Atualizado em 18/06/24 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Estratégia / Processos e Organização / Produção
O que é Kaizen? Kaizen é uma palavra em japonês que significa “mudança para melhor” e hoje em dia é usada como filosofia de melhoria contínua em geral. Seja pessoal, social ou profissional.
De acordo com o kaizen, sempre é possível melhorar, você deve implantar melhorias diariamente, sejam elas na gestão da empresa ou nos colaboradores e gestores. Vale ressaltar que as melhorias devem idealmente ser graduais e nunca bruscas, visando não perturbar o equilíbrio da empresa.
Neste artigo vou introduzir o tema focado no último aspecto, o profissional, e mais especificamente para a gestão industrial, já que é o tema principal deste Blog.
Já posso adiantar que a filosofia Kaizen é extremamente valiosa para a gestão industrial, já que entre seus benefícios, estão: reduzir custos e aumentar a produtividade.
Então se você quer saber o que é Kaizen, como essa metodologia funciona e como colocá-la em prática, leia o artigo até o final.
(Ah, se você considerar esse material valioso e que ajudou de alguma forma, não esqueça de compartilhar com sua rede de contatos)
Para baixar o manual do Kaizen em PDF basta clicar abaixo:
A filosofia Kaizen de melhoria contínua surgiu no meio industrial do Japão, logo após a segunda guerra mundial, na década de 50.
A economia do Japão estava com sérias dificuldades devido aos custos e perdas da guerra. Com isso as condições de trabalho dos operários japoneses eram precárias, ainda mais com leis trabalhistas impostas durante a ocupação americana do país.
Os sindicatos lutavam por melhores condições de trabalho e quando a ocupação americana chegou ao fim, o governo do japão iniciou uma série de estudos e ações para reestruturar a economia e as empresas do país.
A partir daí surgiu a metodologia Kaizen de melhoria contínua que conhecemos hoje.
Juntou-se metodologias de autores como William Edwards Deming e Jules Henri Fayol com a filosofia Kaizen que já fazia parte da cultura japonesa e foi criado esse sistema de melhoria contínua que visa o melhoramento da empresa e seus processos mas também principalmente do colaborador que trabalha nela.
Diversas indústrias japonesas aplicaram a filosofia para se tornarem cada vez mais competitivas e se tornaram referências mundiais, o que acabou globalizando o Kaizen.
A Toyota é um ótimo exemplo de indústria que usa o conceito Kaizen e se tornou objeto de estudo de gestores de todo mundo.
O principal responsável pelo surgimento da filosofia foi o professor Masaaki Imai, que é considerado hoje o “pai do Kaizen”. Masaaki é fundador do Kaizen Institute e lançou o livro “Kaizen – The secret to Japan’s competitive success” que é um dos mais importantes do assunto.
Veja também: 5 metodologias japonesas para trazer disciplina e crescimento para sua indústria
Para entender melhor a filosofia, vou listar alguns dos principais “mandamentos” do Kaizen, confira:
Veja, abaixo, o infográfico com os mandamento Kaizen:
Como falei anteriormente, a ideia principal do Kaizen é a melhoria contínua. Ou seja, há sempre espaço para melhoria e você deve melhorar um pouco mais a cada dia.
Como o Kaizen é mais uma filosofia do que uma técnica específica, ele pode ser aplicado em todas as áreas da empresa. Desde o chão de fábrica ao setor administrativo.
Todos os colaboradores da fábrica são responsáveis por identificar gargalos e ineficiências, em todos os níveis da empresa, e poderão sugerir melhorias para os problemas identificados.
O Kaizen visa melhorias em produtividade, eficácia, segurança e redução de desperdícios. Quem segue a filosofia ainda encontra mais benefícios, como:
O objetivo do Kaizen é reduzir desperdícios ao eliminar produção além do necessário, melhoria da qualidade, melhoria da eficiência, redução de tempo ocioso e redução de atividades desnecessárias.
Tudo isso significa economizar dinheiro e transformar perdas em lucros.
A filosofia do Kaizen foi feita para melhorar processos de manufatura no chão de fábrica japonês, e foi um dos elementos que levou ao sucesso das indústrias japonesas com alta qualidade e baixos custos. Entretanto, é possível aplicar o Kaizen e colher seus frutos em toda a indústria, basta pensar nos processos e adaptar a sua realidade.
Agora vou listar algumas empresas reais que utilizam a filosofia Kaizen para alcançar a melhoria contínua dos seus processos. Confira:
É praticamente impossível falar de Kaizen sem citar o caso da Toyota, já que a filosofia de melhoria contínua está totalmente implantada na empresa. O engajamento dos funcionários é tanto que a empresa tem uma doutrina própria intitulada de “Toyota Way” que possui diversos elementos alinhados ao Kaizen.
O Kaizen é uma parte essencial da Toyota e do Sistema Toyota de Produção, já que o próprio Kaizen significa que nenhum processo é perfeito e entende que sempre há espaços para melhorias, um pensamento que a Toyota aplica a todos os níveis de operação.
Os membros da Toyota estão cientes de seus papéis seguindo as premissas do Kaizen e a responsabilidade de cada um em descobrir novas maneiras de melhorar a performance da operação.
A atitude positiva requerida pelos princípios do Kaizen ajuda com que os colaboradores da empresa foque em o que deveria ser feito ao invés de apenas o que pode ser feito.
Os colaboradores da Toyota recebem incentivos para encontrarem práticas ineficientes e criarem formas de melhorá-las e a aplicação efetiva do PDCA ajuda a tomar decisões mais rapidamente.
Leia também: Variações do PDCA: conheça o PDSA, PDCL e SDSA
A Toyota é a mais famosa quando o assunto é o Kaizen, mas o que talvez você não saiba é que a Ford também usa a filosofia.
Em 2006, Alan Mulally, que era vice presidente da Boeing e estava familiarizado com o Kaizen, se tornou o CEO da Ford e ajudou a empresa a se focar na eficiência de seus processos, e isso recuperou a empresa da crise do final da primeira década dos anos 2000.
A produção enxuta é primordial para a Nestle, já que eles possuem uma missão de reduzir desperdícios de todas as maneiras, então o Kaizen sem dúvidas é um dos fundamentos para cumprir essa meta.
A Nestle também usa o conceito do Kaizen que a melhoria do processo é responsabilidade de todos os envolvidos.
Vamos imaginar que a “Indústria sucesso” fabrica pratos congelados para empresas de varejo.
Como os negócios vão bem, a Indústria tem um grande volume de pedidos na produção, mas isso acaba gerando alguns problemas.
1ª etapa: identificar problemas
2º etapa: análise dos problemas
3ª etapa: aplicação de melhorias
4ª etapa: análise dos resultados
Agora vamos a parte prática da aplicação do Kaizen em uma indústria brasileira. Para começar, posso definir que há pelo menos duas formas de aplicação Kaizen.
A primeira é uma mudança de longo prazo cultural e de valores da empresa. Ou seja, a indústria deve adotar as ideias do Kaizen como sendo guias e transmitir isso para todos os colaboradores.
A segunda é o evento Kaizen, que é a formação de times de melhoria contínua Kaizen para executar projetos específicos de melhoria prática, com objetivos, métricas e prazos definidos.
Então vou começar com a primeira etapa da implementação da cultura do Kaizen de melhoria contínua, que seria adotar a filosofia para os valores da sua indústria:
É bem importante levar em conta o impacto ou confusão que as mudanças que você propor vão causar em outros colaboradores. Especialmente porque caso eles fiquem confusos ou não concordem com suas ideias, poderão acabar não aplicando as mudanças ou pelo menos não da forma ideal.
Então se as mudanças afetam outras pessoas, consulte as pessoas afetadas, converse sobre as mudanças e escute seus comentários.
Agora vamos a segunda parte, a prática de aplicação de uma melhoria usando o evento Kaizen. Essa segunda etapa pode ser entendida como um passo a passo, que será detalhado a seguir:
O primeiro passo é identificar onde começar a aplicar suas melhorias. Como vimos acima, é possível aplicar o Kaizen a basicamente qualquer processo, tanto profissional como pessoal. Sendo assim, é preciso saber escolher o que priorizar.
A recomendação geral é começar nos locais onde haverá maior retorno financeiro para fábrica, como por exemplo:
O segundo passo é montar um time para colocar o projeto em prática. O ideal é uma equipe multidisciplinar e com autoridade para aplicar as mudanças propostas no projeto.
Algumas empresas acabam fazendo o chamado “Kaizen Blitz” que é a formação de uma equipe temporária para resolver um problema urgente e então é dissolvida. O problema é que assim não absorvem a cultura da melhoria contínua e só se juntam para “apagar incêndios”.
Defina os seguintes integrantes:
Agora que seu time está formado, chegou a hora de aplicar seu evento Kaizen:
Antes de executar, faça o planejamento do evento Kaizen
Os líderes e demais responsáveis pelo projeto preparam um escopo do projeto e uma apresentação do que será feito.
O escopo deve ser bem objetivo e direto ao ponto. Deve conter informações importantes como por exemplo:
A apresentação deverá informar as etapas do projeto na prática. Por isso é recomendado utilizar um cronograma e uma apresentação das ferramentas de gestão e qualidade que a equipe precisará utilizar.
Após planejar, execute o evento Kaizen
Chegou a hora de começar a colocar em prática. Depois da apresentação com todas as metas de melhoria e o escopo do projeto os integrantes do grupo vai ao gemba. (ou local de trabalho)
Neste ambiente é mais fácil de detectar problemas e compreender a causa real destas falhas. Neste ponto você poderá envolver também pessoas que acabaram ficando fora do projeto e escutar seus relatos.
Ao retornar ao ambiente de reuniões a equipe do projeto poderá expor os problemas encontrados.
Com a lista de problemas em mãos, sua equipe precisará focar em:
Depois que chegarem a um consenso das melhores soluções a serem implantadas, sua equipe deverá elaborar um plano de ação.
As mudanças simples poderão ser executadas no mesmo momento. As mudanças de longo ou médio prazo deverão receber um cronograma para implantação.
Após a execução do evento Kaizen, elabore um plano de ação
Neste ponto o evento do Kaizen terminou, entretanto, as pendências ainda não concluídas. Por isso, os líderes do projeto deverão acompanhar o andamento e cobrar atualizações dos responsáveis de cada tarefa.
Somente depois que todas as ações planejadas foram implementadas que o evento Kaizen é finalizado.
Neste ponto sua equipe deverá avaliar todos os ganhos e as melhorias desenvolvidas e calcular como isso irá se refletir como ganhos financeiros.
Mas o trabalho ainda não acabou.
Agora sua equipe estará pronta para a próxima rodada de melhoria, e a próxima, e a próxima, e a próxima…. em um ciclo contínuo de melhorias.
Existem alguns sistemas que você pode utilizar para auxiliar a aplicação do Kaizen e assim melhorar a produtividade da sua indústria.
O just in time é uma filosofia que busca estoque menores, custos mais baixos e melhor qualidade dos produtos. Segundo esta filosofia, as partes são produzidas em tempo de atender a produção e não mais para caso seja necessária.
Um líder que consiga organizar e motivar a equipe para executar os passos do Kaizen é um dos grandes pilares para o sucesso da ferramenta.
É preciso envolver a equipe e garantir que todos saibam o seu papel para alcançar os resultados desejados.
Aplicar o Kaizen na sua carreira ajudará você a conquistar novos patamares, mas além do conhecimento e da experiência, também é importante ter certificados. Esse tipo de documento permite ao profissional comprovar a finalização de algum estudo ou curso para seus empregadores ou clientes.
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