Como controlar a produção e o estoque de uma indústria


Atualizado em 6/05/21 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Produção

Chão de fábrica

Controlar a produção e o estoque são processos realizados por indústrias para garantir que os produtos fabricados atendem as especificações planejadas pela equipe da empresa e pelos clientes da fábrica. Também servem para evitar perdas e desperdícios, aumentando a competitividade e a lucratividade da empresa.

Esse aspecto da gestão industrial muitas vezes acaba sendo negligenciado por pequenas e médias indústrias, que realizam o controle da produção de forma ineficiente, utilizando planilhas, documentos de papel ou até sem qualquer tipo de controle.

Nesse artigo irei cobrir quais são os principais pontos que a sua indústria precisa se preocupar para aplicar um bom controle da produção e o estoque. Confira:

Engenharia do produto – Lista de materiais

O primeiro passo para controlar a produção de uma indústria é criar uma estrutura para o seu produto. Ou seja, criar uma engenharia para ele, onde você entenda bem como é composto o seu produto.

Caso a sua indústria ainda não possua uma estrutura bem definida dos produtos fabricados, esse é um alerta vermelho. A sua empresa precisa conhecer muito bem os produtos que fabrica e negocia para evitar perdas e prejuízos.

Essa estrutura é conhecida por alguns nomes, como engenharia do produto, lista de materiais ou BOM – bill of materials.

Exemplo de lista de materiais de um bolo de cenoura

Para configurar uma lista de materiais é preciso seguir alguns passos básicos, sendo eles:

  • Identificar todas as matérias-primas
  • Identificar todos os produtos intermediários
  • Identificar todos os produtos acabados
  • Checar duplicidades
  • Identificar os níveis da estrutura
  • Cadastrar listas de materiais dos produtos intermediários
  • Cadastrar a lista de materiais dos produtos acabados

Alguns pontos que não devem ser considerados na hora de montar sua lista de materiais:

  • Itens de custo da máquina
  • Itens compartilhados
  • Itens raramente utilizados ou de valor insignificante

Exemplo de lista de materiais no sistema Nomus ERP Industrial:

Aprenda mais sobre como montar a sua lista, recomendo que baixe o ebook:

Lista de materiais

Ordem de produção

O segundo ponto é iniciar a sua produção. Existem algumas formas de se fazer isso, como a produção empurrada e a produção puxada, sendo uma para estoque e outra sob encomenda.

Pegando como exemplo a produção puxada, a produção se inicia no setor de vendas, que ao vender um produto, abre uma ordem de produção para o mesmo.

Em uma indústria sem organização a produção pode começar por achismo de um líder de produção, ou ainda alguém gritando na fábrica: “Produz aí 50 bolos de cenoura”.

Esse tipo de gestão pode acarretar em diversos prejuízos para fábrica e por isso é fundamental que a empresa implemente um sistema de ordens de produção, onde o setor de PCP consiga comandar a cadencia da produção da fábrica.

Essa ordem de produção contém as informações necessárias para a produção dos produtos. Sendo as principais informações:

  • O item que vai ser produzido, com seu código e descrição
  • A quantidade que vai ser produzida
  • A data de entrega planejada

Caso algum material esteja faltando no estoque, é possível abrir uma solicitação de compra automaticamente.

Gestão de compras

Para controlar a produção e o estoque de forma eficaz, é fundamental que a empresa possua algum tipo de geração de solicitações de compra para montar uma boa gestão de compras. O ideal é que seja feita de forma automatizada com o sistema de gestão, onde o programa identifica que falta algum material e assim gera uma solicitação de compra para ele.

Com a solicitação feita, a sua equipe pode fazer uma solicitação de cotação, caso desejar pesquisar o melhor preço entre os fornecedores disponíveis, ou gerar um pedido de compra diretamente com o fornecedor padrão.

Em um sistema de gestão ERP seria possível gerar as contas a pagar de forma automática integrada ao pedido de compra.

Requisição de materiais

O próximo passo para controlar a produção e o estoque de forma básica é possuir alguma forma de requisitar materiais empenhados. Ou seja, quando sua equipe for produzir o produto, ela precisa requisitar os materiais certos na quantidade correta ao estoque de matéria-prima.

Com um sistema ERP é possível fazer isso de forma integrada ao estoque e a lista de materiais do produto. Sendo assim, evita erros humanos e possíveis falhas de planilhas com dados errados ou desatualizados.

Reporte da produção

Por fim, pode parecer trivial mas boa parte das indústrias acabam não registrando quanto produziram e assim não sabem qual seu rendimento, perdas etc. O reporte da produção é uma cultura fundamental para qualquer indústria que deseja controlar a produção e o estoque de forma eficiente.

Criação de reporte da produção no sistema Nomus ERP Industrial

Principais benefícios de controlar a produção e o estoque de uma indústria

Ao realizar as etapas anteriores a sua indústria fica muito mais organizada e eficiente, já que consegue controlar melhor a produção e o estoque de maneira geral. Isso gera diversos benefícios para empresa, como por exemplo:

  • Integração entre as áreas da empresa, gerando uma gestão integrada entre vendas, produção, estoque, compras e financeiro;
  • Estoque atualizado, já que o sistema manterá o estoque sempre alinhado com a produção e a realidade da empresa;
  • Custo da produção mais apurado;
  • Rastreabilidade dos materiais.

Coloque em prática na sua fábrica

Controlar a produção e o estoque de uma pequena ou média indústria pode ser mais fácil do que você imagina e os benefícios são muito valiosos.

Recomendo que você assista uma demonstração do Nomus ERP Industrial e veja na prática como a ferramenta pode auxiliar a sua equipe a colocar esses controles em prática.

A Nomus oferece planos especiais para indústrias no simples nacional, além de um pacote de treinamento gravado completo e uma consultoria em gestão industrial.

Fique a vontade caso tenha alguma dúvida ou sugestão. Até a próxima!

Nomus ERP Industrial

Compartilhe esta matéria:


Tags:




Um comentário

  1. Gilmar says:

    Agradeço Nomus material didático de grande relevância para a gente , média e pequena empresa Indústria

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: