10 razões para sua fábrica usar um software para controle da produção

Atualizado em 12/02/19 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Produção

Software ERP Para controle da producao

O controle da produção é uma das etapas do PCP e é fundamental para qualquer indústria no mundo. Sendo assim, utilizar um software para controle da produção é quase obrigatório para qualquer indústria que deseje alcançar o sucesso.

Para fazer o controle da produção você tem algumas opções:

A planilha de Excel é uma solução rápida e barata para indústrias que estão começando. Entretanto, cuidado, o Excel é cada vez menos confiável conforme sua indústria cresce.

As planilhas podem conter erros na fórmula, geram conflitos de versões, falhas de segurança e não integram com o restante da gestão da sua indústria.

A solução ideal é utilizar um software para controle da produção o quanto antes.

Vou detalhar quais são as principais funcionalidades e vantagens dessa ferramenta. Confira:

Benefícios de utilizar um software para controle da produção

  • Gerar ordens de produção para organizar o trabalho na fábrica aumentando a produtividade de seus operadores e reduzindo problemas de qualidade.
  • Controlar o estoque com facilidade e reduzir perdas de materiais usando um registro da quantidade de materiais efetivamente consumida nas ordens de produção.
  • Aumentar a produtividade e reduzir perdas de produção a partir do controle da fabricação de produtos, geração de aparas e refugos nas ordens de produção.

Os benefícios são muitos e sem dúvidas vale e muito utilizar um software para controle da produção. Mas afinal, como escolher um bom software para controle da produção?

Para ajudar a sua pesquisa, vou listar abaixo algumas funcionalidades que acho fundamentais para um software de controle da produção. Confira:

Funcionalidades importantes em um software para controle da produção

Lista de materiais

A primeira funcionalidade importante é ser capaz de criar a lista de materiais de todos os seus produtos acabados e semi-acabados informando a quantidade necessária para a fabricação.

Exemplo de lista de materiais no software para controle da produção – Nomus ERP Industrial

Funcionalidades avançadas na lista de materiais

A ferramenta que escolher precisa ser capaz de controlar produtos preferenciais, alternativos, opcionais, co-produtos, subprodutos e produtos fantasma na lista de materiais.

Além disso, é importante criar múltiplas listas de materiais para o mesmo produto e reutilizar as listas de materiais para facilitar a manutenção da engenharia de seus produtos.

Configuração de produto para montagem sob encomenda

Na questão da configuração, você é capaz de criar configurações personalizadas para o mesmo produto escolhendo produtos opcionais, preferenciais e alternativos. Assim sua indústria será capaz de customizar o produto para atender a demanda de cada cliente.

Importação de arquivos de engenharia

Outra funcionalidade interessante é, se necessário, importar arquivos de engenharia para gerar ordens de produção atendendo pedidos de venda de produtos com engenharia sob encomenda.

Geração de ordens de produção

Esse é um dos pilares de um software para controle da produção, você precisa ser capaz de gerar ordens de produção para diversos cenários: produção para estoque, produção sob encomenda, produção com ordens pais e filhas.

Emissão de documento da ordem

Economize tempo gerando documento PDF personalizado da ordem de produção com informações importantes para os operadores no chão de fábrica, como por exemplo: lista de materiais e roteiro da ordem de produção.

Emissão de etiquetas para identificação da ordem

Outra vantagem de um bom software para controle de produção é a geração de etiquetas com layout personalizado para identificação de produtos fabricados.

Exemplo de etiqueta no software para controle da produção – Nomus ERP Industrial

Requisição de materiais para a produção

Com a ferramenta você será capaz de requisitar materiais consumidos na ordem de produção integrado ao controle de estoque, controle de rastreabilidade por lote/série e controle de custos.

Reporte da produção

Mantenha o registro com reporte da produção efetuada nas ordens integrado ao controle de estoque, controle de rastreabilidade por lote/série e controle de custos.

Reporte de subprodutos e co-produtos

É possível ir mais a fundo e registrar os subprodutos e co-produtos gerados nas ordens de produção possibilitando o controle de perdas e produção conjunta.

Qual software para controle da produção recomendado?

Se você buscar na internet existem algumas opções de software para controle da produção no Brasil, mas atenção, verifique se a ferramenta que escolher possui de fato essas funcionalidades que listei acima.

O que acaba acontecendo é que a grande maioria dos softwares de gestão do mercado são feitos para empresas de serviços e não são capazes de gerenciar uma indústria.

Sendo assim, a minha recomendação é que conheça o Nomus ERP Industrial.

O Nomus ERP Industrial é um software de gestão para indústrias projetado por Engenheiros de Produção e é a ferramenta que utilizo diariamente com meus clientes.

É importante que assista uma demonstração da ferramenta para conhecer como funciona na prática.

Para fechar, você também pode ver estudos de caso com gestores de indústrias que utilizam o Nomus ERP Industrial diariamente.

Espero que esse material tenha ajudado sua busca e fique a vontade para entrar em contato caso ainda tenha dúvidas.

Software ERP Para controle da producao

Compartilhe esta matéria:


Tags:


Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ e especialista em implantação de sistemas de gestão Industrial na Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal-mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.



Receba no seu email.

Os melhores artigos, ebooks e planilhas de gestão da produção industrial, gratuitamente, no seu email.



Software ERP para sua indústria: Nomus ERP


Junte-se a 47.312 gestores e profissionais da indústria

Receba dicas semanais de engenheiros de produção direto no seu email e turbine sua a gestão da sua indústria. Inscreva-se gratuitamente:


Seu email está seguro e você nunca receberá spam