Certificação ISO 14001: o que é, para que serve e como a sustentabilidade pode beneficiar sua indústria

Atualizado em 18/06/18 - Escrito por Fabrinny Silva na(s) categoria(s): Estratégia / Processos e Organização

Gestão de processos

Cada ano que passa nós ouvimos falar mais sobre a importância da preservação do meio ambiente, da sustentabilidade, reciclagem, educação ambiental dentre outros termos ligados a gestão ambiental. Por isso, é importante falar sobre a certificação ISO 14001.

As organizações devem se preocupar como suas ações podem influenciar negativamente o meio ambiente as quais estão inseridas, mas não somente isso. Devem estar atentas também em todas as fases relacionadas aos serviços e produtos, incluindo a destinação final destes produtos, de forma a não poluir o ambiente quando forem descartados.

Tendo como base esse pensamento ambiental, as indústrias deverão planejar adequadamente essas ações visando a prevenção e controle dos impactos ambientais significativos, a gestão eficaz dos seus riscos e a melhoria do desempenho ambiental e da produtividade. Outro aspecto importante a ser observado é a avaliação e monitoramento das conformidades visando o atendimento aos requisitos legais aplicáveis a organização.

Como é que a Certificação ISO 14001 pode ajudar as organizações a atingir os resultados descritos acima? Vejamos.

O que é a ISO 14001?

A Norma ABNT ISO 14001 tem como objetivo principal especificar os requisitos para a implementação de um sistema de gestão ambiental possibilitando que todas as organizações, independentemente do seu porte, desenvolvam práticas sustentáveis em seus negócios: produtos e serviços.

Não posso deixar de citar a definição atualmente aceita, idealizada pela Comissão de Brundtland em 1987, que define desenvolvimento sustentável como processo que:

“Satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.

Entendemos, desta forma, que para uma organização ter ações sustentáveis, a mesma deve estar seriamente preocupada em como a suas ações irão impactar o meio ambiente e interferir nas condições de vida para as gerações atuais e as futuras. Apesar do relatório da comissão ter sido escrito há quase 30 anos atrás, muitas organizações atualmente ainda deixam a desejar no aspecto gerenciamento ambiental não se preocupando como suas ações podem impactar adversamente o meio ambiente (ar, solo e água).

Qual é a origem da ISO 14001?

A ISO é uma sigla em inglês para Organização Internacional de Normalização e é formada por diversos países, onde seus membros reúnem especialistas para desenvolver padrões internacionais. Estes padrões são feitos de forma voluntária e são baseados em consenso sobre aspectos importantes do mercado, que irão apoiar a inovação e proporcionar soluções para os desafios globais. O Brasil se inseriu na ISO por meio da ABNT.

A ISO possuí diversas normas e, entre elas, existe a série 14000. Essa série se refere a normas de padrões ambientais com objetivo de abordar temas como:

  • sistemas de gestão ambiental;
  • rotulagem ambiental;
  • auditorias ambientais;
  • análise do ciclo de vida;
  • comunicação ambiental;
  • desempenho ambiental;
  • aspectos ambientais;
  • terminologia

A ISO 14001 visa também atender indústrias de qualquer segmento e porte.

O Comitê Técnico 207, chamado ISO/TC207 é a área da ISO responsável pela série ISO 14000. Na ABNT seu correspondente é o CB-38, Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental.

Fazem parte dessa série, as normas: ISO 14001, 14004, 14010, 14020, 14031, 14040 e 14064.

Quais são os objetivos da ISO 14001?

O objetivo principal da ISO 14001 é possibilitar que as organizações atendam as suas necessidades socioeconômicas em equilíbrio com a proteção do meio ambiente.

E quais são os demais objetivos da ISO 14001? Confira a lista:

  • Proteção do meio ambiente pela prevenção ou mitigação dos impactos ambientais adversos;
  • Mitigação de potenciais efetivos adversos das condições ambientais na organização;
  • Auxilio à organização no atendimento aos requisitos legais e outros requisitos;
  • Aumento do desempenho ambiental;
  • Controle ou influência no modo que os produtos e serviços da organização são projetados, fabricados, distribuídos, consumidos e descartados, utilizando uma perspectiva de ciclo de vida que possa prevenir o deslocamento involuntário dos impactos ambientais dentro do ciclo de vida;
  • Alcance dos benefícios financeiros e operacionais que podem resultar da implementação de alternativas ambientais que reforçam a posição da organização no mercado;
  • Comunicação de informações ambientais para as partes interessadas pertinentes.

