7 canais de divulgação para promover sua indústria


Atualizado em 19/03/24 - Escrito por Paula Moraes na(s) categoria(s): Marketing e vendas

Guia de marketing para indústrias

Assim como outros setores, a indústria deve estar sempre atenta aos canais de divulgação que podem proporcionar boas oportunidades para os negócios.

De antemão, a internet direciona uma aproximação entre clientes, fornecedores e parceiros, mas é preciso saber o que sua indústria faz, qual sua operação e claro quais os seus produtos.

Para te ajudar com isso, preparamos este artigo com 7 canais de divulgação que são considerados essenciais para a sua indústria. Continue a leitura e confira!

Importância do Marketing para as indústrias

Promover o marketing em indústrias é importante para que a empresa atinja visibilidade entre o seu público-alvo.

No entanto, as estratégias permitem posicionamentos firmes, fazendo com que mais clientes passem a conhecer as soluções comercializadas pela sua marca.

O marketing para a indústria faz com que os clientes mantenham as relações comerciais com a empresa, buscando um relacionamento com base em confiança.

Além disso, as suas estratégias ajudam a mostrar seus diferenciais se tornando mais competitivo no mercado.

Transformação digital e digitalização das indústrias

As transformações digitais foram tantas que atingiram positivamente a indústria. 

Algumas já estão funcionando e outras dando os primeiros passos.

Mas, sem dúvidas, a maior tendência do setor industrial fica por conta da tecnologia digital a favor de conquistar novos clientes.

E a transformação digital na pequena indústria também é uma realidade que deve ser incentivada e aproveitada. 

Mercado B2B e suas dificuldades

Assim como em qualquer outro segmento, o mercado B2B apresenta dificuldades. Sendo elas:

  • Nível de concorrência;
  • Complexidade do processo;
  • Oferta de valor;
  • Conversão de leads;
  • Falta de treinamento específico;
  • Visão de curto prazo;
  • Excesso de burocracias;

A maioria desses problemas ocorrem por falta de infraestrutura ou um ecossistema bem desenvolvido.

Os desafios para alcançar bons resultados faz com que todos definam métodos a serem corrigidos.

No caso de passar por algumas dessas dificuldades, busque ajuda e principalmente entenda onde está o erro para que seja consertado.

Marketing digital como diferencial competitivo

As mudanças no mercado de consumo exigem adequações das suas estratégias de venda.

O consumidor está comprando cada vez mais pelos canais online, ajudando o mercado e desafiando a concorrência.

Para se destacar é preciso se arriscar e contar com estratégias de marketing digital.

Contudo, é indicado ainda as ações de Marketing 5.0, um conceito e movimento pautado sob a combinação de tecnologia e fator humano, visando atrair, conquistar e ganhar lealdade dos clientes.

Está ligada com o cenário atual e futuro, onde marcas e empresas precisam se conectar para atender as necessidades do seu público. 

Importância da divulgação para indústria

Uma boa divulgação na indústria é capaz de diferenciar uma empresa da outra, fazendo com que se torne mais competitiva no mercado de trabalho.

Com o uso dos conceitos de marketing, é possível competir em outros quesitos, agregando valores ao produto final, e claro, se destacando por esse motivo.

É a forma mais sensata de ser vista e lembrada.

Como divulgar a indústria na internet

A internet pode ser utilizada de muitas formas para auxiliar na divulgação da sua indústria, então, comece buscando a melhor tecnologia para otimizar a sua produção.

Por esse motivo:

  • Seja presente na internet;
  • Crie e otimize sites e aplicativos com domínios;
  • Use e abuse das ferramentas oferecidas pelo Google para se destacar na busca e no Google Maps.

Como divulgar a indústria em marketplace B2B

A modalidade marketplace B2B é um tipo de shopping online onde as empresas do mesmo segmento conseguem comercializar produtos entre si.

Essa divulgação pode ser realizada em plataformas específicas para gerar contatos comerciais de qualidade.

Aposte em redes sociais para a divulgação de conteúdos educativos e que combinem com seus clientes.

Vantagens de promover ações de divulgação

Promover a marca e fazer com que seus produtos e serviços sejam reconhecidos tornou- se  o objetivo de praticamente todas as empresas.

Isso faz com que a busca por marketing promocional para alavancar os resultados aumente.

Essa promoção pode ocorrer de diversas formas, a mais utilizada é a de distribuição de brindes.

Uma alternativa para chamar a atenção voltada  a sua marca e consequentemente vender.

7 canais de divulgação para indústria

Ser uma empresa reconhecida, prestigiada e que oferece soluções de qualidade para o mercado é um potente diferencial.

Alguns canais devem fazer parte da sua estratégia:

#1 Redes Sociais e blog

É comum acharmos que as redes sociais servem apenas para o B2C.

A indústria precisa estar presente em redes adequadas, apresentando notícias, soluções e novidades.

Através delas as pessoas chegam até seu negócio.

Por outro lado, o blog é uma extensão do site, muito útil para divulgações e conteúdos educativos que envolvam os produtos e serviços prestados.

#2 Links Patrocinados

Como dito acima, as redes sociais são fontes poderosas de divulgação. 

E para otimizar ainda mais o alcance de potenciais leads, pode-se aliar a ela a estratégia de links patrocinados. 

O link patrocinado é uma forma de impulsionar publicações, principalmente nas redes sociais, que tem como objetivo incentivar que a marca seja encontrada por novos usuários. 

Os links patrocinados são vantajosos pois propicia o reforço de marca para aqueles que são consumidores e por ampliar a visibilidade da marca para novos públicos.

Algumas publicações bem trabalhadas merecem a atenção de impulsionamento, visto que o ambiente já o prepara para as trocas. 


#3 E-mail marketing

Uma potente ferramenta de divulgação que beneficia a indústria, na divulgação de atividades, produtos, campanhas, promoções e novidades que a sua empresa está trazendo para o mercado.

Os conteúdos precisam ser estratégicos para que os objetivos sejam atingidos.

Pesquise seu público alvo para saber exatamente o tipo de conteúdo que eles consomem, evitando que os e-mails não sejam abertos.

#4 Sites e apps próprios

A presença da indústria na internet precisa de um site.

Esqueça os padrões de apresentações institucionais, deixe espaço para dúvidas e opiniões.

Os produtos precisam ser apresentados com detalhes, com informações que incentivem a compra.

Assim como os sites, os aplicativos servem como uma vitrine, portanto, precisam ser atrativos e com conteúdos relevantes.

Ah! Não se esqueça que o site precisa ser responsivo para assim ser aberto em qualquer dispositivo 

#5 Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google para ajudar no gerenciamento da sua marca na internet.

Todas as informações aparecem na pesquisa do Google e no Google Maps.

Por isso, pode e deve ser utilizado por todo tipo de negócio.

Sejam empresas locais, escritórios, farmácias, restaurantes e principalmente empresas online.

#6 SERP do Google

Estar listado no Google Meu Negócio é uma forma de a busca por palavras-chaves específicas, o próprio Google indica a sua marca. 

Porém, é possível ir mais além: adotar estratégias de SEO para constar na primeira página da SERP do Google! 

A sigla SERP significa Search Engine Results Page – em português página de resultados de pesquisa dos buscadores. 

E estar na primeira página da SERP do Google é um muito valioso. 

Afinal 93% dos usuários pesquisam na internet sobre marca, produto ou serviço e eles, na maioria das vezes, não vão até a segunda página de pesquisa. 

Assim, usar ações de SEO podem auxiliar como meio de divulgação para aparecer primeiro no Google e ser considerado pelos usuários.

As ações de SEO são várias, como por exemplo: pesquisa de palavras-chave, otimização on-page e off-page, criação de links orgânicos, otimização de imagens, marketing de conteúdo e outras.

O Google indicar a sua indústria para um usuário é uma forma poderosa de atingir leads.

#7 Marketplaces

Os marketplaces são ambientes específicos para vendas. 

E sua escolha deve ser feita de maneira criteriosa, afinal precisa de uma afinidade com o que se é vendido. 

Ao inserir a sua indústria em um marketplace, é oferecido ao consumidor uma forma dele considerar a marca como opção de compra.

Os consumidores fazem pesquisas em marketplaces principalmente com o intuito de comparar preços. 

E se nessa busca se depara com sua indústria, ele já se torna um comprador em potencial.

Dessa forma, o marketplace se torna um canal de divulgação e um meio de conhecimento 

para os usuários.


Esses canais de divulgação são primordiais para a sua indústria, podendo colaborar para um novo momento comercial. 

Lembre-se, desenvolver um plano de marketing estratégico e participar de forma ativa dos canais digitais faz toda diferença.

Agora que você já sabe sobre a importância da divulgação para a indústria, que tal se inscrever na lista de emails do Blog Industrial?

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