Sistema de gestão financeira: o que é, como funciona e como escolher o melhor


Atualizado em 6/03/24 - Escrito por João Pedro na(s) categoria(s): ERP

Software ERP para controle financeiro

Sistema de gestão financeira é um software ou uma plataforma digital desenvolvido para administração de recursos financeiros. É possível encontrar sistemas limitados à gestão desse departamento ou módulos completos de gestão financeira em sistemas integrados.

Uma boa plataforma permite monitorar os resultados da sua empresa, acompanhar contas e o fluxo de caixa, etc. Ela pode exigir preenchimento manual, caso você utilize um software limitado, ou coletar os dados automaticamente dos outros setores da sua empresa.

Descobrir o que é, as possibilidades e limitações dos sistemas de gestão financeira permitirá você contratar o software mais adequado para as necessidades da sua empresa. Escrevi este artigo para nessa decisão, então confira atentamente até o fim.

Faça uma boa leitura!

Confira os tópicos:

sistema de gestão financeira

O que é um sistema de gestão financeira? Para que serve?

Um sistema de gestão financeira é um software ou a parte de um sistema maior, completo e integrado, que oferece funcionalidades de administração financeira para sua empresa. Ele normalmente otimiza e até automatiza várias tarefas e processos, diminuindo desperdício de recursos, ganhando tempo e evitando erros humanos de digitação e gestão de documentos.

Por que ele é importante? Bom, muitas empresas iniciam sua digitalização por meio de planilhas de controle financeiro. Ferramentas gratuitas e práticas, cada uma com uma função, que permitem controlar diversas operações, como as finanças, o fluxo de caixa e o estoque. Nós mesmos oferecemos algumas em nosso blog (exemplo de planilha de controle de fluxo de caixa).

O problema é que conforme seu negócio cresce, as planilhas não dão mais conta de tantos dados e você precisa de integração entre eles. É aí que entra o sistema de gestão financeira, conectando informações, automatizando operações, e exercendo outras funções que facilitam muito a sua gestão financeira.

No entanto, note que há diferenças bem claras no ganho de eficiência na hora de optar por um sistema que apenas faz gestão financeira ou por um sistema integrado, completo, como um ERP.

Um sistema que faça apenas gestão financeira exigirá diversos preenchimentos manuais e pode não ser integrável a outros setores da sua empresa, como produção, vendas, e estoque. Se for possível integrar, pode custar mais para cada setor que você precisar de um sistema novo. 

Agora, um ERP, que se trata de um sistema de gestão integrada, que tenha um bom módulo financeiro ou de contabilidade trará todos esses benefícios conectados em sintonia com os outros departamentos. 

Mas é importante notar que mesmo entre os ERPs há diferenças que devem impactar na sua decisão. O sistema de gestão integrada pode ser generalista – ter as funções básicas de todos os setores – ou ser especialista. Entre as opções com foco neste ou naquele setor, é possível encontrar ERPs para restaurantes, varejo e indústrias, por exemplo.

Leia mais: Nomus ERP Industrial X ERP Simplista: qual a diferença?

Como funciona um sistema de gestão financeira?

De forma geral, um sistema de gestão financeira funciona coletando dados (inseridos por você ou através da automação), processando e entregando os relatórios, documentos, cálculos etc desejados.

Ele oferecerá funcionalidades que deixarão esse setor administrativo mais eficaz, relacionadas a boletos bancários, fluxo de caixa, conciliação bancária, contas a receber e a pagar, entre outros. 

Agora, cada sistema oferecerá recursos próprios e específicos. Um ERP, por exemplo, integrará o módulo de gestão financeira a outros departamentos da empresa e oferecerá funcionalidades desenvolvidas para o setor de mercado que atende.

Principais recursos e funcionalidades de um sistema de gestão financeira

Os principais recursos e funcionalidades de um sistema de gestão mudam com o tempo, pois conforme as tecnologias e plataformas avançam, o que é novidade hoje, vira básico amanhã. Por isso, uma boa referência são as funcionalidades do módulo financeiro do Nomus ERP Industrial, que é mais robusto do que muitos sistemas que são focados apenas nesse departamento.

Benefícios práticos

  • Acompanhar contas de forma integrada com vendas, faturamento, compras, e recebimento;
  • Cobrar clientes para reduzir atrasos e inadimplência;
  • Emitir boletos bancários com registro para facilitar o processo de cobrança;
  • Fazer conciliação bancária com importação do extrato do banco;
  • Identificar oportunidades de aumento de lucratividade;
  • Monitorar fluxo de caixa;
  • Programar atividades de vendas, cobrança de clientes, compras e outras;
  • Monitorar o resultado financeiro da empresa em tempo real;
  • Organizar programação de pagamento de fornecedores e impostos para reduzir atrasos e multas;
  • Registrar todos os pagamentos e recebimentos com agilidade e precisão.

Funcionalidades básicas

Contas a Receber

Monitore as contas a receber e as integre às suas vendas e faturamento, registrando também os recebimentos a partir da conciliação bancária.

Contas a pagar

Integre seus futuros pagamentos às compras e recebimentos, e registre valores de saída da conciliação bancária.

Transferência bancária

Monitore todas as transferências entre contas a partir da conciliação bancária.

Conciliação bancária

Faça a conciliação de todos os pagamentos, recebimentos e movimentações financeiras importando o arquivo OFX do seu extrato bancário.

Painel financeiro

Acompanhe em tempo real a situação, o desempenho e o resultado financeiro da sua empresa.

Fluxo de caixa

Monitore a projeção do fluxo de caixa da empresa, de forma totalmente integrada aos processos de faturamento e recebimento.

Boletos bancários com registro

Emita boletos bancários para todas as contas a receber de uma vez só ou uma a uma, também emitindo arquivos de remessa para o banco e importando arquivos de retorno para conciliação automática.

CRM Financeiro

Cobre clientes inadimplentes, acompanhe os que possuem maior volume financeiro e faça o controle dos pagamentos em atraso.

Exemplo de sistema de gestão financeira

Para saber melhor como funcionam as funcionalidades acima, recomendo que assista uma demonstração prática do Nomus ERP Industrial. Nela você vai ver, passo a passo, como profissionalizar a gestão financeira da sua empresa: 

Como escolher o sistema de gestão financeira? Qual o melhor?

A escolha do sistema de gestão financeira da sua empresa precisa considerar critérios como preço e funcionalidades básicas, mas não acaba por aí.

Você deve conferir os limites e possibilidades da plataforma, e por qual caminho o desenvolvimento do software está seguindo – ou seja, se ele é especialista no setor e apresentará funcionalidades próprias para suas necessidades.

Também é importante conferir a qualidade do suporte, assim como a qualidade e agilidade da implantação. Para isso, o ideal é conferir os casos de sucesso do sistema e ver se a realidade desses clientes dialoga com a sua.

Com todas essas informações à mão, já aconselhamos um critério bem objetivo. Considere contratar sistemas integrados, não os que são apenas para gestão financeira.

Há muitos ERPs que oferecem tantas ou até mais funcionalidades para esse departamento quanto plataformas que são desenvolvidas apenas para ele. Quer um exemplo? Confira esta demonstração do Nomus ERP Industrial.

Depois disso, considere que sua empresa possui necessidades específicas e que nem todo sistema vai atendê-las. Um sistema feito para restaurantes vai ser ideal para uma pizzaria, mas se você tem uma fábrica de queijo, precisa de um ERP Industrial

Sistema de gestão integrada x financeira: qual o melhor?

Um sistema de gestão financeira tem como suposta grande vantagem ser especializada em funcionalidades para esse departamento. A questão é que essa comparação só é válida quando feita com um sistema de gestão integrada básico e genérico.

Um bom ERP, por exemplo, costuma ter módulos financeiros bem desenvolvidos e alguns, como no caso do Nomus ERP Industrial, conseguem oferecer mais recursos do que sistemas especialistas no financeiro.

Agora, vamos considerar uma situação mais igualitária. Um sistema de gestão financeira com x funcionalidades versus um sistema de gestão integrada com as mesmas x funcionalidades está em desvantagem.

Você precisa otimizar a empresa toda, não só um departamento. Aí, se ficar apenas com uma plataforma de administração financeira, vai acabar gastando com softwares para cada uma das outras áreas da empresa.

Enquanto isso, um sistema integrado oferece funcionalidades para tudo, em maior ou menor escala, e ainda conecta as informações. Optar pelo melhor fica mais fácil se colocarmos dessa forma.

Evolua sua gestão financeira com um sistema robusto e especialista

Um sistema de gestão financeira é ótimo para sua empresa, mas melhor do que isso é um ERP especialista. Sistemas integrados como ERP oferecem módulos para cada departamento e conectam as informações para cruzar dados, emitir relatórios completos e tomar decisões baseadas em fatos de toda empresa.

Quero te provar isso com apenas um vídeo rápido: assista à demonstração do Nomus ERP Industrial e veja como um sistema especialista em indústria muda completamente a gestão financeira da sua fábrica, assim como de todos os seus departamentos.

Mas caso você prefira consultar um especialista da indústria para te apresentar o sistema e como ele servirá sua empresa, agende um horário agora e meus colegas terão total prazer em atendê-lo.

Obrigado e vamos em frente!

Software ERP Para controle dos custos

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: