10 artigos mais procurados sobre gestão industrial em 2018

Atualizado em 2/01/19 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Processos e Organização

Software ERP Para controle da producao

Chegou 2019 e hoje é o melhor dia para falar como foi a gestão industrial em 2018 aqui no Blog Industrial Nomus.

O ano foi incrível para nós e espero que para você também. Foram mais de 960mil acessos de gestores e profissionais da indústria pesquisando sobre o universo da gestão industrial.

Ficamos muito felizes com todo esse sucesso e com certeza 2019 será um ano ainda melhor.

Pensando nisso, listei os artigos mais procurados sobre gestão industrial em 2018, confira a lista:

10. 19 tarefas que definem a função do analista de PCP em uma indústria

Mais de 40 mil pessoas procuraram sobre as 19 funções de um analista de PCP em uma indústria.

Com as exigências cada vez maiores do mercado e o grande crescimento da concorrência na área industrial, é primordial planejar, programar e controlar o que se produz para que uma indústria tenha sucesso. Diante deste contexto, um profissional que se destaca é o analista de PCP, que para superar seus desafios está sempre se capacitando por meio de cursos complementares.

Para contribuir com a gestão, as indústrias precisam de um sistema de PCP, que objetiva aumentar a eficiência e o rendimento da empresa por meio da administração da produção. Além disso, uma boa gestão é essencial para o crescimento e reconhecimento de uma empresa.

Sendo assim, preparei este artigo para explicar de forma clara e fácil quais são as atribuições de um analista de PCP e como o mesmo pode ajudar a sua fábrica. Claro que nem todas as indústrias executam ou precisam executar todas as funções, mas tenho certeza que uma boa parte delas está presente em qualquer indústria.

Para ler o artigo completo, acesse abaixo:

19 tarefas que definem a função do analista de PCP em uma indústria

9. Você sabe o que são custos fixos, variáveis, diretos e indiretos?

Os diferentes tipos de custos de uma indústria também foi um dos assuntos mais procurados no Blog Industrial em 2018.

Nas empresas e na sala de aula, vemos uma grande confusão de conceitos e muitas pessoas têm dificuldade em entender o que são custos fixos, variáveis, diretos e indiretos. Você sabe fazer esta distinção?

Para ler o artigo completo, acesse:

Você sabe o que são custos fixos, variáveis, diretos e indiretos?

8. 29 cursos online importantes para engenheiros de produção

A nossa lista com os 29 melhores cursos para engenheiros de produção foi uma das mais procuradas do ano passado.

A lista conta com cursos gratuitos e pagos nas mais diversas áreas da gestão industrial.

Confira o artigo completo clicando abaixo:

29 cursos online importantes para engenheiros de produção

7. Certificação ISO 14001: o que é, para que serve e como a sustentabilidade pode beneficiar sua indústria

Cada ano que passa nós ouvimos falar mais sobre a importância da preservação do meio ambiente, da sustentabilidade, reciclagem, educação ambiental dentre outros termos ligados a gestão ambiental. Por isso, é importante falar sobre a certificação ISO 14001.

As organizações devem se preocupar como suas ações podem influenciar negativamente o meio ambiente as quais estão inseridas, mas não somente isso. Devem estar atentas também em todas as fases relacionadas aos serviços e produtos, incluindo a destinação final destes produtos, de forma a não poluir o ambiente quando forem descartados.

Tendo como base esse pensamento ambiental, as indústrias deverão planejar adequadamente essas ações visando a prevenção e controle dos impactos ambientais significativos, a gestão eficaz dos seus riscos e a melhoria do desempenho ambiental e da produtividade. Outro aspecto importante a ser observado é a avaliação e monitoramento das conformidades visando o atendimento aos requisitos legais aplicáveis a organização.

Como é que a Certificação ISO 14001 pode ajudar as organizações a atingir os resultados descritos acima?

Confira a matéria completa no link:

Certificação ISO 14001: o que é, para que serve e como a sustentabilidade pode beneficiar sua indústria

6. 9 cargos essenciais para o bom funcionamento da sua indústria

Uma indústria de manufatura é uma empresa que possui um sistema de funcionamento grande e complexo. Com isso, as tarefas realizadas por determinadas funções são imprescindíveis para um gestor industrial que procura o crescimento do seu negócio; até por isso é necessário buscar os melhores colaboradores para a sua indústria. O que em alguns momentos acaba sendo um problema, é conseguir mapear quais as funções mais importantes dentro da sua indústria, tema escolhido para este artigo.

Obviamente, não listo todos os possíveis cargos, pois isso iria demandar um livro. Procurei listar cargos que encontro em indústrias dos mais diversos segmentos e com isso ilustrar  tanto para quem está começando a explorar o segmento industrial quanto para os faixas preta na gestão industrial de um segmento específico que na grande maioria das indústrias alguns poucos cargos são muito comuns. Vamos à lista:

9 cargos essenciais para o bom funcionamento da sua indústria

5. 64 siglas de gestão industrial que todo gestor precisa saber

Você já parou para pensar na sopa de letrinhas que é a gestão industrial? A quantidade de siglas é enorme e muitas pessoas se perdem no significado de cada uma delas. Lembro-me bem de como ficava perdido com as siglas no início da graduação em engenharia de produção.

Eu dizia que tempo é dinheiro e a engenharia de produção busca a redução de custos então não se pode perder tempo nem mesmo para falar ou para escrever, temos que economizar o tempo, usamos siglas.

Mesmo brincando com a situação, eu tinha dificuldades em associar cada sigla a seu respectivo significado e hoje com minha experiência na Nomus sei que nem só os iniciantes e leigos da área de gestão industrial passam pela mesma dificuldade, tem siglas que até diretores industriais e professores não conhecem.

Veja a matéria completa no link:

64 siglas de gestão industrial que todo gestor precisa saber

4. Por que a administração da produção é importante?

A administração da produção é a área administrativa responsável por compreender e colocar em prática as técnicas de gestão para produzir bens e serviços. Um dos seus principais objetivos é agregar valor à entrega final, de forma a organizar, da melhor maneira possível, os recursos disponíveis para atender às vontades e às necessidades dos clientes.

Se você tem dúvidas sobre o funcionamento desse setor, este post é para você! A seguir falamos sobre tudo o que você precisa saber para administrar a produção, inclusive como isso é feito na prática e como ela permite acompanhar todos os setores e processos da empresa. Acompanhe e tire as suas dúvidas!

Veja a matéria completa no link:

Por que a administração da produção é importante?

3. O que é o MRP, para que serve e quais os seus segredos

A ideia central do conceito do MRP, ou seja, o que é MRP e como funciona o MRP, é conseguir calcular a necessidade de materiais em quantidade e em qual momento para um horizonte futuro pré-determinado, desde que se possua informações básicas da estrutura do produto (ou listas de materiais) e o leadtime (tempo de fabricação ou compra) de cada um dos itens na estrutura desses produtos.

Podemos dividir o MRP em dois momentos principais. O cálculo do plano mestre de produção (ou MPS – Master Production Schedule) e a explosão de necessidade das matérias prima e produtos semi-acabados (para listas com ‘n’ níveis).

Acesse o link para ler a matéria completa:

O que é o MRP, para que serve e quais os seus segredos

2. Como calcular e aumentar a eficiência do chão de fábrica com OEE na prática

Um dos objetivos mais recorrentes para implantação de qualquer sistema que vise o controle do chão de fábrica é o aumento da produtividade, mas o que significa produtividade? Neste artigo mostramos isso, assim como o OEE na prática.

A produtividade pode ser definida de uma forma simples: a relação entre a produção e os recursos utilizados para produzir determinado produto.

Mas vamos lá, qual o tipo de relação estamos falando e o que podemos considerar como recursos produtivos?

Recursos produtivos são as pessoas, máquinas ou até mesmo os materiais utilizados na produção. Dependendo do recurso podemos escolher vários tipos de relação para calcular a produtividade:

  • Matéria prima – perdas no processo produtivo
  • Pessoas – velocidade na produção
  • Máquinas – disponibilidade para uso

Então, com isso podemos tirar um conceito ou objetivo mais elaborado para o nosso chão de fábrica, diminuir perdas, aumentar a velocidade de produção e melhorar a utilização da capacidade da máquina.

Acesse o link para ler o texto completo:

Como calcular e aumentar a eficiência do chão de fábrica com OEE na prática

1. Bloco K do Sped Fiscal: entenda o que é, para que serve e prepare-se

Para fechar a lista, aqui está o artigo sobre o Bloco K, que é um dos principais assuntos na cabeça dos gestores industriais atualmente.

Mesmo que você ainda não saiba, sua indústria está numa corrida contra o tempo para adequar o controle de estoque a fim de entregar esse livro fiscal.

O ano 2019 chegou e com ele o Bloco K: todas as indústrias do Brasil fora do Simples Nacional e do MEI precisam entregar o Bloco K ao Fisco. E a grande maioria das empresas ainda não sabem o que realmente devem fazer.

Para ler o artigo na integra, acesse:

Bloco K do Sped Fiscal: entenda o que é, para que serve e prepare-se

Aplique o conhecimento na prática

Agora que você já leu os artigos mais procurados sobre gestão industrial em 2018, que tal colocar o conhecimento em prática?

Convido você a assistir uma demonstração do Nomus ERP Industrial, um software de gestão ERP especializado na gestão de indústrias.

Fique a vontade para entrar em contato e podemos agendar um diagnóstico gratuito da sua indústria.

Software ERP Para controle da producao

Compartilhe esta matéria:


Tags:


Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ e especialista em implantação de sistemas de gestão Industrial na Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal-mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.



Receba no seu email.

Os melhores artigos, ebooks e planilhas de gestão da produção industrial, gratuitamente, no seu email.



Software ERP para sua indústria: Nomus ERP


Junte-se a 47.312 gestores e profissionais da indústria

Receba dicas semanais de engenheiros de produção direto no seu email e turbine sua a gestão da sua indústria. Inscreva-se gratuitamente:


Seu email está seguro e você nunca receberá spam

Read previous post:
O que são os Registros K270, K275 e K280 – Correção de apontamentos e estoque escriturado?

Hoje vamos detalhar o que são os Registros K270, K275 e K280 para dar continuidade a série de artigos sobre os registros do Bloco...

Close