Compra industrial: como melhorar o processo de compras na sua indústria


Atualizado em 4/08/21 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Gestão de estoques e compras / Logística

Gestão financeira

A compra industrial é o processo de compras de uma indústria para manter a produção funcionando enquanto equilibra os níveis de estoque de materiais em um nível ideal. Ou seja, onde não falta estoque e nem sobra.

Além disso o setor de compras precisa conseguir encontrar fornecedores de qualidade que consigam entregar os produtos no prazo determinado, com a qualidade esperada e com o preço acessível.

Esse trabalho é muito importante em uma indústria, já que a redução de custos e os materiais são fundamentais para o sucesso da operação da empresa e também para que ela se mantenha competitiva no mercado.

Pensando nisso, montamos esse artigo com algumas dicas práticas para que o gestor de compras e a sua equipe possam ter mais sucesso no trabalho diário. Vamos lá:

Determine seu orçamento

O primeiro passo para ter sucesso na compra industrial é ter um orçamento bem definido para que a sua empresa não acabe gastando mais do que pode com aqueles materiais.

Estude qual o preço máximo que a sua empresa pode pagar por cada material para que eles não impactem no preço final do produto fabricado pela sua empresa.

Ao negociar com um fornecedor, deixe claro que se aquele preço não for atingido, a negociação não será viável para a sua empresa.

Escolha seus fornecedores

Com o orçamento determinado, chegou a hora de escolher quais serão os fornecedores da sua compra industrial.

Recomendo que leia o artigo onde ensinamos como escolher os melhores fornecedores para sua indústria.

De forma geral, monte um rank de fornecedores onde você possa qualificar cada um com suas características principais, como qualidade, confiabilidade, capacidade produtiva, relacionamento, entre outros.

Outra dica é fazer cotações com mais de um fornecedor para determinado material, dessa forma você terá mais cotações e poder barganha durante a negociação.

Um erro comum nessa etapa é fazer poucos orçamentos, dessa forma a empresa acaba perdendo o andamento do mercado, ainda que negocie com fornecedores de confiança.

Veja também: Como avaliar os fornecedores da sua indústria em 7 passos

Alinhe as compras industriais ao planejamento da empresa

O planejamento e controle da produção é responsável pelo gerenciamento de todo o processo produtivo da empresa. Por isso é importante que a suas compras industriais estejam alinhadas com o planejamento do período.

O ideal é que a sua empresa utilize um sistema PCP para controlar as compras de acordo em que o plano mestre de produção é feito e as ordens de produção são geradas.

Dessa forma o sistema será capaz de informar a sua equipe exatamente o que comprar, quando comprar e quanto comprar.

Um erro comum nessa etapa é não planejar as compras, dessa forma o setor de compras precisa improvisar, o que definitivamente não é bom para a empresa.

Não negligencie a qualidade

Muitas vezes quando o setor de compras de uma empresa barganha muito o preço e busca muito o fornecedor mais barato, acaba correndo o risco de perder qualidade.

As sugestões para resolver esse problema, são:

  • Exigir garantia sobre a qualidade dos materiais
  • Conhecer os limites dos seus fornecedores para não acabar ocorrendo atrasos ou ainda encerramento de contratos
  • Veja também esse artigo sobre como avaliar a qualidade dos materiais dos seus fornecedores.

Veja também: Controle da qualidade da matéria prima: você toma o devido cuidado?

Melhore a sua rotina de compras

Busque melhorar o seu processo de compra industrial de forma constante para criar um fluxo de trabalho otimizado e que gere bons resultados para sua empresa.

Busque conversar com as demais áreas da empresa para entender quais são suas dores em relação aos materiais e como você e a sua equipe podem melhorar o processo de compras para mitigá-las ou eliminá-las.

Um erro comum de gestão que também pode ser melhorado nessa etapa é a realização de manutenções preventivas na empresa. Dessa forma reduzem as compras emergenciais que prejudicam o andamento do setor de compras da empresa.

Além disso, evite que o setor de compras vire um ponto isolado da empresa, onde não interage com as demais áreas. Pelo contrário, o pessoal de compras precisa estar em constante contato com o restante da equipe.

eBook – Guia de compras para indústria: como melhorar processos e lucrar mais

Preparamos um ebook completo sobre a gestão de compras para indústrias e como melhorar seus processos para lucrar mais. Baixe clicando na imagem ou botão a seguir:

Defina metas para o setor de compras

Em uma indústria a compra industrial é um dos primeiros passos do processo até ser entregue ao seu cliente.

Dessa forma, se o setor de compras não estiver performando bem, ele pode impactar praticamente todas as outras áreas da empresa.

Dessa forma defina metas como cumprimento de prazos, qualidade do material, problemas com fornecedores etc.

Veja: Indicadores de desempenho: o que são, como montar e como medir

Kraljic Matrix

A Kraljic Matrix ou matriz de kraljic é uma ferramenta poderosa que pode ser utilizada na hora de realizar as compras industriais da sua empresa.

O objetivo é compreender quais são as prioridades de cada setor e onde o gestor de compras precisa se atentar.

Como você pode ver no quadro abaixo, a matriz é dividida em 4 quadrados de categoria dos materiais e 2 eixos do impacto financeiro e o risco de suprimento.

A matriz então pode ser interpretada:

  • Produtos rotineiros: que possuem pequeno impacto financeiro e incerteza;
  • Produtos gargalo: que possuem alta incerteza e baixo impacto financeiro;
  • Produtos para alavancagem: que possuem grande impacto financeiro e pouca incerteza;
  • Produtos estratégicos: que possuem alto impacto financeiro mas também alta incerteza de oferta;

Com esse modelo você será capaz de priorizar melhor as compras industriais e organizar o processo de compras da empresa.

Sistema para gerenciar compra industrial

Como você pode ver, o setor de compras em uma indústria tem uma importância enorme para o sucesso da operação, com a qualidade necessária e dentro do prazo.

Portanto, evite que a sua equipe tenha que realizar essa tarefa com planilhas de excel que muitas vezes contém erros e podem gerar conflitos.

Faço um convite para que assista uma demonstração do Nomus ERP Industrial e veja na prática como o sistema da Nomus pode auxiliar a sua equipe em todo o processo de compras.

Além disso, me coloco a disposição caso tenha alguma dúvida ou sugestão.

Um abraço e até a próxima!

Nomus ERP Industrial

Um comentário

  1. Gustavo Woltmann disse:

    Você realmente pesquisou muito bem.

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: