Como contratar bons funcionários para sua fábrica


Atualizado em 3/05/22 - Escrito por Rafael Netto na(s) categoria(s): Recursos Humanos

Guia

Toda indústria precisa buscar a melhor equipe para conseguir atingir os resultados que busca. É por isso que a saber como contratar bons funcionários para sua fábrica é uma habilidade fundamental para o sucesso da operação.

Passos rápidos para contratar bons funcionários

Montei uma lista de dicas pequena e rápida mas que pode de fato ajudar sua busca por novos talentos para sua fábrica. Confira:

como contratar bons funcionários

1. Saiba quais são suas necessidades

Pode parecer óbvio, mas quem gerencia projetos, como o gerente de projetos, sabe que para trabalhar bem na área, o óbvio também precisa ser dito e explicado.

Com isso em mente, ao procurar funcionários para sua fábrica, busque entender muito bem o que sua fábrica de fato precisa e quem estão procurando.

Então faça uma análise macro da sua operação e defina qual a função que cada integrante vai desempenhar. Depois disso, liste o perfil que cada pessoa precisa ter.

Detalhe muito bem os requisitos de cada posto a ser preenchido, já que assim sua chance de ter um filtro bem sucedido será maior e diminuirá o seu trabalho com candidatos que não são ideais.

Caso não seja você quem irá de fato fazer a divulgação da vaga e a seleção inicial, certifique-se que a pessoa responsável entendeu completamente os requerimentos.

Veja mais sobre isso no artigo abaixo:

2. Faça uma avaliação da técnica, experiência e da personalidade

Trabalhar em uma fábrica pode exigir um bom nível de conhecimento técnico e experiência. Então é fundamental conferir o que o candidato lista no currículo, quais são suas experiências e também as referências que oferece.

A segunda parte é avaliar os aspectos comportamentais do candidato, sua personalidade, se ele é proativo, tem espírito de trabalho em equipe, se lida bem com a pressão no dia a dia, entre outros traços comportamentais.

Cuidado, pois é muito comum alguns gestores focarem muito no conhecimento prático e formal dos candidatos e acabam deixando de lado a questão da personalidade. Esse é um erro que você não vai cometer depois de ler esse artigo.

A principal questão em relação a importância da personalidade é que o conhecimento de determinada técnica é facilmente passado. Entretanto, mudar uma personalidade é uma tarefa dificílima se não impossível.

Para fechar, para contratar bons funcionários para sua fábrica você deve equilibrar a parte técnica e a comportamental. Não é possível separar uma da outra, ao contratar um funcionário você irá levar as duas.

3. Determine o hunting ground

Primeiro vamos definir o que é o hunting ground:

Na tradução literal seria o “terreno de caça”, mas no recrutamento o termo é usado para escolher o local certo para contratar bons funcionários para sua indústria.

Ou seja, para cada tipo de especialista de diferentes áreas de conhecimento, existem melhores locais para encontrá-los.

Por exemplo, se está a procura de alguém da área de tecnologia. O ideal é procurar em grandes cidades, com boas opções de faculdades ou empresas do ramo. Na hora de anunciar a vaga isso também é valido, ou seja, como é um profissional de tecnologia, você pode anunciar a vaga no linkedin e sites de vagas de empregos mais complexos, ao invés de usar o tradicional jornal.

4. Crie um ótimo anúncio da vaga

Por falar em anúncio, essa é uma peça chave para contratar bons funcionários para sua fábrica.

Crie um anúncio bastante claro e objetivo. Você deve detalhar os pré-requisitos mas deixar claro o que é obrigatório e o que é somente desejável. Isso porque você pode acabar afastando pessoas talentosas que não possuem algum diferencial que nem é tão importante para o cargo.

Além disso, informe bem qual é a função que a pessoa irá exercer e o que será esperado de seu trabalho.

O objetivo final é que o anúncio seja capaz de fazer uma pré-seleção de forma automática para você. Se o seu anúncio for genérico e faltar detalhes, mais currículos você terá que filtrar posteriormente, sobrecarregando as pessoas responsáveis pela organização do processo seletivo.

5. Lembre-se do ambiente da sua indústria

O funcionário que contratar irá embarcar com você para trabalhar na sua indústria e ainda não conhece como as coisas funcionam por lá. Por isso é natural que a pessoa leve um tempo para se acostumar.

Por isso, na hora de recrutar, busque pessoas que você acredita que se darão bem com o dia a dia, o ritmo de trabalho, a cultura organizacional da fábrica e os desafios comuns da vaga oferecida.

Por exemplo, se a hora extra for algo comum na sua rotina e da pessoa a ser contratada, é melhor validar se vale a pena chamar alguém que more muito longe ou que possua compromissos logo depois do expediente normal.

É importante também considerar se o ambiente da fábrica pode gerar conflito com a personalidade da pessoa. Por exemplo, se houver prazos apertados e a necessidade de fazer as coisas rapidamente, provavelmente uma pessoa que não lide bem com pressão no trabalho não irá se encaixar bem.

Agora que você já sabe contratar bons funcionários para sua indústria, aprenda a motivá-los

Agora que você já passou pelas dicas básicas, porém transformadoras, de como recrutar o funcionário ideal para sua fábrica, recomendo que baixe o Guia para motivar e aumentar a produtividade da sua equipe. Boa leitura!

Nomus ERP Industrial

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: