Business Intelligence (BI): o que é, como funciona e como aplicar em uma empresa


Atualizado em 12/03/24 - Escrito por Beatriz Goulart na(s) categoria(s): Processos e Organização

Administração da produção

Business Intelligence (BI), ou inteligência de negócios, é um processo de coleta, tradução e análise de dados, de forma automatizada, que auxilia na otimização das tomadas de decisões através de painéis visuais, como os dashboards.

As ferramentas de BI possibilitam que as empresas façam a avaliação e medição das oportunidades de mercado, riscos a serem evitados e falhas a serem corrigidas, através de insights mais apurados, calculados com base na coleta de dados feita.

Com isso, é desencadeada mais uma série de benefícios, como:

Existem diversas ferramentas de business intelligence que executam essa captura e análise de dados, com um fácil gerenciamento. Para te ajudar a escolher a melhor para a sua empresa, separamos 7 opções e quais necessidades suprem. Confira!

Business Intelligence

Quais as etapas das ferramentas de business intelligence?

Antes de conhecer as ferramentas em si, é importante que você saiba quais são as etapas ao longo do processo de business intelligence, em relação aos dados, sendo elas:

  • Coleta 
  • Organização
  • Análise 
  • Conversão
  • Mensuração

Coleta de dados

Os dados são coletados, em massa, através de softwares como os CRMs.

Organização de dados

Categorização dos dados, o que possibilita uma melhor compreensão e visualização.

Análise de dados

Filtragem dos dados, analisando a ordem de prioridade.

Conversão de dados

Geração de insights para estratégias, a partir dos resultados das etapas anteriores.

Mensuração de resultados

Após colocar em prática as estratégias pensadas, é hora de medir seus resultados e avaliar em quais vale a pena investir e quais devem ser canceladas.

Veja também: Indicadores de desempenho: o que são, como montar e como medir

7 ferramentas de business intelligence para impulsionar seus resultados

Agora você vai conhecer as 7 ferramentas de business intelligence que separei, para poder compará-las e avaliar qual se encaixa melhor na sua empresa.

1. Nomus ERP Industrial

Com o Nomus ERP Industrial você pode transformar qualquer dado da sua indústria em informação preciosa para a gestão do negócio com flexibilidade e facilidade.

Exemplo de Dashboard com KPI de Produção do Nomus ERP Industrial

Essa ferramenta permite que você monte um relatório gráfico, com extrema facilidade, de suas vendas mês a mês, subdividido por cliente, e filtrado por representante, estado ou cidade. Além disso, ela oferece uma série de benefícios como:

  • Tomada de decisões certas com informações precisas
  • Monitoramento de indicadores de desempenho e cumprimento de metas
  • Cultivo da cultura de meritocracia na gestão das pessoas da sua empresa
  • Criação de relatórios com qualquer dado disponível nos softwares da Nomus
  • Criação de relatórios com qualquer fonte de dados

2. Google Data Studio

Essa é uma das ferramentas de business intelligence mais usadas no mercado, principalmente por empresas já acostumadas com as ferramentas do Google. 

A Google Data Studio é gratuita, e basta logar com uma conta gmail para começar a usá-la. Ela é completa, já que oferece:

  • Integração prática e automática com as demais ferramentas do Google;
  • Abertura para a integração de mais usuários;
  • Criação de gráficos e relatórios – apesar de não ter muita variedade de formatos;
  • E a mensuração de dados em tempo real.

Um contra da ferramenta é que permite apenas o download e visualização em formato PDF.

3. Microsoft Power BI

A Power BI também é muito conhecida e uma das mais utilizadas pelas empresas. Ela é uma ótima opção para quem trabalha com o Excel.

Essa ferramenta permite que você faça o download de uma versão gratuita – Power BI Desktop, porém também oferece planos pagos mais avançados: Power BI Pro ou Power BI Premium

As maiores diferenças entre a versão gratuita e as pagas estão nas contas gratuitas não poderem compartilhar relatórios e dashboards com outros usuários e não visualizarem os feitos por uma conta Pro. (Veja aqui as diferenças entre os planos)

Para que haja esse compartilhamento por contas gratuitas, é necessário tornar os relatórios e afins públicos em app.powerbi.com, o que reduz a segurança dos dados, por isso, é preciso ter cautela ao compartilhá-los.

Com a Power BI as empresas têm:

  • Self-service BI – Liberdade de criar gráficos, relatórios e dashboards como quiser;
  • Facilidade de interagir com a interface;
  • Armazenamento em nuvem;
  • Compartilhamento com outros usuários (apenas nos planos pagos);
  • Integração com outras ferramentas da microsoft, como Excel;
  • Mensuração de resultados em tempo real;
  • E segurança de dados (apenas nos planos pagos).

Apesar de ser uma das principais ferramentas de BI do mercado, ela não é muito aconselhável para uma carga muito alta de dados.

4. Adobe Analytics

O Adobe Analytics foca na elaboração de insights sobre os produtos ou serviços das empresas.

Essa ferramenta permite:

  • Insights em tempo real
  • Ideias de estratégias que supram as demandas da empresa;
  • Integração de dados vindos de diferentes fontes;
  • Criação de relatórios versáteis;
  • E previsões apuradas dos desdobramentos de cada possibilidade de tomada de decisão.

5. SalesForce Einstein Analytics

O foco da Einstein Analytics, desenvolvida pela SalesForce, é ser uma ferramenta de BI prática e otimizada. 

Suas funções englobam:

  • Análise conectada a CRM, que permite a detecção de tendências e oportunidades;
  • Visão completa dos dados, utilizando dashboards padrões, personalizados ou integrados;
  • Análise aumentada, que facilita as tomadas de decisões;
  • Ideias preditivas, prevendo resultados a partir de cada tomada de decisão possível;
  • E análises prontas para empresas, agilizando processos.

6. QlikSense

A QlikSense é uma ferramenta muito conhecida e, assim como o Power BI, também é um modelo self-service BI. Algumas das outras vantagens dessa ferramenta são:

  • Compactação de dados – um grande diferencial;
  • Dashboards interativos;
  • Insights apurados a partir do motor de análise associativa da Qlik;
  • Plataforma em nuvem;
  • Visualização de dados em tempo real;
  • Direcionamento nas tomadas de decisões.

Além do QlikSense, a Qlik também oferece outras soluções de analytics: QlikView e Qlik AutoML.

7. Zoho Analytics

A Zoho Analytics é uma ferramenta focada na análise mais aprofundada dos dados.

E, ao mesmo tempo, pode ser integrada a diversas fontes de dados, o que agiliza a sua captação e mantém a nutrição dos seus bancos de dados.

Essa ferramenta permite, dentre outras funções:

  • Montagem de relatórios aprofundados;
  • Criação de dashboards detalhados;
  • Conexão com fontes de dados através de APIs.

Como escolher a ferramenta ideal?

Para qualquer que seja o tipo de sistema, de ferramenta, ou mesmo as estratégias a serem escolhidas por uma empresa, não existe uma fórmula.

É preciso pensar com calma, avaliar os prós e contras de cada uma das opções, debater com o time envolvido no uso da ferramenta em questão, por exemplo, medir o custo-benefício etc.

E com a escolha da ferramenta de business intelligence não poderia ser diferente.

A partir das 7 ferramentas apresentadas neste artigo, você pode fazer as comparações das vantagens e desvantagens que cada uma oferece, e avaliar qual vai suprir de forma mais completa as demandas e necessidades da sua empresa.

Não se prenda apenas a fatores como “qual é a mais conhecida” ou “qual é a mais barata”, pois nem sempre essas serão suficientes para sanar as suas dores. Claro, como foi falado anteriormente, deve-se medir o custo-benefício, porém olhar apenas o preço pode acabar saindo mais caro, caso a ferramenta não se adeque à rotina da sua empresa.

A escolha de um BI terá grande influência sobre os resultados da sua empresa, portanto, não tome decisões precipitadas.

Gostou do conteúdo?

Neste artigo você pôde conhecer diferentes tipos de ferramentas de business intelligence, e suas respectivas vantagens e funções. Agora que você já está familiarizado com cada um, resta medir qual será o mais vantajoso para o crescimento da sua empresa!

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Um comentário

  1. Alfredo disse:

    Ótimo material para organizar os KPIs de uma empresa

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