[PLANILHA GRÁTIS] Descubra o impacto da produtividade no seu lucro

Atualizado em 27/03/17 - Escrito por Rômulo Henrique na(s) categoria(s): Gestão de capacidade produtiva / Produção

Visando auxiliá-lo na gestão da produtividade da sua industria criamos a planilha: “Impacto da produtividade no seu lucro”, com o objetivo de demonstrar o impacto da variação da produtividade no seu lucro.

Na planilha, através de variações dos custos fixo, custos variáveis, ajustes de capacidade e variação de produtividade, você pode simular o impacto da produtividade no resultado da sua empresa. Além disso, você também pode utilizá-la para selecionar os produtos mais rentáveis.


Download grátis da planilha: “Impacto da produtividade no seu lucro”


Calculando a produtividade da sua fábrica

Os processos produtivos das indústrias de bens e serviços em geral são constituídos das seguintes etapas:

  • Fatores de produção (recursos, inputs);
  • Processamento;
  • Saída de produtos ou serviços (outputs).

Com o intuito de mensurar o quanto eficaz está sendo a etapa de processamento das industrias, surgiu a necessidade de calcular a produtividade. Isso pode ser feito através da divisão dos ”outputs” (Saída de produtos e serviços) sobre ”inputs” (Fatores de produção). Com o valor encontrado, é possível visualizar a relação da quantidade produzida por fator de produção utilizado.

Outra medida interessante nas indústrias, para tomadas de decisões, é a divisão do ganho (margem de contribuição) sobre o fator limitante da produção (hora produtiva, matéria-prima escassa, entre outros) o valor encontrado possibilita verificar o quanto se esta ganhando para cada unidade do fator limitante da produção utilizado.

O que fazer para ser mais produtivo?

Para ser produtivo a indústria pode seguir os seguintes caminhos:

1) Produza e venda mais com os mesmos recursos

Para produzir mais e vender mais com a utilização dos mesmos recursos, é importante o gestor identificar as causas das perdas de produtividade e atuar sobre elas. Estas causas podem ser, por exemplo:

  • Máquinas paradas
  • Falta de matéria-prima em estoques
  • Qualidade ruim dos produtos fabricados (retrabalho)
  • Entre outros dependendo do seu negócio.

Ao resolver as causas da perda de produtividade o processos produtivo irá melhorar impactando no aumento da receita bruta, como também, no aumento do ganho (margem de contribuição). Desta forma o resultado da empresa também irá melhorar. O resultado será um lucro maior!

Visto que os custos diretos são proporcionais ao volume de produção, eles também irão aumentar. Entretanto, será proporcional ao aumento do volume de produção. Já os custos fixos irão ficar inalterados caso não haja demissões, investimentos na produção ou modificação de outros custos fixos.

Veja mais: Reduza custos e aumente os lucros com o conceito do Just in Time

2) Mantenha o volume de produção e vendas com a utilização de menos recursos

Outra maneira de ser mais produtivo é através da redução dos custos fixos de produção. Estes custos fixos, em geral, podem ser:

  • Gastos com energia elétrica
  • Custos de pessoal
  • Entre outros dependendo do seu negócio.

Ao reduzir os custos fixos e manter o volume de produção e vendas constantes, os ganhos (margem de contribuição) se manterão inalterados, pois os custos variáveis não irão sofrer alteração (produção constate). Entretanto, como haverá redução dos custos fixos o resultado da empresa irá melhorar pois o valor subtraído do ganho para chegar ao resultado será menor. O resultado será um lucro maior!

Veja mais: Descubra o que são custos fixos, variáveis, diretos e indiretos

3) Como o Nomus PCP pode fazer a sua em empresa ter maiores lucros

Com o Nomus PCP (Planejamento e controle da produção) é possível melhorar a gestão da produção através dos módulos Engenharia, Produção, Programação Fina, Chão de Fábrica e Custos Industriais. Com o investimento no Nomus PCP a sua empresa ficará mais produtiva, tendo ganho em horas produtivas e melhorias de processos e como consequência aumento dos lucros. O resultado será um lucro maior!

De acordo com a planilha: “Impacto da produtividade no seu lucro” é possível visualizar que embora você possa ter um aumento do seu custo fixo (Investimento em gestão da produção) o seu lucro irá aumentar devido ao ganho em produtividade e melhorias de processos. Sendo compensador o investimento na gestão da produção através do Software Nomus PCP.


Compartilhe esta matéria:

Engenheiro de Produção formado pelo CEFET, possui experiência com PCP, Supply chain e qualidade.