CEO: significado, atribuições, responsabilidades e como se tornar um

Atualizado em 19/05/21 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Processos e Organização

Liderança na indústria

CEO é a sigla em inglês para “Chief Executive Officer”, que no Brasil é interpretado como diretor executivo. Ele é responsável pelas estratégias, visão e valores da empresa. Além de garantir a execução das diretrizes do conselho administrativo da empresa.

O CEO de uma empresa tem o maior cargo da escala hierárquica operacional. Apesar disso, este cargo não é obrigatório para o funcionamento de uma empresa e é mais comum em empresas multinacionais, onde é necessário um líder para guiar a empresa como um todo.

Neste artigo você vai entender melhor quais as atribuições e responsabilidades de CEO e também como se tornar um. Vamos lá:

Significado de CEO

Como falei anteriormente, CEO é uma sigla na língua inglesa para Chief Executive Officer.

Com o mudo cada vez mais globalizado, esse termo acaba sendo usado em diversos países, inclusive no Brasil. Além disso, existem outras siglas em inglês para cargos de diretoria, como:

  • CFO (Chief Financial Officer) – Diretor financeiro
  • CIO (Chief Information Officer) – Diretor de tecnologia da informação
  • CMO (Chief Marketing Officer) – Diretor de Marketing
  • COO (Chief Operating Officer) – Diretor de operações
  • CTO (Chief Technical Officer) – Diretor de tecnologia
  • CPO (Chief Product Officer) – Diretor de produto
  • CHRO (Chief Human Resources Officer) – Diretor de recursos humanos
  • CCO (Chief Communications Officer) – Diretor de comunicação
  • CLO (Chief Legal Officer) – Diretor juridico
  • CKO (Chief Knowledge Officer) – Diretor de conhecimento

Como pode ver, todas as siglas são para designar cargos de diretoria e seguem o padrão da palavra Chief.

Aos poucos essas siglas estão sendo usadas no brasil e conhecê-las é importante para se manter atualizado nas constantes mudanças do mercado de trabalho.

Veja também: 40 termos em inglês para o PCP que você precisa conhecer

Quais são as atribuições e responsabilidades do CEO?

As atribuições e responsabilidades do CEO são muito abrangentes e por isso é um cargo que requer um conhecimento multidisciplinar.

A atuação vai desde o comercial até a produção e ele funciona como um líder de toda a organização e assim consegue conectar as lideranças de todas as áreas da empresa.

Liderança

O CEO deve construir a equipe chefe, contratando e incentivando os demais líderes da empresa. Estes então montam suas equipes para alcançar as metas.

Esta é uma tarefa que não deve ser negligenciada, já que montar a equipe é fundamental para que o negócio faça sucesso e alcance o crescimento desejado.

Veja também: Liderança: o único agente que provoca mudanças nas organizações

Alocação de capital

Ele é responsável por escolher como a empresa irá alocar o capital dependendo das prioridades da organização.

Sendo assim, o CEO é responsável por definir os orçamentos macro dentro da empresa, decidindo quais projetos devem receber mais recursos e quais devem ter seus recursos reduzidos.

É preciso também acompanhar os gastos da empresa e como ela está gerenciando seu capital, afinal é responsabilidade do CEO prestar contas com os investidores e assim garantir que o dinheiro está sendo bem investido.

Cultura, valores e estratégias

O CEO também é responsável por determinar as estratégias da empresa e quais serão as políticas de gestão que serão utilizadas na organização para garantir que as metas serão alcançadas.

Sendo assim, é preciso construir qual será a cultura organizacional da empresa

Por fim, o CEO também é responsável por colocar em prática as decisões tomadas no conselho de administração da empresa.

Como se tornar um CEO

Ao ver as descrição das responsabilidades, o cargo de CEO pode ser intimidante para muitas pessoas, já que as exigências são altas.

Por isso, os interessados em saber como se tornar um CEO, precisam se preparar para conseguirem atender todas as demandas.

Para ser escolhido como CEO, existem duas alternativas: você pode abrir a sua própria empresa e assumir o cargo ou ser nomeado por seu conhecimento, características e reconhecimento.

Vamos ver um pouco mais sobre esses tópicos abaixo:

Conhecimento de um CEO

Parte dos requisitos para ser um bom CEO é possuir conhecimento multidisciplinar e de liderança.

Portanto, se você pretende assumir esse cargo, é altamente recomendado que faça cursos de liderança e também ligados ao setor da sua empresa.

Dessa forma você poderá liderar sua equipe e tomar as decisões certas para que a empresa decole.

Características de um CEO

Algumas características são importantes para exercer as funções de CEO com maior facilidade, sendo elas:

  • Liderança: o CEO precisa ser o líder dos líderes, por isso é fundamental que a liderança esteja bem enraizada na pessoa que pretende ocupar o cargo.
  • Resiliência: o capitão não pode abandonar o barco, por isso é fundamental que o CEO seja resiliente e aprenda com os erros e problemas que apareçam ao longo do caminho.
  • Organização: como um maestro, o CEO tem que ser capaz de orientar toda a empresa a alcançarem seus objetivos. Sendo assim, a organização é necessária para que nada seja esquecido ou negligenciado.
  • Comunicação: o CEO precisa ser o elo entre todas as áreas da empresa. Para tal, ele deve conseguir se comunicar muito bem com todas as partes.
  • Otimismo: aliado a resiliência, o otimismo do CEO é fundamental para manter toda a empresa empenhada a alcançar suas metas. Se o líder desanimar, a moral da organização pode ir pelo ralo.

Hábitos de um CEO bem sucedido

Existem alguns hábitos conhecidos que podem auxiliar um CEO a alcançar o sucesso na gestão do seu negócio. Irei listar alguns deles para que você possa entender como funciona.

Estar antenado nas novidades, não temer mudanças e entender a tecnologia

Em um mundo em constante mudança em alta velocidade como o nosso atual, é crucial que o CEO de uma empresa esteja sempre antenado nas novidades, não temer mudanças e de fato entenda a tecnologia.

Na era da informação a capacidade de criar algo novo é uma dos diferenciais de maior impacto no mundo coorporativo. Além disso, as rápidas mudanças podem assustar líderes despreparados, que ainda estão presos em pensamentos e ferramentas do passado.

Por fim, o líder precisa estar preparado para adaptar a sua empresa e modelo de negócio para o futuro.

Mantem boa relação com pessoas e tecnologia

Com as mudanças que vem acontecido na gestão das empresas, cada vez mais o antigo modelo hierárquico vem sido substituído por funcionários mais empoderados e uma gestão mais horizontal.

Sendo assim, o líder do futuro precisa saber se relacionar bem com essas pessoas para inspirá-los a gerarem resultado, da maneira certa e assim bater as metas definidas.

Além disso, é preciso considerar o avanço tecnológico neste meio e assim balancear o que será delegado as máquinas e a inteligência artificial. A ideia é criar um time perfeito para melhorar os resultados da empresa.

Fornecer feedback

Fornecer feedback é um hábito muito valioso para qualquer nível de liderança.

Ele é capaz de inspirar os melhores funcionários e assim garantir que mantenham seu alto nível de desempenho.

Mas também é capaz de informar aos colaboradores com desempenho abaixo do esperado que precisam melhorar e como podem fazer isso.

Com estes resultados a equipe se sente mais valorizada e o gestor garante que os objetivos da empresa não estejam desalinhado com as expectativas dos funcionários.

Veja também: ciclo de feedback: o que é, como funciona e como colocar em prática

Sistema ERP para auxílio do CEO

Sem boas ferramentas, dificilmente os CEOs de indústrias conseguirão atingir o sucesso na gestão dos seus negócios.

Por isso é fundamental que a empresa esteja preparada com um sistema integrado capaz de concentrar as informações gerenciais da empresa em um só local.

Um sistema ERP especialista em gestão industrial, como o Nomus ERP Industrial, pode ajudar CEOs de indústrias de diversas formas, como por exemplo:

  • Acompanhar o resultado geral da empresa de forma confiável
  • Acompanhar o desempenho de máquinas e funcionários
  • Gerar diversos tipos de relatórios gerenciais
  • Criar e acompanhar objetivos e metas

Para entender melhor como funciona, recomendo que assista uma demonstração da ferramenta e veja na prática o seu uso.

Acompanhe o Blog Industrial

Agora que você já sabe o que é um CEO, quais suas atribuições e como se tornar um, recomendo que acompanhe o blog industrial para receber outras dicas como essa.

Para isso, basta:

Nos vemos na próxima!

Nomus ERP Industrial

Compartilhe esta matéria:


Tags:




Um comentário

  1. Salomão Buque says:

    Obrigado doutor Thiago Leão pelas lições,eu tenho aprendido muito consigo e é graças aos ensinamentos que eu estou me tornando num verdadeiro homem de negócios,,, aquele abraço,,, khanimambo.

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: