Produção puxada e empurrada: o que são, como funcionam e quais as diferenças?

Atualizado em 5/05/21 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Produção

Chão de fábrica

A produção puxada e empurrada são métodos de trabalho para indústrias onde na produção puxada a fábrica primeiro identifica a demanda e depois puxa a produção. E na empurrada a empresa produz para o estoque, iniciando o processo produtivo com a chegada dos materiais.

Como esses são termos usados com certa frequência aqui no blog e no mundo da gestão industrial, é importante que você entenda bem como ambos funcionam e quais suas vantagens.

Com isso sua fábrica pode:

  • Avaliar qual método de produção é mais vantajoso para sua fábrica
  • Entender como melhorar o processo produtivo geral da empresa
  • Reduzir perdas e estoques desnecessários.

Como pode ver, essas são vantagens buscadas por qualquer gestor e profissional de indústria. Sendo assim, convido você para ler até o final desse artigo e aplicar as melhorias na sua empresa. Vamos lá:

O que são produção puxada e empurrada?

Para entender como funcionam a produção puxada e empurrada e as diferenças entre elas, irei especificar cada uma. Vamos lá:

O que é a Produção empurrada

O sistema de produção empurrada é o mais antigo e mais tradicional quando as pessoas pensam em uma fábrica. Isso porque esse modelo é o formato praticado desde a revolução industrial.

Sua principal característica é produzir e estocar os produtos para então ir vendê-los aos clientes e prospectos da empresa.

A ideia é calcular quanto produzir de acordo com uma previsão de vendas gerada pelo MRP e assim criar um estoque que não está exatamente alinhado com a demanda.

Neste formato a empresa busca possuir estoques de sobra e que consigam atender a demanda do período sem dúvidas ou complicações.

O que é a Produção puxada

Já o sistema de produção puxada já é mais moderno e surgiu com o toyotismo. A ideia é trabalhar a produção da fábrica sem estoques.

Nesse modelo, quando um cliente gera um pedido, isso “ativa” a produção. O seu foco é no fluxo de materiais e não no estoque.

É possível utilizar também um Kanban para ter um estoque mínimo. Dessa forma quando um cliente pede um produto o quadro kanban fica faltando um item e isso puxa a produção.

O conceito da produção puxada é bem explicado no Just In Time, que se baseia em produzir apenas o necessário e no momento certo.

Neste formato a empresa busca reduzir ao máximo seus estoques, afim de reduzir desperdícios e assim aumentar a eficiência da operação.

Quais as vantagens e desvantagens da produção puxada e empurrada?

Como pode ver, a produção puxada e empurrada são bem diferentes e cada formato apresenta seus benefícios e desvantagens. Para ficar mais claro qual a melhor opção para sua empresa, irei listar algumas das principais vantagens e desvantagens de cada um, confira:

Benefícios da Produção empurrada

  • Formato ideal para os vendedores que sabem que sempre haverá estoque do produto para pronta entrega;
  • Maior controle sobre prazos de entrega;
  • Maior controle sobre variações na demanda.

Dificuldades da Produção empurrada

  • Excesso de estoque leva a empresa a gastar mais dinheiro com galpões e espaços para os produtos e materiais utilizados na produção;
  • Maior probabilidade de perdas e danos no estoque;
  • Menor comunicação entre as áreas.

Benefícios da Produção puxada

  • Redução do estoque e eventualmente suas perdas e custos;
  • Melhoria da qualidade dos produtos;
  • Redução dos custos de produção e PCP;

Dificuldades da Produção puxada

  • Menos fácil para os vendedores, já que pode acontecer do produto não estar disponível para pronta entrega;
  • Em períodos de baixa demanda a fábrica pode ficar ociosa;
  • Há uma dependência maior dos fornecedores, que precisam entregar no prazo e na qualidade esperada.

Siga o Blog Industrial da Nomus para mais dicas práticas

Agora que você já sabe o que são a produção puxada e empurrada, recomendo que siga a Nomus nos seus canais favoritos para que assim não perca as novas postagens sobre gestão industrial.

Aqui no Blog Industrial publicamos semanalmente dicas práticas e simples para melhorar os resultados da sua fábrica, reduzindo custos e desperdícios.

Confira os canais disponíveis:

Fique a vontade para entrar em contato conosco caso tenha alguma dúvida, sugestão ou comentário a respeito dos artigos ou da gestão da sua fábrica.

Um abraço e até a próxima!

Software ERP Para controle da producao

Compartilhe esta matéria:


Tags:




Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: