Gestão financeira industrial: 8 dicas campeãs para uma pequena indústria


Atualizado em 7/03/24 - Escrito por Pedro Parreiras na(s) categoria(s): Controle financeiro / Custos e Finanças / Estratégia

Gestão financeira

Uma das áreas mais importantes de uma indústria, é a gestão financeira. Nela são tomadas decisões que afetam todos os setores do seu negócio. Orçamentos, pagamentos, compra e venda de materiais, tudo isso passa pelo setor financeiro. Por isso, é vital que o gestor desse departamento possua uma grande capacidade de conduzir e entender os processos gerenciais, habilidade para avaliar as demandas e alocar os recursos de acordo com a necessidade dos setores, mantendo-os organizados e atendendo as demandas. Separei oito dicas incríveis que irão lhe mostrar o caminho das pedras para melhorar a sua gestão industrial. Confira:

Veja mais: 5 motivos para investir na gestão da informação do seu empreendimento

1. Busque sempre conhecimento em gestão de negócios

A maioria das sacadas do mercado financeiro são aprendidas apenas com o tempo, com a experiência de passar por certas situações. Outras, podemos aprender a partir de um case, um livro lido ou uma conversa entre amigos. Por isso, é mais do que necessário se manter atualizado, seja em relação às novas tecnologias, conceitos ou ferramentas. Uma das causas que, muitas vezes, acabam atrapalhando o aprendizado, é a falta de tempo,  principal motivo pelo qual é vital planejar e organizar a sua agenda. Desta forma, você tem tempo para aprender e colocar em prática os conceitos aprendidos, seja através de workshops, cursos de gestão financeira e de gestão de negócios. Existem algumas organizações que fomentam o aprendizado nestas áreas de gestão, negócios e de empreendedorismo. As que recomendo para você começar buscar conhecimento são:

2. Planeje efetivamente a gestão financeira industrial

A melhor maneira de conseguir realizar todas as tarefas que você precisa, é planejando-as corretamente. O planejamento vai permitir que você tenha uma visão mais clara de suas atividades, além de lhe apontar a melhor forma de realizar as atividades e antever prazos. Porém, planejamento é baseado em estimativas e métricas, então, saiba escolher e medir adequadamente os indicadores para um bom resultado do seu planejamento. O Business Model Canvas, ou Modelo de Negócios Canvas é um dos mais utilizados atualmente, e o SEBRAE disponibiliza esta ferramenta gratuitamente para você, o Sebrae Canvas. Este modelo de planejamento irá te ajudar no desenvolvimento das ideias do seu negócio ou repensar e ajustar um modelo já existente na sua gestão industrial

3. Organize e acompanhe a gestão do orçamento da sua indústria

No planejamento que será desenvolvido, haverá o orçamento anual. Nele estarão inclusos as projeções de receitas, de gastos, e o balanço da sua indústria.  Outro item que vale a pena constar no orçamento são os objetivos financeiros, acompanhado de um plano de metas, estudo de mercado e estratégia de preços do seu produto. A melhor forma de organizar estes dados é através de um sistema de gestão financeira, que irá, entre várias funções, mapear todo o percurso do dinheiro que circula na empresa. Desta forma, você elimina o uso de planilhas, minimizando a possibilidade de erros e apresentando uma visão mais fiel do setor financeiro da sua indústria, abrindo a possibilidade inclusive de criar um fluxo de caixa durante a sua gestão financeira industrial.

4.  Saiba administrar o fluxo de caixa

Como disse anteriormente, um bom software de gestão financeira está diretamente relacionado a um bom fluxo de caixa.  Erros no calculo de lucros, aumento de gastos sem retorno e outras ações incorretas prejudicam o seu fluxo de caixa e podem deixar a sua indústria em dificuldades e consomem tempo, esforço e dinheiro que poderiam ser empregados em tarefas que trazem bons resultados.

Uma vez por mês, ou mais regularmente, acompanhe o andamento dos números da sua empresa para verificar se o Planejamento Estratégico está sendo seguido e cumprido. É neste momento que alguns ajustes podem ser feitos para corrigir desvios que atrapalharão a saúde financeira da sua indústria no futuro.

Veja mais: 7 dicas para montar um fluxo de caixa eficaz

5. Organize seus documentos

Nem todo tipo de informação fica salva em um arquivo dentro do seu computador(ou na nuvem). Já que você precisa ter alguns documentos no papel, organize-os de uma forma simples e eficaz. Esta tarefa vai agilizar e diminuir o tempo dos seus processos gerenciais, além de evitar a perda daquele documento tão importante.

6. Nunca misture o seu dinheiro com o dinheiro da sua indústria.

Avaliando a gestão financeira em geral, algo que percebo acontecer(erroneamente) é a mistura do dinheiro de uma indústria para fins pessoais, ou o caminho contrário: usar verba pessoal para cobrir gastos do seu negócio. Acima de tudo, a sua indústria deve se sustentar com o dinheiro que ela gera. Quanto mais cedo você conseguir separar estas duas verbas, mais rápido conseguirá organizar o setor financeiro. Pois assim a sua vida pessoal e o seu negócio podem ser planejados sem um interferir no outro

7. Não comprometa o orçamento com excessos nas folhas de pagamento

Como diriam os especialistas do 3G em custos, eles é como as unhas, temos que cortar sempre. No caso do custo com pessoal, recomendo um cuidado especial, contratando em primeiro lugar a pessoa adequada para o cargo ou função, pois muitas vezes você pode precisar de duas pessoas para fazer um trabalho pior do que uma. Este gasto pode ser controlado planejando e avaliando a quantidade de funcionários em determinadas funções e gerenciando níveis de ociosidade, pois como diz o ditado, “tempo é dinheiro”.

Dentro dos custos com pessoal, é fundamental planejar desde o início do ano as saídas de caixa esporádicas, que se não tiverem uma verba reservada, poderão demandar empréstimos com taxas de juros abusivas e comprometer suas margens. Abaixo listo alguns exeplos dessas saídas:

Veja mais: Como motivar e conquistar a parceria dos colaboradores de uma fábrica

8. Planeje, planeje e planeje

O bom planejamento sempre leva em consideração os próximos passos. Por isso, a cada etapa concluída, dever ser feita uma avaliação para propor novos planos estratégicos e atualizar os que estão em andamento. Desta forma, sabemos por onde passamos, onde estamos e qual será o próximo passo. Se tiver alguma dificuldade com esta etapa, veja o documento que o SEBRAE elaborou com algumas orientações para ajudar você na elaboração do seu planejamento.

E os outros setores?

Com comprometimento, planejamento, seguindo estes passos e um bom software de gestão financeira é possível ter uma gestão equilibrada e saudável do setor financeiro da sua indústria.

Além da área financeira, para os outros setores do seu negócio, a Nomus possui as melhores soluções para ajudar na gestão da sua indústria, entre em nosso site e conheça mais alternativas para uma gestão completa do seu negócio.

Veja como funciona o módulo de gestão financeira do Nomus ERP Industrial

Software ERP para controle financeiro

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: