Atualizado em 12/03/24 - Escrito por Beatriz Goulart na(s) categoria(s): Processos e Organização
Business Intelligence (BI), ou inteligência de negócios, é um processo de coleta, tradução e análise de dados, de forma automatizada, que auxilia na otimização das tomadas de decisões através de painéis visuais, como os dashboards.
As ferramentas de BI possibilitam que as empresas façam a avaliação e medição das oportunidades de mercado, riscos a serem evitados e falhas a serem corrigidas, através de insights mais apurados, calculados com base na coleta de dados feita.
Com isso, é desencadeada mais uma série de benefícios, como:
Existem diversas ferramentas de business intelligence que executam essa captura e análise de dados, com um fácil gerenciamento. Para te ajudar a escolher a melhor para a sua empresa, separamos 7 opções e quais necessidades suprem. Confira!
Antes de conhecer as ferramentas em si, é importante que você saiba quais são as etapas ao longo do processo de business intelligence, em relação aos dados, sendo elas:
Os dados são coletados, em massa, através de softwares como os CRMs.
Categorização dos dados, o que possibilita uma melhor compreensão e visualização.
Filtragem dos dados, analisando a ordem de prioridade.
Geração de insights para estratégias, a partir dos resultados das etapas anteriores.
Após colocar em prática as estratégias pensadas, é hora de medir seus resultados e avaliar em quais vale a pena investir e quais devem ser canceladas.
Veja também: Indicadores de desempenho: o que são, como montar e como medir
Agora você vai conhecer as 7 ferramentas de business intelligence que separei, para poder compará-las e avaliar qual se encaixa melhor na sua empresa.
Com o Nomus ERP Industrial você pode transformar qualquer dado da sua indústria em informação preciosa para a gestão do negócio com flexibilidade e facilidade.
Essa ferramenta permite que você monte um relatório gráfico, com extrema facilidade, de suas vendas mês a mês, subdividido por cliente, e filtrado por representante, estado ou cidade. Além disso, ela oferece uma série de benefícios como:
Essa é uma das ferramentas de business intelligence mais usadas no mercado, principalmente por empresas já acostumadas com as ferramentas do Google.
A Google Data Studio é gratuita, e basta logar com uma conta gmail para começar a usá-la. Ela é completa, já que oferece:
Um contra da ferramenta é que permite apenas o download e visualização em formato PDF.
A Power BI também é muito conhecida e uma das mais utilizadas pelas empresas. Ela é uma ótima opção para quem trabalha com o Excel.
Essa ferramenta permite que você faça o download de uma versão gratuita – Power BI Desktop, porém também oferece planos pagos mais avançados: Power BI Pro ou Power BI Premium.
As maiores diferenças entre a versão gratuita e as pagas estão nas contas gratuitas não poderem compartilhar relatórios e dashboards com outros usuários e não visualizarem os feitos por uma conta Pro. (Veja aqui as diferenças entre os planos)
Para que haja esse compartilhamento por contas gratuitas, é necessário tornar os relatórios e afins públicos em app.powerbi.com, o que reduz a segurança dos dados, por isso, é preciso ter cautela ao compartilhá-los.
Com a Power BI as empresas têm:
Apesar de ser uma das principais ferramentas de BI do mercado, ela não é muito aconselhável para uma carga muito alta de dados.
O Adobe Analytics foca na elaboração de insights sobre os produtos ou serviços das empresas.
Essa ferramenta permite:
O foco da Einstein Analytics, desenvolvida pela SalesForce, é ser uma ferramenta de BI prática e otimizada.
Suas funções englobam:
A QlikSense é uma ferramenta muito conhecida e, assim como o Power BI, também é um modelo self-service BI. Algumas das outras vantagens dessa ferramenta são:
Além do QlikSense, a Qlik também oferece outras soluções de analytics: QlikView e Qlik AutoML.
A Zoho Analytics é uma ferramenta focada na análise mais aprofundada dos dados.
E, ao mesmo tempo, pode ser integrada a diversas fontes de dados, o que agiliza a sua captação e mantém a nutrição dos seus bancos de dados.
Essa ferramenta permite, dentre outras funções:
Para qualquer que seja o tipo de sistema, de ferramenta, ou mesmo as estratégias a serem escolhidas por uma empresa, não existe uma fórmula.
É preciso pensar com calma, avaliar os prós e contras de cada uma das opções, debater com o time envolvido no uso da ferramenta em questão, por exemplo, medir o custo-benefício etc.
E com a escolha da ferramenta de business intelligence não poderia ser diferente.
A partir das 7 ferramentas apresentadas neste artigo, você pode fazer as comparações das vantagens e desvantagens que cada uma oferece, e avaliar qual vai suprir de forma mais completa as demandas e necessidades da sua empresa.
Não se prenda apenas a fatores como “qual é a mais conhecida” ou “qual é a mais barata”, pois nem sempre essas serão suficientes para sanar as suas dores. Claro, como foi falado anteriormente, deve-se medir o custo-benefício, porém olhar apenas o preço pode acabar saindo mais caro, caso a ferramenta não se adeque à rotina da sua empresa.
A escolha de um BI terá grande influência sobre os resultados da sua empresa, portanto, não tome decisões precipitadas.
Neste artigo você pôde conhecer diferentes tipos de ferramentas de business intelligence, e suas respectivas vantagens e funções. Agora que você já está familiarizado com cada um, resta medir qual será o mais vantajoso para o crescimento da sua empresa!
Se você quer saber mais sobre empreendedorismo, indústria, processos e mais diversos assuntos relacionados, você vai gostar de acompanhar o Blog Industrial. Basta se inscrever na lista de emails para receber, semanalmente, conteúdos gratuitos.
Siga também a Nomus nas redes sociais:
Ótimo material para organizar os KPIs de uma empresa