Gerente de produção: o que faz, qual sua importância e perfil ideal

Atualizado em 26/08/21 - Escrito por nomusadmin na(s) categoria(s): Recursos Humanos

O gerente de produção é a pessoa responsável por controlar toda a produção da fábrica, garantido que metas, qualidade, quantias, prazos e custos estejam sob controle.

Esse cargo é fundamental para o sucesso da fábrica, já que sem gerenciamento a produção estará fadada ao fracasso.

Pensando nisso elaboramos esse artigo para falar mais sobre o gerente de produção para que você entenda:

  • O que um gerente de produção faz
  • Quais são suas principais tarefas
  • Qual é um bom perfil para gerente de produção

Venha comigo e vamos conhecer mais sobre esse cargo de gerencia na indústria:

O que um gerente de produção faz?

Bom, para começar, o gerente de produção é responsável por gerenciar a produção da indústria. Ou seja, ele precisa acompanhar o andamento da produção para garantir que:

  • As metas serão alcançadas
  • Os custos estejam sob controle
  • A qualidade esteja no padrão necessário
  • Os pedidos serão entregues no prazo
  • O chão de fábrica tem os materiais necessários
  • O chão de fábrica possui a mão de obra necessária
  • A manutenção esteja em dia

Em suma, este gerente precisa tomar decisões para garantir que a produção funcione de modo eficiente, liderando os setores envolvidos para trabalharem em conjunto e assim atingirem as metas.

Tarefas realizadas por um gerente de produção

Agora que entendemos de forma mais geral o que faz um gerente de produção, vale a pena aprofundar mais na prática e listar algumas das tarefas que devem ser executadas por esse profissional.

O objetivo é entendermos melhor qual a importância do gerente de produção e como ele impacta nos resultados da fábrica.

Vamos lá:

Acompanhar as atividades fabris

A principal função do gerente de produção é acompanhar as atividades fabris e garantir que tudo está funcionando da melhor forma possível, para que assim a empresa consiga alcançar as metas do período.

Coordenar o departamento de materiais

É preciso garantir que os materiais necessários para atender as ordens de produção do chão de fábrica estejam disponíveis no momento e quantia ideais. Sendo assim esse profissional deve liberar ou bloquear os pedidos de compra de matéria-prima conforme o necessário.

Mão de obra no chão de fábrica

Assim como os materiais, é função deste profissional garantir que o chão de fábrica possui a mão de obra necessária para atender todas as ordens de produção do período.

Supervisionar a manutenção

Para reduzir e evitar paradas na produção, é preciso manter as manutenções em dia e garantir que estão sendo feitas da forma correta. Lembrando que existem diversos tipos de manutenção, sendo elas: produtiva total, corretiva, preventiva e preditiva.

Garantia da qualidade

O gerente de produção também deve trabalhar com o time de qualidade para se certificar que os produtos fabricados estão com o padrão de qualidade esperado, sem defeitos e não conformidades.

Quantidade produzida

Para não sobrar ou faltar produtos e materiais no chão de fábrica, o gerente de produção precisa garantir que a empresa está fabricando a quantidade necessária para atender os pedidos dos clientes e a estratégia da empresa.

Controle de custos

Este gerente também deve controlar os gastos da empresa durante a produção, garantindo que estão sob controle e conforme o esperado.

Além disso, ele pode identificar formas de reduzir custos e evitar desperdícios para assim melhorar o resultado geral da empresa.

Trabalhar em equipe com o marketing e financeiro

Por fim também é preciso trabalhar em conjunto com o gerente de marketing e o gerente financeiro. Isso porque eles tem que estar em sintonia em relação a quantidade de vendas, prazos e metas da empresa.

Perfil de um bom gerente de produção

Agora que já passamos uma visão geral da função do gerente de produção em uma indústria e também suas principais tarefas, chegou a hora de listar quais são as características pessoais que podem ajudar esse profissional a obter sucesso em seu trabalho. Vamos lá:

Liderança

O gerente de produção precisa entender muito bem sobre liderança para coordenar todo o chão de fábrica e garantir que todos estão realizando suas funções de forma ideal.

Sem uma boa liderança dificilmente as diferentes partes de um processo produtivo irão trabalhar de forma coordenada afim de entregar o produto pronto, com a qualidade necessária e dentro do prazo.

Veja também:

Organização e disciplina

Se cumprir prazos e metas estão entre os principais objetivos desse cargo, é fundamental que o profissional que o execute seja organizado e disciplinado.

Isso porque para gerenciar tantos pontos ao mesmo tempo e fazer com que eles funcionem juntos, é preciso saber exatamente o que está acontecendo na fábrica.

Perfil analítico e gestão de projetos

Para gerenciar os materiais, custos e prazos, o profissional que deseja atuar como gerente de produção deve se dar bem com números e dados.

É preciso tomar decisões de acordo com que os números mostram, de forma data driven, e não se baseando em intuição.

Além disso, para colocar melhorias em prática, o profissional deve ser familiarizado com a gestão de projetos.

Proatividade e bom relacionamento

Este gerente não pode esperar que outros resolvam os problemas que acaba percebendo. Por isso é importante que essa pessoa seja proativa para encontrar problemas e aplicar soluções no dia a dia da fábrica.

Além disso, como esse profissional precisa liderar todo o chão de fábrica além de se relacionar com outros setores, é fundamental que seja uma pessoa que saiba manter um bom relacionamento com outros profissionais da empresa.

Como melhorar o desempenho do gerente de produção

Controlar toda a produção de uma empresa, desde os materiais até os prazos não é uma tarefa simples.

Se o gerente de produção da sua empresa não possuir uma ferramenta para auxiliá-lo em seu trabalho, dificilmente terá sucesso em organizar tantas atividades juntas.

Além disso, planilhas de Excel não são confiáveis porque estão vulneráveis a erros humanos, falhas no arquivo e até a perda de dados.

Por isso, é recomendado que a sua indústria possua um ERP especialista na gestão da produção capaz de auxiliar neste trabalho.

O Nomus ERP Industrial é a ferramenta da Nomus para exercer essa atividade e você pode ver uma demonstração do software para entender na prática como funciona.

Além disso deixo aqui uma entrevista que fizemos para que você entenda como uma ferramenta dessa pode impactar uma indústria. Confira:

Siga a Nomus e receba mais materiais

Se você gostou deste artigo recomendo que acompanhe a Nomus se inscrevendo em nossa lista de email gratuitamente, além disso, recomendo também que siga a Nomus na sua rede social favorita clicando abaixo:

Nomus ERP Industrial

Compartilhe esta matéria:


Tags:




Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: