7 Problemas na programação da produção que podem tirar dinheiro da sua fábrica


Atualizado em 6/06/22 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Produção

Programação da produção

Problemas na programação da produção podem trazer grandes prejuízos financeiros para diversos tipos e portes de indústrias. Muitas vezes a programação da produção não é nem se quer realizada e isso pode trazer muita dor de cabeça para o gestor.

Fazer uma boa programação da produção é fundamental para manter os níveis de estoque otimizados, definir bem os prazos de entrega, cumprir os prazos acordados e assim aumentar a satisfação dos seus clientes.

Neste artigo vamos listar quais são os principais problemas na hora de programar a produção e como essas dores acabam tirando dinheiro da sua fábrica. Ou seja, qual o impacto financeiro destes problemas.

O objetivo é:

  • Identificar os problemas relacionados a programação da produção que podem estar acontecendo na sua fábrica;
  • Mensurar qual o impacto financeiro causado por esses problemas;
  • Propor soluções para mitigar ou eliminar os problemas listados.

Então vamos lá:

Proposta de exercício: mensure o impacto do problema na sua realidade

Antes de começarmos a listar os problemas na programação da produção gostaria de propor um exercício prático para tornar esse artigo em algo mais valioso para sua empresa.

Pegue uma calculadora e tente mensurar, em Reais, qual o impacto de cada um dos problemas listados nesse artigo na sua fábrica.

Você pode fazer isso em uma planilha no Excel ou até mesmo com papel e caneta, o importante é realmente transformar ideias distantes em algo mensurável e próximo da realidade da sua empresa.

Uma vez que os números existem, você e sua equipe ficarão bem mais tendenciosos a querem resolver essas questões. Desta forma, a sua fábrica pode ter uma transformação verdadeira e assim obter uma lucratividade melhor.

1. Não saber programar a produção corretamente

Para começar a lista de problemas na programação da produção vamos falar sobre quando uma empresa não sabe programar a produção da forma correta.

O que causa o problema?

  • Quando a empresa não possui um sistema de gestão capaz de auxiliar a equipe a definir uma programação da produção, decidindo quais produtos serão produzidos, quando e em que ordem.

Quais os principais impactos financeiros?

  • Máquinas ou funcionários parados por não saber o que fazer em seguida: quanto tempo sua fábrica perde decidindo o que será produzido e em qual prioridade?

2. Não conseguir definir e cumprir prazos

O que causa o problema?

  • Quando uma fábrica que produz sob encomenda precisa definir um prazo para seus clientes mas tem dificuldades de decidir a data de entrega;
  • Uma vez decidido o prazo, a empresa muitas vezes tem dificuldades para cumpri-lo, já que não há uma programação da produção bem definida.

Quais os principais impactos financeiros?

  • Perda da confiabilidade dos clientes: uma vez que a sua indústria não consegue cumprir os prazos prometidos, seus clientes ficam insatisfeitos e perdem a credibilidade na sua empresa. Isso leva a uma redução nas vendas, já que seus clientes podem acabar recorrendo aos concorrentes.
  • Multas em caso de atrasos: podem haver negociações onde a sua empresa será obrigada a pagar multas por atrasar um pedido. Isso leva a um impacto financeiro imediato para seu negócio.
  • Dar prazo com muita folga: sua empresa pode acabar estipulando prazos mais longos para ter uma folga maior. O problema é que seu cliente pode acabar cancelando a compra com sua empresa por conta desse prazo maior. Além disso, o cliente pode se surpreender negativamente com o pedido sendo entregue antes do prazo estipulado e assim a sua empresa precisará ficar com o estoque parado em seu poder (que terá um custo e poderá ser danificado).

3. Processo produtivo lento

O que causa o problema?

  • Quando a fábrica possui um lead time grande e normalmente demora mais para produzir do que os concorrentes devido a uma falta de otimização dos seus gargalos, do seu produto e também da programação dos itens que serão produzidos.

Quais os principais impactos financeiros?

  • Demorar a receber pagamentos pelo trabalho feito: existe um caso de sucesso de um cliente da Nomus que conseguiu reduzir o Lead time da produção de 90 para 30 dias. Ou seja, quando a sua empresa está produzido mais devagar do que poderia, os impactos financeiros podem ser muito significativos. Neste exemplo a empresa estava com um lead time três vezes maior do que o necessário.

4. Gargalos no processo produtivo

O que causa o problema?

  • Quando a indústria não otimiza o seu gargalo e acaba prejudicando toda a produção da empresa. Por exemplo, devido a uma falta de programação da produção, o gargalo da fábrica ficou parado esperando algum material.

Quais os principais impactos financeiros?

  • O gargalo não pode ficar parado: caso sua indústria acabe ficando com o recurso gargalo parado por uma falha na programação da produção, isso acaba afetando diretamente o resultado financeiro da sua empresa, já que serão menos produtos fabricados e vendidos.

5. Programação da produção não serve mais após ser feita

O que causa o problema?

  • Algumas empresas ficam muito tempo fazendo a programação da produção da fábrica e, quando finalmente acabam, acontece algum imprevisto e aquela programação já não serve mais.

Quais os principais impactos financeiros?

  • Perda de tempo do profissional de PCP: quando a programação não serve mais, o tempo que a sua empresa investiu com aquele profissional acaba sendo desperdiçado. Esse profissional poderia estar sendo melhor aproveitado em outra atividade caso sua empresa possuísse uma forma mais confiável de montar a programação da produção.

6. Consumir muito tempo da equipe para programar a produção

O que causa o problema?

  • Quando a empresa dedica muitas pessoas, durante muito tempo, para programar a produção da empresa, ainda que ela seja usada de fato.

Quais os principais impactos financeiros?

  • Investimento de tempo de pessoas altamente qualificadas: os profissionais que são capazes de programar a produção de uma indústria, são pessoas altamente qualificadas e que tem um custo elevado a empresa. Caso a fábrica possuísse uma ferramenta capaz de programar a produção de forma mais rápida, essas pessoas poderiam se dedicar a atividades com maior valor agregado.

7. Comercial muda a programação da produção sem levar em conta o impacto

O que causa o problema?

  • Quando o responsável pelo comercial ou vendas acaba dizendo para mudar a ordem da produção para atender determinado cliente sem levar em conta o impacto que isso pode causar.

Quais os principais impactos financeiros?

  • Tempo de preparação de máquina: se a sua empresa já tinha programado para produzir determinado produto e sua equipe já havia preparado o setup da máquina em questão, esse trabalho e tempo acabam sendo perdidos. Dependendo da fábrica, esse tempo de setup pode ser bem custoso e demorado.
  • Atrasar outros pedidos: ao trocar a produção, a sua fábrica pode acabar atrasando outros pedidos, as vezes até para o mesmo cliente. Isso leva uma insatisfação e perda de credibilidade na sua empresa, o que pode reduzir as vendas no médio/longo prazo.

Como solucionar os problemas na programação da produção?

Agora que você já conhece os principais problemas causados por uma programação da produção problemática, chegou a hora de saber como solucionar ou pelo menos mitigar essas dores.

A sua indústria precisa de um software de gestão especializado em indústrias que seja capaz de auxiliar a geração de uma programação da produção confiável e ágil.

Na Nomus recomendamos o Nomus ERP Industrial, que possui um módulo inteiro dedicado a programação da produção, capaz de gerar:

  • Programação da produção com capacidade finita
  • Gráfico de Gantt da programação
  • Programação de operações por máquina
  • Análise do prazo de entrega de pedidos de venda
  • Análise do prazo de entrega de ordens de produção
  • Análise de gargalos na produção
  • Previsão de faturamento
  • Programação integrada com o apontamento da produção

Para ver a ferramenta funcionando na prática, assista uma demonstração agora mesmo.

Continue acompanhando o blog da Nomus

Se você gostou dessas dicas para resolver os mais comuns problemas na programação da produção que acabam tirando dinheiro da sua fábrica, recomendo que continue acompanhando a Nomus para não perder as próximas postagens.

Você pode fazer isso se inscrevendo em nossa lista de emails ou seguindo o blog industrial na sua rede social favorita:

Além disso, recomendo também que assista uma demonstração do Nomus ERP Industrial e veja na prática como o sistema funciona.

Por fim, fique à vontade para entrar em contato conosco caso tenha alguma dúvida em relação a gestão da sua fábrica.

Até a próxima.

Programação da produção

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: