Como aumentar o engajamento dos funcionários de uma fábrica

Atualizado em 13/09/18 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Processos e Organização / Recursos Humanos

Guia

Basicamente todo gestor sabe que manter os funcionários da sua equipe engajados e motivados é fundamental para o sucesso da organização e determinante para os bons resultados finais.

Uma equipe engajada tem uma combinação de compromisso com os valores da indústria e uma determinação de colaboração entre os funcionários.

Para o gestor o desafio é que em uma análise superficial dificilmente será notado uma falta de engajamento em um funcionário. É preciso definir métodos para medir o engajamento da mão de obra e procedimentos para aumentar o engajamento da equipe.

Cada vez mais indústrias estão investido em identificar, medir e aumentar o engajamento dos funcionários para melhorar o resultado final de seus negócios. 

Para facilitar, vou listar alguns modelos de medição de engajamento e necessidades fundamentais de funcionários, confira:

Engajamento dos funcionários

Necessidades básicas dos funcionários engajados

Em uma média, cerca de 50% dos trabalhadores não sabem ao certo o que eles devem fazer no trabalho

Atenção inicial:

Para começar, os funcionários precisam saber como suas funções se encaixam na visão da empresa.

Se os trabalhadores possuem objetivos claros e responsabilidades bem definidas, ficará mais fácil para se comprometerem, entregarem e manterem o foco no que mais importa.

Ferramentas e apoio:

Além disso, é preciso sempre entregar os recursos necessários para realizar suas tarefas. Por exemplo, materiais, equipamentos e informação. Dessa forma os seus colaboradores poderão superar os desafios que acabarem aparecendo.

Mostre também que existe alguém que entende seu dia a dia e suas necessidades ao prover os recursos necessários de forma proativa e no tempo certo.

Necessidades individuais dos funcionários engajados

Conheça sua equipe:

Converse com seus funcionários e realize testes de personalidade e aptidão para determinar quais atividades eles são mais talentosos naturalmente.

Depois disso, trabalhe o melhor de cada funcionário e isso irá aumentar a moral e a confiança da sua equipe, além dos resultados finais da fábrica.

Um erro muito comum de gestores é focar em melhorar os pontos fracos de cada colaborador. Quando os verdadeiros benefícios estão em desenvolver e explorar ainda mais os pontos fortes.

Reconheça o esforço:

Os esforços da sua equipe não podem passar despercebidos e ao invés disso devem ser reconhecidos e valorizados. O reconhecimento é uma forma digna e valiosa de mostrar para seus funcionários que eles pertencem a um time que reconhece o trabalho feito.

Trate bem sua equipe:

Para aumentar o engajamento dos seus funcionários é preciso mostrar que eles são mais do que apenas números ou ferramentas. Demonstre interesse pessoal e trate-os como pessoas primeiros e funcionários em segundo.

Apoie o crescimento:

Seus funcionários podem precisar de ajuda para escolher o rumo de suas carreiras. Enquanto eles procuram qual o caminho certo, eles gostariam de saber que há alguém encorajando eles a crescer e se desenvolver, ajudando eles a ir além de seus pensamentos atuais.

Necessidades de times engajados

Escute seus funcionários:

Todos os funcionários querem se sentir valorizados. Contribuir de forma significante no ambiente de trabalho é uma das maiores preocupações de muitos trabalhadores.

De um senso de importância:

A alta performance acontece quando as pessoas estão profundamente envolvidas com um propósito em suas vidas. Se os funcionários sentem que o trabalho que fazem é importante, eles irão querer fazer mais.

Construa uma relação de confiança:

A amizade é o caminho para construir uma confiança mutua, além disso, cria oportunidades de colaboração e trabalho em equipe. Quando seus funcionários tem relações de confiança no trabalho a produtividade aumenta.

Necessidades para o crescimento de equipes engajadas

Avalie o trabalho realizado:

Os funcionários querem saber como eles estão se saindo, como seus trabalhos são percebidos pela diretoria e qual é o futuro de suas carreiras.

Os gestores devem se reunir com os funcionários para identificar as tarefas que explorem as habilidades de destaque de cada um e assim criar um plano de desenvolvimento que explore todo o seu potencial.

Desafie seus funcionários:

Defina metas e desafie seus funcionários a pensarem em formas de alcançarem resultados melhores. A vontade de aprender e crescer é um instinto natural do ser humano e completar tarefas e desafios pode motivá-los a crescer cada vez mais e se engajar com a empresa.

Coloque em prática e aumente o engajamento dos funcionários da sua indústria

Não cometa o erro de menosprezar ou não priorizar o engajamento dos funcionários da sua fábrica. Funcionários desmotivados e desengajados geram menos resultados e normalmente de qualidade inferior.

Algumas pesquisas internacionais revelam dados alarmantes sobre engajamento dos funcionários, onde apenas 20% a 25% da equipe está engajada com os princípios e missões da empresa em que trabalham.

Ao aumentar o engajamento da sua equipe, seus funcionários ficarão mais motivados, focados e isso levará a melhores resultados globais.

Minha sugestão é que você se aprofunde ainda mais no tema e baixe o ebook: Guia para motivar e aumentar a produtividade da sua equipe

Nomus ERP Industrial

Compartilhe esta matéria:


Tags:


Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ e especialista em implantação de sistemas de gestão Industrial na Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal-mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.