O sucesso da implantação do sistema de gestão ambiental vai depender do comprometimento de todos na organização, inclusive pela alta administração, sendo primordial que a direção da organização tome a iniciativa para a execução de todas essas medidas.

Entendendo o desempenho ambiental para indústrias

Gostaria de destacar nos pontos objetivos da ISO 14001 delineados acima, aquele que aborda sobre controle dos serviços e produtos. Já é sabido pela maioria que o ciclo de vida de um produto é a história completa desse produto. Porém, quando se tem como foco o desempenho ambiental, as fases que serão acompanhadas deverão ser mais profundas, envolvendo as fases de concepção, fabricação, comercialização e chegando até destinação final. Desde a fase do projeto, em seu escopo inicial, passando pela fabricação, distribuição e descarte dos mesmos, a indústria deve se preocupar com a perspectiva de ciclo de vida com foco na prevenção dos impactos ambientais.

Gestão de processos

Quando a indústria implementa um sistema de gestão ambiental,  ela demonstra ter essa mentalidade sustentável, que a nova norma ISO 14001 de 2015 engloba na chamada “mentalidade de riscos e oportunidades”. Analisam-se os riscos que aquele serviço ou produto poderá trazer para os consumidores e meio ambiente, incluindo formas seguras de se realizar o seu descarte. Analisam-se as oportunidades quando o ciclo de vida deste produto é fechado também chamado de logística reversa, ou seja, em sua destinação final os resíduos gerados retornam como matéria prima secundária em novos produtos. Por exemplo: a organização prolata de reciclagem, criada por empresas de produção de embalagens de aço, tem como um de seus principais objetivos receber as embalagens usadas e retorná-las para utilização como parte da matéria prima para a produção de novas embalagens de aço.

Clique para ampliar

Fonte: prolata.com.br

Vimos na figura acima que, desde o seu projeto até a destinação final, a indústria deve se preocupar com todas as fases envolvidas no serviço e produto. Com essa mentalidade ambiental, a matéria oriunda do processo contenha, em boa parte, os insumos resultantes da disposição final deste mesmo produto.

Resultados do investimento na sustentabilidade

Através dessa concepção ambientalmente correta, delineada pela ISO 14001, é que as indústrias conseguirão melhorar seu desempenho ambiental, evitando multas desnecessárias pelos órgãos fiscalizados ambientais, melhorarão a sua imagem perante o mercado e consumidores e conciliarão preservação com produtividade, pois alcançarão benefícios financeiros e operacionais resultante da utilização de alternativas ambientais. A competitividade entre as organizações envolve vários fatores, como a qualidade dos produtos e da prestação de serviços, os custos envolvidos na produção, a imagem perante o mercado, dentre outros aspectos, no entanto, é fato que os benefícios resultantes do sistema de gestão ambiental, através da ISO 14001, irão otimizar esses fatores e ajudarão as organizações obter e solidificar sua vantagem competitiva.

Quais são os benefícios da ISO 14001

Depois de explicado o que é, como surgiu e como funciona a ISO 14001, chegou a hora de falar dos benefícios diretos e indiretos da certificação.

Quando uma indústria é certificada com um Sistema de Gestão Ambiental reconhecido internacionalmente ela possui diversas vantagens para seu negócio. Vou listar alguns benefícios das indústrias que alcançam a certificação ISO 14001, confira:

  • Desafio: crescer de forma sustentável
    • A ISO 14001 identifica e estabelece o significado de todos os seus impactos ambientais
    • Você irá implementar um controle efetivo de todo o seu impacto ambiental
    • Melhora a eficiência ao usar materiais naturais na sua linha de produção
    • Diminui o custo operacional do seu negócio reduzindo desperdícios e aumentando a eficiência
    • Já que está seguindo boas normas e melhorando o resultado, sua indústria acaba aumentando a confiança de stakeholders
  • Desafio: se manter atualizado de leis ambientais e possíveis processos
    • Sua indústria irá atender todos os requerimentos legais ao implementar e manter a ISO 14001
    • Garante que você irá se comprometer em atender estes requerimentos legais
    • Faz com que os dados levantados pela sua indústria sejam relevantes legalmente e também útil para colaboradores e interessados
    • Reduz as chances de processos e multas, o que pode se resultar em menos visitas de agentes do governo e seguros mais baratos
    • Mantenha-se atualizado sobre mudanças legais e tenha tempo para se adequar aos novos requisitos
  • Desafio: manter a imagem da marca em alta com clientes e investidores
    • Um certificado ISO 14001 mostra que impactos ambientais são prioridade para sua indúsrias
    • Garante para investidores que sua indústria está usando as melhores práticas
    • Garante que sua equipe continue melhorando seu sistema ambiental continuamente
    • Melhora sua reputação e satisfação de sócios e investidores
    • Aumenta o acesso a novos clientes e parceiros
    • Vantagem competitiva para crescer a sua indústria
  • Desafio: cada vez mais empresas exigem que seus fornecedores tenham responsabilidade ambiental
    • O certificado ISO 14001 demonstra que sua indústria é ética e tem credibilidade
    • É reconhecido e aceito internacionalmente, o que pode aumentar bastante suas vendas e possibilidade de investimento

Como implementar a ISO 14001 em uma indústria

Para implementar o sistema de gestão ambiental e obter certificação ISO 14001, a indústria deverá aplicar medidas para atender aos requisitos da norma internacional.

A legislação em relação ao Direito Ambiental no Brasil não é simples e é necessário fazer um levantamento detalhado da situação da indústria. Por isso, o certificado da ISO 14001 pode ser um pouco mais trabalhoso do que obter o certificado ISO 9001, por exemplo.

Para implantar a ISO 14001 sua indústria leva em média de 10 a 18 meses de acordo com empresas especializadas. No final, o tempo de implementação depende bastante do tamanho da empresa, do grau de envolvimento da direção e dos recursos humanos disponíveis para o trabalho.

Primeiro sua indústria deve contratar uma consultoria para fazer uma auditoria interna e adequar seus processos as exigências da ISO. Já para conseguir o certificado é necessário entrar em contato com organizações de certificação independentes, como o Bureau Veritas Quality International e a SGS.

Aqui estão algumas dicas para implementar a ISO 14001 na sua fábrica:

  • 1º dica: estude sobre o assunto. É importante estar por dentro dos impactos que a sua indústria pode causar ao meio ambiente e também formas de eliminá-los sem perder rentabilidade. Também é importante estudar a norma para saber pelo que sua indústria irá passar.
  • 2º dica: envolva seus colaboradores e sócios no projeto, é ideal que todos abracem a causa para resultados mais rápidos e efetivos.
  • 3º dica: complementando a segunda dica, ofereça treinamentos e incentivos para sua equipe. Assim você poderá até mesmo auditores internos que irão acelerar a implementação e facilitar a manutenção da certificação.
  • 4º dica: use o benefício comercial da norma para melhorar a imagem da sua indústria. Mostre para clientes, parceiros e possíveis clientes que você tem credibilidade e preocupação com o meio ambiente.
  • 5º dica: defina uma equipe focada na implantação. Dessa forma você garante que o processo siga de forma continua e estável.
  • 6º dica: Busque ajuda de uma empresa especializada. Como falei anteriormente, a ISO 14001 tem a implementação mais complicada do que outras normas, por isso é importante a participação de especialistas capacitados.

Busque a especialização ISO 14001 para sua indústria e formação profissional

Considerando os pontos levantados neste artigo, todos os engenheiros e demais profissionais que atuam em alguma fase da produção e execução dos serviços de uma indústria, devem buscar conhecimentos adicionais sobre os aspectos ambientais que envolvam os negócios de suas organizações.

Nomus ERP Industrial

Compartilhe esta matéria:


Tags:


Diretor do Instituto Brasileiro de Construção Industrial, Naval e Off Shore. Gestor Ambiental. MBA em Segurança, Meio Ambiente e Saúde e Mestre em Educação.



Receba no seu email.

Os melhores artigos, ebooks e planilhas de gestão da produção industrial, gratuitamente, no seu email.



Software ERP para sua indústria: Nomus ERP


Junte-se a 47.312 gestores e profissionais da indústria

Receba dicas semanais de engenheiros de produção direto no seu email e turbine sua a gestão da sua indústria. Inscreva-se gratuitamente:


Seu email está seguro e você nunca receberá spam