Muda, Mura e Muri – entenda definitivamente os 3Ms do sistema Toyota de produção

Atualizado em 28/12/21 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Processos e Organização

Muda, Mura e Muri (3M’s) são termos em japonês utilizados no setor industrial como tipos de desperdícios que podem acontecer em uma empresa. Eles estão diretamente ligados ao Sistema Toyota de produção e a metodologia Lean Manufacturing.

Toda empresa possui desperdícios e o objetivo do Kaizen é a melhoria contínua, por isso, é fundamental que você conheça os principais pontos de desperdícios possíveis para que assim consiga mitigá-los ou até eliminá-los.

De acordo com Taiichi Ohno, considerado o pai do sistema Toyota de produção, quando uma empresa não padroniza e raciona seus processos, é criado desperdício (Muda), inconsistência (Mura) e irracionalidade nos processos e horas trabalhadas. (Muri) Isso acaba gerando produtos defeituosos e riscos para a empresa.

Um fato interessante é que nosso leitor José Toshio Yoshida nos alertou que a pronúncia correta dos 3M’s (MUDA= むだ; MURA=むら, MURI=むり) é: “MUDÁ, MURÁ, MURÍ”.

Então para entendermos melhor esses termos e desperdícios, vamos a uma explicação mais detalhada de cada um deles:

Muda

Em japonês, o termo Muda quer dizer qualquer tipo de atividade que acabe gerando desperdício, não seja produtiva ou ainda que não agregue valor. No meio industrial, Muda é usado quando a empresa utiliza recursos e isso não retorno para empresa, ou seja, não agrega valor diretamente para o cliente.

De acordo com a filosofia da manufatura enxuta, os 7 principais desperdícios em uma indústria são:

  • Defeitos
    • Quando a sua indústria produz um produto com defeito ele claramente é um desperdício. A sua empresa terá que refazê-lo ou gastar materiais para consertar o defeito.
  • Produção excessiva
    • A produção excessiva, ou seja, quando a fábrica produz mais do que precisa, acaba gerando o desperdício do excesso de produtos acabados no estoque.
  • Processos em excesso
    • Este desperdício da produção acontece quando a indústria tem um processamento excessivo na fabricação de um produto.
  • Estoque
    • Quando a indústria possui um excesso de insumos e matéria-prima acaba gerando desperdícios que impactam diretamente o resultado do negócio.
  • Espera
    • Quando máquinas ou funcionários estão parados esperando por algo, como matéria-prima, manutenção, autorizações etc, a sua fábrica está com um desperdício da produção.
  • Movimentação desnecessária
    • Quando há uma movimentação desnecessária no chão de fábrica. Ou seja, seus colaboradores precisam ficar andando de um lado para o outro ou se abaixando e levantando para resolver suas tarefas.
  • Transporte
    • Parecido com o desperdício anterior, este acontece quando há um transporte desnecessário de recursos da sua fábrica.

Mura

O segundo item na lista dos 3M’s é o Mura e ele é um termo que significa irregularidade e inconsistência. No ambiente industrial é usado para representar as irregularidades nos processos da fábrica que não são causados por seus clientes, mas sim pela sua própria empresa.

Ele representa um desbalanceamento tanto de pessoas quanto de máquinas e pode ocorrer em praticamente toda a empresa. Um exemplo seria quando uma empresa tem um excesso de trabalho em um período e uma queda brusca em outro.

O Mura normalmente acontece quando:

  • As atividades da empresa não são distribuídas de forma proporcional, ou seja, cada operador e máquina não recebem a quantidade ideal de tarefas;
  • A programação das atividades não é balanceado, ou seja, existem períodos de muito trabalho e outros de ociosidade.

Para mitigar ou até eliminar o Mura, o ideal é que a sua indústria utilize conceitos como o Just in Time, onde a sua fábrica trabalha de forma puxada pelos seus clientes. Além disso, é recomendado que a empresa trabalhe com um bom PCP para assim fabricar os produtos na quantidade certa, no momento certo e da maneira certa.

Muri

Por fim temos o termo Muri que significa algo como excesso/irracionalidade. No ambiente industrial é usado para representar quando acontecem sobrecargas tanto em colaboradores quanto em máquinas devido aos desperdícios anteriores.

O Muri acontece quando seus colaboradores ou máquinas estão trabalhando além de seus limites e isso acaba comprometendo a segurança e também a qualidade de toda a operação.

Para mitigar ou evitar o Muri, o ideal é que a sua empresa padronize processos e assim a sua equipe trabalhará de forma organizada. Com isso será possível identificar gargalos e pontos de melhoria para evitar a sobrecarga de setores.

Os 3M’s devem ser eliminados o quanto antes

Os 3M’s Muda, Mura e Muri são desperdícios que podem corroer os resultados da sua empresa e até mesmo levá-la a falência. Por isso é fundamental que sua equipe esteja em constante alerta para identificá-los e eliminá-los sempre que possível.

Lembrando que esses desperdícios podem aparecer em qualquer setor da empresa, desde a produção até o administrativo. Além disso podem ocorrer em qualquer tamanho de empresa, desde as pequeninas até as grandes corporações.

Siga a Nomus para mais dicas de gestão

Agora que você já sabe mais sobre os 3M’s do sistema Toyota de produção, Muda, Mura e Muri, recomendo que coloque o conhecimento em prática e comece o quanto antes a otimizar os seu processos de produção.

Para isso, assista uma demonstração do sistema Nomus ERP Industrial e veja na prática como a ferramenta pode reduzir os desperdícios da sua fábrica.

Além disso, recomendo que se inscreva na lista de emails do Blog Industrial e receba, semanalmente, dicas de gestão para aplicar na sua empresa e também no seu dia a dia.

Fique a vontade para entrar em contato conosco caso tenha alguma dúvida ou precise de ajuda para melhorar os resultados da sua indústria. Até a próxima!

Seis Sigma

Compartilhe esta matéria:


Tags:




Um comentário

  1. Luiz De Vita says:

    Bom dia,
    como sempre excelente matéria.

    Espero em breve poder estar junto com este fornecedor “Nomus “.
    Obrigado.
    at.
    Luiz De Vita

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: