DMP: o que é, como funciona e quais os seus benefícios


Atualizado em 6/04/23 - Escrito por Beatriz Goulart na(s) categoria(s): Marketing e vendas

Guia de marketing para indústrias

DMP (Data Management Platform) é uma plataforma de gerenciamento de dados que organiza informações vindas de diferentes fontes. A partir da medição e categorização de dados que essa plataforma permite, é possível obter insights e planejar estratégias mais fiéis ao público que a empresa deseja atingir, em cada etapa do seu processo de venda.

Em um período em que o volume de dados cresce a cada minuto, as DMPs são muito usadas pelas equipes de marketing, principalmente, já que é capaz de coletar e organizar dados extremamente importantes para a empresa, como as necessidades, as dores e os comportamentos dos leads e dos clientes.

Isso facilita o entendimento e visualização destes dados e, com isso, permite a personalização do planejamento de estratégias e do treinamento de equipes, para o atendimento de cada cliente, resultando em uma boa experiência e possível fidelização.

Neste artigo, você verá o que é uma DMP, como funciona, quais as suas fontes para a coleta de dados, e seus benefícios para a sua empresa.

DMP (Data Management Plataform)

O que é uma DMP?

Para haver um planejamento apurado e tomadas de decisões assertivas, com a finalidade de aumentar o número de vendas, é preciso que as empresas saibam quem é o seu público, quais os seus gostos, necessidades e dores.

É nesse processo que entram as DMPs. Elas coletam, organizam e segmentam os dados do público alvo, ao longo do funil de vendas, enviadas a partir de diferentes fontes, para que possam ser usados estrategicamente no planejamento de melhorias da experiência do cliente, seja na jornada de compra, no suporte ou mesmo na sua fase inicial como lead.

Ou seja, a DMP funciona como uma ponte entre o cliente, ou o lead, e as equipes da empresa que necessitam estar em contato constante com ele, como o setor de vendas e suporte, que têm contato direto, e o de marketing, que tem contato indireto.

Usando essa plataforma, as empresas otimizam a análise de dados retirados de múltiplos canais de contato, além de obter maior confiabilidade das informações e maior taxa de assertividade em suas decisões. 

Como funciona uma DMP?

Como foi falado anteriormente, a DMP coleta e organiza dados de diferentes fontes, em um mesmo lugar. Veja de forma mais detalhada as etapas originárias desse gerenciamento de dados:

  • Coleta dos dados: As informações iniciais são coletadas pela DMP, ainda em sua forma “crua”, sem serem filtradas;
  • Processamento dos dados: Nessa etapa as informações passam por filtros, sendo entendidas e analisadas pela plataforma;
  • Organização em diferentes segmentos: Após serem filtradas, as informações são segmentadas de diferentes formas, sendo encaixadas em grupos comuns, facilitando a análise pelas equipes, seja de vendas ou de marketing, por exemplo;
  • Planejamento de estratégias: Com os insights providos pela DMP, as equipes podem iniciar o planejamento, as ações e campanhas a serem executadas;
  • Mensuração dos resultados: Após serem colocadas em teste, as ações terão seus resultados medidos pela própria DMP;
  • Investimento ou recálculo de estratégias: Dependendo da mensuração dos resultados, as ações poderão receber mais investimento, caso os resultados sejam positivos, ou ser repensadas, caso os resultados sejam negativos.

Mas, quais são as fontes que dão início à essa coleta de dados?

Para que haja a integração e processamento dos dados, a DMP pode coletá-los de três tipos de fontes diferentes, sendo elas:

1st party data (First party data)

São dados obtidos a partir dos canais da própria empresa, em que o usuário preenche informações pessoais, como nome, email, cargo, empresa etc, geralmente em troca de algum material rico, lista de mailing ou contato para suporte.

Alguns canais que se enquadram no tipo de fonte 1st party data são, por exemplo:

No caso das redes sociais, principalmente, os dados obtidos refletem o comportamento dos usuários.

2nd party data (Second party data)

Os dados obtidos pelo tipo de fonte 2st party data são da mesma natureza do tipo anterior. Porém, eles não são coletados por canais internos da empresa, e sim por fontes externas, geralmente empresas que complementam o segmento da primeira.

É comum essa coleta de dados ser fruto de uma parceria entre empresas, ou mesmo da venda e compra de informações.

3rd party data (Third party data)

Aqui, assim como na 2nd party data, as fontes são externas, porém são obtidos dados mais específicos dos usuários – geralmente comprados

Esses dados servem como um complemento para os obtidos pelas 1st e 2nd party data e auxiliam o afunilamento e a personificação das estratégias a serem criadas, tanto para atrair novos clientes quanto para fidelizar os que já são clientes, como promoções, campanhas específicas para determinado público etc.

Veja alguns exemplos de dados que costumam ser coletados a partir dessas fontes:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Renda;
  • Estado civil;
  • Interesses;
  • Localização;
  • Entre outros.

Quais são os benefícios de uma DMP?

Implementar o uso de uma DMP traz uma série de benefícios para a empresa, como, por exemplo:

  • Armazenamento de dados em nuvem;
  • Tomadas de decisão mais assertivas;
  • Planejamento estratégico alinhado com os dados fornecidos pelos próprios leads;
  • Melhora na comunicação interna da empresa e com o mercado externo, sejam parceiros, fornecedores ou clientes;
  • Aumento da satisfação do cliente ao longo da jornada de compra;
  • Aumento da taxa de conversão de usuários em leads; e de leads em clientes;
  • Otimização do tempo para a finalização de uma venda;
  • Fidelização dos clientes;
  • Lucro.

Exemplos de ferramentas de DMP

Conheça 3 exemplos de ferramentas de DMP:

1. Tableau: é focada na geração de recursos visuais, como a criação de gráficos, tabelas etc, a fim de auxiliar e facilitar a visualização dos dados coletados.

2. Adobe Audience Manager: analisa os dados, ativando segmentos de público em tempo real.

3. Oracle BlueKai: possui um extenso e bem estruturado banco de dados.

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Sabendo da importância da DMP, ou Data Management Platform, é válido analisar as necessidades e o orçamento da sua empresa para providenciar a implementação dessa plataforma e, assim, melhorar o relacionamento com seus clientes e impulsionar os resultados do seu negócio.

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