ERP para fábrica de Rodízios: os benefícios práticos da ferramenta


Atualizado em 27/07/22 - Escrito por Bianca Xavier na(s) categoria(s): Processos e Organização / Produção

Nomus ERP Industrial

Na KMB Rodízios, os benefícios oferecidos pelo Nomus ERP Industrial foram diversos, trazendo agilidade aos processos industriais, simplicidade na organização dos dados da empresa, autonomia para as áreas e uma grande economia de tempo útil dos colaboradores.

Com isso, a liberação dos pedidos e o planejamento da produção se tornaram mais rápidos e fáceis, traduzidos em vantagens concretas para os negócios da KMB, o que a tornou mais um caso de sucesso da Nomus.

Assista a entrevista com a diretora da KMB Rodízios, Mônica Ossuna:

Inscreva-se no canal do Youtube da Nomus

Disponível também em formato de Podcast:

Inscreva-se no Podcast Nomus

Sobre a KMB Rodízios

A KMB Rodízios é uma fábrica de rodízios atuante desde 2002, localizada na cidade de São Paulo (SP).

Atualmente, seus processos se organizam em um complexo fabril formado por dois galpões, onde ocorrem as atividades de produção, montagem e armazenamento dos produtos.

A empresa possui uma ampla linha de rodízios, desde produtos mais leves até produtos reforçados, atendendo inúmeras necessidades de mobilidade, como de móveis domésticos, vasos, suportes ou mesmo para uso industrial.

Praticamente toda a produção dos rodízios é feita na fábrica da KMB, sendo apenas um processo terceirizado, o de zincagem dos materiais.

Para entrar em contato com a KMB Rodízios você pode acessar o site da empresa, ligar ou mandar mensagem para (11) 99483-6479 ou utilizar o e-mail [email protected]

Escolhendo um ERP para o negócio

Antes da escolha do Nomus, a empresa utilizava um sistema criado através do Access, uma ferramenta que permite a criação de aplicativos de bancos de dados. De maneira complementar, eram utilizadas também planilhas no Excel.

No entanto, o que a diretora da empresa relata, é que com o tempo e o aumento do volume de informações de sua organização, o aplicativo se tornou muito lento e deixou de atender suas necessidades de agilidade e praticidade.

Outra particularidade da empresa que não estava sendo atendida adequadamente pelas soluções adotadas, era o uso de dois CNPJ’s.

Além disso, a lentidão para acesso ao sistema e a debilidade na consulta de informações necessárias estavam sendo prejudiciais para a gestão da produção, já que atrasavam a liberação de pedidos.

Com tudo isso em mente, a diretora buscava alguns pontos chave que o sistema da Nomus foi capaz de atender, como:

  • Administração de mais de um CNPJ;
  • Interface intuitiva;
  • Abrangência de inúmeras funções;
  • Liberação de todas as tabelas.

Após conferir as funcionalidades do sistema através de uma plataforma teste, a diretora percebeu que a compreensibilidade do ERP permitiria uma migração mais simples. Dessa forma, ela optou pela contratação do Nomus ERP Industrial.

Processo de implantação do sistema

Na KMB, a implantação do sistema Nomus foi feita de maneira remota, o que não representou nenhuma dificuldade adicional, segundo a diretora da empresa.

Isso porque os profissionais de implantação da Nomus possuem o conhecimento necessário para entender as dificuldades particulares ao dia a dia de indústrias de diferentes segmentos. 

Dessa forma, as soluções dadas ao cliente eram personalizadas de acordo com as suas questões específicas, de maneira ágil e eficiente.

Como o sistema anterior era mais limitado, e possuia menos possibilidades de cadastramento de informações, a adaptação para o Nomus exigiu um certo esforço da equipe da KMB, como é comum nesse tipo de processo.

Mesmo assim, todos os colaboradores foram capazes de absorver as informações necessárias para utilizar o sistema de maneira correta em tempo hábil, sem conferir obstáculos à produção da indústria.

Não somente a equipe, mas também o sistema foi capaz de se adequar às necessidades da empresa, se adaptando ao que a empresa requeria.

Com produtos formados a partir de diversos componentes, um receio da empresa era não conseguir controlá-los adequadamente.

No entanto, o Nomus foi capaz de suprir essas necessidades.

As partes do sistema mais utilizadas pela KMB Rodízios são:

  • Administrativa (compras, cadastro, vendas etc.)
  • Produção (controle de produção, geração de ordem de produção, controle de estoque)

Além disso, a empresa ganhou muita agilidade na liberação dos pedidos utilizando as funcionalidades de análise de crédito e controle de cobranças, já que, anteriormente, todo esse processo era feito manualmente pela área financeira da empresa.

Na parte de controle de cobranças, as funções de aviso de vencimento, lembretes do dia, cobrança pós-vencimento etc., viabilizaram a cobrança correta dos seus clientes, liberando tempo dos colaboradores para outras atividades.

Como a empresa possui uma tarefa de produção terceirizada, o módulo de controle de produção em terceiros tem se mostrado eficiente para o acompanhamento deste processo, já que é capaz de controlar a saída e o retorno do material. 

Outra possibilidade que o sistema da Nomus permite, e que conferiu à empresa um alto controle de seus processos, é a extração das tabelas de cada módulo. 

Com isso, se tornou possível avaliar seus dados de maneira simplificada, o que proporcionou a otimização dos processos da KMB.

Veja também: Quanto custa um sistema de gestão ERP para pequenas e médias indústrias?

Resultados obtidos na empresa

Os principais problemas da empresa, que eram as poucas variedades do sistema anterior e sua lentidão operacional, foram resolvidas com sucesso. 

Na parte financeira, muitas tarefas foram automatizadas e a área ganhou autonomia para realizar suas tarefas. Dessa forma, também foi liberado muito tempo que se tornou disponível para outras tarefas importantes.

Já na gestão dos processos, a ferramenta do Dashboard foi capaz de otimizar os processos através da fácil disponibilização das informações necessárias.

Mesmo com uma lista de mais de 1500 componentes e uma etapa da produção terceirizada, o sistema da Nomus vem suprindo todas as necessidades de controles da KMB, facilitando a rotina de gestão da empresa.

Com tudo isso, podemos afirmar que a gestão da empresa ganhou muito em:

  • Agilidade;
  • Simplicidade;
  • Autonomia;
  • Economia de tempo;
  • Ajuda na tomada de decisão.

Dicas para a escolha de um ERP

Para Mônica Ossuna, diretora da KMB, uma característica indispensável para um sistema ERP é o fácil acesso a todas as informações no formato de planilhas do Excel, através da ferramenta Dashboard, permitindo controles individuais da escolha do usuário.

Outros pontos muito importantes são a agilidade, a rapidez com a qual o sistema opera e a possibilidade de acesso remoto, ou seja, o funcionamento em nuvem.

Além disso, o atendimento da empresa e, especialmente, o conhecimento da equipe de implantação sobre a rotina do chão de fábrica foi essencial para uma adaptação mais tranquila.

Assista à uma demonstração do sistema

Sabendo de todas as vantagens que o Nomus ERP Industrial pode proporcionar para sua indústria, convidamos você a entender como funciona o nosso sistema e entrar em contato com os nossos especialistas.

Para entender todas as utilidades do ERP Nomus, você pode acessar uma demonstração do sistema e conferir todos os seus módulos.

Ou, caso prefira, você pode agendar uma conversa com um especialista Nomus, sem qualquer compromisso, para que o profissional te diga as vantagens que o sistema pode trazer ao seu negócio.

Sinta-se à vontade para utilizar nossos canais de comunicação para tirar dúvidas ou oferecer sugestões.

Nomus ERP Industrial

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: