, de fato, começou suas atividades em 1947. 

No Brasil, a organização responsável por elaborar normas técnicas, classificações e normas de procedimento, de acordo com a realidade local-cultural e os acordos do ISO, é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Como se candidatar ao ISO 9001

A International Organization for Standardization (ISO) não certifica nenhuma organização diretamente. Dessa forma, não é possível solicitar seu ISO 9001 diretamente ao grupo.

Para se candidatar ao certificado ISO, precisa entrar em contato com algum organismo de certificação terceirizado. Eles farão a auditoria e ajudarão a obter o selo caso sua empresa esteja dentro das normas.

Melhorando seus processos para além do ISO 9001

Nesse artigo, pudemos ver que a ISO 9001 consiste em um padrão que, além de melhorar o desempenho da sua indústria, também garante o alcance de seus objetivos rapidamente, como a satisfação dos clientes e a construção de uma boa imagem para a empresa diante de seus clientes e do mercado.

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