Email Marketing: o que é, como fazer, exemplos e mais


Atualizado em 16/08/22 - Escrito por Beatriz Goulart na(s) categoria(s): Marketing e vendas

Guia de marketing para indústrias

Email Marketing é uma técnica que estabelece um canal de comunicação direta entre a empresa e seus contatos, através do email. Uma campanha de email marketing bem articulada e direcionada pode gerar uma aproximação com seu público-alvo e, consequentemente, o aumento das suas vendas. 

Tanto essa articulação quanto o direcionamento geralmente são executados através de ferramentas de automação de marketing, que fazem o disparo de emails, que podem conter conteúdos ricos para nutrir os leads, novidades sobre atualizações de produtos ou a divulgação de lançamentos e promoções para clientes recorrentes e/ou em potencial.

Para se aprofundar nesse assunto, entenda:

Com isso será possível:

  • Aumentar suas vendas
  • Melhorar a taxa de clique de email
  • Criar listas de email direcionadas
  • Personalizar mensagens para seus diferentes públicos
  • Reduzir gastos

Vamos lá!

O que é o Email Marketing?

Essa ferramenta é muito usada no Marketing Digital, já que abre caminho para a comunicação das empresas com um grande número de pessoas, sob um bom custo-benefício. 

Ela foi criada originalmente com o objetivo de enviar emails em massa para a divulgação de novidades relacionadas aos produtos das empresas, como lançamentos, promoções e atualizações, porém, ao longo do tempo, esse envio sem o mínimo de segmentação criou uma imagem negativa para os email marketings, atribuindo a eles a carga de spam.

A partir disso foram surgindo algumas práticas para evitar que os emails enviados por sua empresa caiam no spam. É muito importante segmentar seus contatos, criando listas divididas por áreas de atuação, de interesse e/ou por empresas, por exemplo, para que assim os conteúdos enviados para cada um de seus contatos estejam alinhados com os interesses dos mesmos. 

As categorias citadas podem ser determinadas nas suas landing pages, onde o visitante preencherá dados desse tipo, assim como nome, cargo, data de nascimento, entre outros que sua empresa considere importantes para guardar no seu banco de dados. Outro fator essencial, tanto para evitar cair no spam quanto para se aproximar dos contatos, é utilizar uma linguagem humanizada e específica em suas mensagens.

Além de mensagens diretamente relacionadas aos produtos da empresa, os email marketings também podem ser usados para se relacionar com sua rede de contatos a partir de conteúdos ricos, como eBooks, ou convites para palestras, workshops e eventos no geral, focados em auxiliar e enriquecer o aprendizado do seu público-alvo e criar uma identificação/aproximação do mesmo com a sua empresa. 

Sua prática, em grande escala, é possibilitada por softwares de automação de marketing, que veremos a seguir. 

Qual o software mais utilizado para Email Marketing no Brasil?

Considerando que as empresas podem coletar um número indeterminado de contatos, seria inviável ter uma equipe grande o suficiente para enviar os emails para todos os contatos manualmente, o que resultaria em um gasto absurdo de recursos e de tempo. 

Nesse contexto, as ferramentas de automação de marketing são de grande ajuda, já que, como foi dito anteriormente, fazem o disparo automático de emails, com suas informações já pré cadastradas pela equipe de marketing.

No Brasil, o software mais utilizado é o RD Station Marketing, da Resultados Digitais, que tem como um dos seus diferenciais a possibilidade de personalização dos seus planos e disponibiliza não apenas funções para o email marketing, como também para landing pages e lead scoring, por exemplo, agilizando os processos executados pelas equipes de marketing e vendas.

Além de ser líder de vendas no Brasil, o RD Station é considerado um dos melhores softwares de automação do mundo. Confira um exemplo da automação gerada por esse software:

Fonte: RD Station Marketing

Como fazer um Email Marketing?

Contrate uma ferramenta auxiliar

Como foi enfatizado no tópico anterior, é essencial contratar um software de automação de marketing que apresente funções de email marketing para agilizar o processo de envio, otimizando tempo e recursos da empresa, além de tornar possível o contato com toda a sua rede de contatos segmentada ao longo do funil de vendas.

Trabalhe o layout

A tecnologia de hoje em dia permite a criação de layouts personalizados e responsivos, uma ferramenta muito importante, principalmente, para o mobile, já que permite uma adaptação rápida aos diferentes tipos de dispositivos.

Personalize o conteúdo

Outra personalização importante para os emails marketing está relacionada às mensagens: uma mesma mensagem não deve ser enviada para diferentes tipos de contatos — com diferentes interesses, propostas etc, é necessário que haja uma relação entre o texto e o leitor, para provocar no mesmo uma ação (Call-To-Action).

Siga o CAPEM

Além do que já foi falado, para montar um email marketing que respeite as regras já estabelecidas no meio online, é preciso seguir o Código de Autorregulamentação para a Prática de Email Marketing (CAPEM).

Qual o tamanho ideal de um Email Marketing?

Na montagem dos seus email marketings é preciso pensar até mesmo em detalhes como o tamanho de cada uma de suas etapas, para influenciar positivamente a taxa de abertura, e conversões, e não exceder os limites, correndo o risco de cair no spam. Entenda os limites de cada parte que compõe um email marketing: 

Tamanho do assunto

Atualmente, é preciso pensar não apenas na visualização desktop dos emails, mas também na mobile, por isso é importante que o assunto do seu email marketing não seja muito longo. 

De acordo com o site Resultados Digitais, o assunto deve ter de 20 a 41 caracteres, para que sua leitura não fique cortada e, assim, o tamanho do assunto aliado à construção de uma frase de destaque contribuirá para chamar a atenção do lead.

Tamanho do preheader

Esse elemento está disponível em alguns provedores de email e consiste na primeira frase que aparece ao lado do assunto, já na sua caixa de entrada.

Ele também pode ser usado a favor do seu email marketing, mostrando uma frase que desperte a curiosidade do leitor, por exemplo, e consequentemente, aumentando a taxa de abertura de emails. Porém, sua visualização dependerá da extensão do assunto, quanto menor for o assunto, mais o preheader aparecerá. 

Tamanho do texto

No início da utilização dos emails, antes da opção mobile, foi estipulado que o tamanho ideal da extensão do texto de um email seria de 600 pixels de largura, já que todos os provedores de email da época aceitavam esse tamanho e o mesmo provia uma leitura mais confortável, sem que os leitores precisassem rolar para os lados.

Porém, atualmente, com a chegada de novos recursos, como montagem e atualização de layouts responsivos já citados, não há mais a necessidade de se prender a esse padrão, por mais que ele ainda funcione e seja muito usado.

Tamanho das imagens

O ideal é que seu email marketing não tenha muitas imagens, porque isso influencia no tamanho total do email, e pode prejudicar sua taxa de envio, visto que emails pesados aumentam as chances de cair na pasta de spam.

Além da quantidade de imagens, o tamanho das mesmas também é um fator importante, sendo que o tamanho máximo de cada imagem isolada deve ser 100kbs e a soma de todas as imagens presentes em um mesmo email não deve ultrapassar 500kbs.

Exemplos de Email Marketing

Para ilustrar melhor, separamos alguns exemplos de email marketing de diferentes empresas. Veja:

Email Marketing – Nomus

exemplo-email-marketing
Fonte: Nomus
exemplo-email-marketing-1
Fonte: Nomus

Email Marketing – JivoChat

exemplo-email-marketing-2
Fonte: JivoChat

Email Marketing – Neil Patel

exemplo-email-marketing-3
Fonte: Neil Patel

Conheça mais sobre as gestões empresarial e industrial

Nesse artigo você pôde entender melhor como funciona a ferramenta de email marketing e porque é importante usá-la para divulgar seus produtos ou serviços.

Para conhecer mais detalhes, ferramentas e estratégias desse universo e estar sempre atualizado com dicas sobre os meios empresarial e industrial, se inscreva na lista de e-mails do Blog Industrial da Nomus.

Siga também a Nomus em sua rede favorita:

Guia de marketing para indústrias

2 Comentários

  1. Erna trsmz disse:

    Aumentar o público

  2. 124.399.615.05 disse:

    YASMIM CAROLINA RODRIGUES DA CONSTRUÇÃO

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: