Mulheres especialistas da Nomus dão dicas de gestão para sua indústria


Atualizado em 8/03/23 - Escrito por Bianca Xavier na(s) categoria(s): Processos e Organização

No dia 8 de março, celebramos o Dia Internacional das Mulheres, que comemora as conquistas alcançadas por esse grupo nas últimas décadas, como o direito ao voto, à educação e ao trabalho.

Gostaríamos de homenagear todas as mulheres que trabalham na indústria e ajudam a construir um futuro cada vez mais próspero para nossa sociedade.

Por isso, entrevistamos quatro das nossas especialistas para sabermos quais são as suas dicas valiosas para as indústrias que desejam melhorar a sua gestão. Confira o artigo.

A importância de um ERP para a saúde do negócio

Tainara Fernandes, da área de implantação, destaca como o mercado da tecnologia cresceu e se desenvolveu nos últimos anos, otimizando a tecnologia de gestão de empresas.

Dessa maneira, ela afirma o quão importante é os gestores e donos de indústria se atualizarem conforme o mercado da tecnologia avança.

Os dados que conseguimos obter atualmente com a ajuda da tecnologia são capazes de apresentar de forma minuciosa e rápida os resultados da empresa.

Anteriormente a essa tecnologia, obter esse tipo de informação era uma tarefa que exigia muito mais tempo, energia e mão de obra.

Agora que o mercado consegue fornecer soluções como sistemas ERP para indústrias, é imprescindível que as empresas se utilizem de tais tecnologias para aperfeiçoar seus processos e sua gestão.

Principais problemas identificados na implantação

Nossa colaboradora da área de implantação, Ana Paula Coutinho, identifica que muitas indústrias chegam até a Nomus com dores no seu gerenciamento de processos.

Isso se dá tanto no setor de compras e vendas, como também na produção e principalmente no estoque.

Adriana Mariano, do setor de implantação e sucesso do cliente, aponta que a falta de processos bem definidos pode levar a muitas consequências negativas na indústria, incluindo custos desnecessários.

Através da implantação do Nomus ERP Industrial, as empresas conseguem obter controle e clareza sobre esses processos, melhorando-os de acordo com suas possibilidades.

Janicy Carvalho, que trabalha no suporte, destaca as frequentes questões no financeiro, como emergências na emissão de notas devido ao mau planejamento ou falha no processo.

Além disso, também se notam questões de produção e dúvidas na área de compras.

Qual deve ser o ponto de partida na implantação

Para empresas que estão prestes a começar o processo de implantação, é recomendado que primeiro seja analisado como se dá o funcionamento da indústria.

Dessa maneira, será possível definir  as respostas para as seguintes questões fundamentais:

  • Quais são os seus produtos;
  • Qual tipo de industrialização é realizada;
  • Como é a lista de materiais de cada produto;
  • Como a empresa deseja fabricar;
  • O que precisa ser controlado dentro da indústria;
  • Quais são seus gastos e ganhos.

Com essas questões respondidas e a solução tecnológica ideal encontrada, o cliente deve começar o processo de implantação pelo módulo de engenharia.

A parte mais fundamental de uma indústria é o seu produto, por isso, a empresa deve primeiramente cadastrar seus produtos e só depois ele deve partir para outras áreas.

Com isso, ele pode cadastrar seus clientes e também seus fornecedores para começar a controlar seus processos através de um sistema ERP.

Como implantar um ERP já possuindo outra ferramenta administrativa

No caso de clientes que já possuem alguma outra ferramenta administrativa, a implantação de um sistema ERP pode variar muito de empresa para empresa.

Nessa situação, se deve considerar primeiramente a capacidade de integração entre os dois sistemas.

Isso porque possuir ferramentas descentralizadas pode levar a mais complicações na gestão da fábrica do que soluções.

Por isso, essa integração deve ser estruturada de forma adequada para que as informações registradas sejam coerentes e o processo de cada área possa ser realizado de forma correta.

Dicas para empresas que querem implantar um ERP

Para quem deseja implantar uma solução tecnológica de controle dos seus processos produtivos, é preciso se atentar a alguns pontos importantes para o sucesso da implantação.

Primeiramente, a empresa deve entender as demandas que possui e o que ela precisa controlar para buscar um sistema com as funcionalidades necessárias.

Além disso, também é importante delinear objetivos com a implantação, entender o que a empresa não faz hoje que gostaria de fazer, para essa busca por uma ferramenta ser ainda mais direcionada.

Assim, deve-se realizar uma pesquisa de mercado para encontrar uma solução que seja capaz de trazer crescimento a sua empresa em curto e longo prazo.

Durante o processo de implantação, também é importante o comprometimento com o processo, a disciplina e o empenho.

O gestor e a equipe devem se dedicar a assistir os treinamentos, compreender o conceito do sistema e colocar em prática o que estão aprendendo.

Com isso, pode se obter uma implantação bem sucedida que levará ao sucesso desta parceria, assim como o sucesso da indústria.

Ademais, podemos resumir essas dicas em uma lista:

  • Ter um fluxo do processo geral da empresa, que irá permitir entender quais funções essenciais um ERP precisa ter para atender suas necessidades;
  • Levantar melhorias que a empresa visa obter com a contratação de uma nova ferramenta (objetivos do projeto de implantação dessa ferramenta) e melhorias futuras que a empresa deseja realizar na empresa;
  • Conversar com os principais envolvidos na operação e departamento e entender as principais necessidades e dores de cada um (uma vez que é esta pessoa que estará operando o sistema no dia a dia, um dos objetivos é justamente trazer melhorias nas funções e rotinas desses usuários);
  • Entender como as áreas/departamentos se integram e comunicam atualmente para identificar uma ferramenta que seja aderente a empresa e/ou que possa trazer melhorias nessa integração entre as áreas;
  • Realizar uma pesquisa de mercado para avaliar as ferramentas existentes que mais se adequam a necessidade da empresa e que consigam agregar valor a empresa;
  • Se atentar ao suporte que o fornecedor da ferramenta oferece a sua empresa.

Resultados vistos a partir da implantação

A partir da implantação, as mulheres da Nomus que acompanham este processo conseguem perceber diversos resultados positivos para os nossos clientes.

Entre esses resultados, podemos destacar:

  • Melhores decisões sobre momento e quantidade de compras;
  • Redimensionamento do estoque (redução do estoque mínimo e máximo);
  • Redução do tempo de produção;
  • Diminuição do custo de produção e aumento do lucro;
  • Compras mais vantajosas (em relação a custo e prazo);
  • Aumento de vendas;
  • Integração entre as áreas da empresa;
  • Melhora da qualidade dos produtos;
  • Ajuda a manter a empresa dentro dos limites da legislação.

A ferramenta da Nomus é capaz de proporcionar um ótimo planejamento de necessidades materiais e auxiliar os gestores a reduzir o tempo de produção, o estoque mínimo, e consequentemente agregar ao custo da empresa.

Além disso, o cliente passa a ter consciência do que está entrando ou saindo e o que ele tem no estoque, evitando problemas como venda de produtos fora de estoque ou compra de materiais a mais do que o necessário.

Muitas empresas não sabem o potencial que têm até contratar uma ferramenta como o Nomus ERP Industrial, e essa descoberta é fundamental para o crescimento da empresa, além de ajudar a deixá-la mais competitiva.

Mulheres em posições de liderança e operacionais dentro da indústria

As mulheres da Nomus se encontram na interseção de três mercados até hoje tradicionalmente dominados por homens: o mercado da engenharia, da tecnologia e o mercado industrial.

Ana Paula Coutinho, da área de implantação, reconhece que hoje ainda vemos uma discrepância entre homens e mulheres na indústria, mas com cada vez mais mulheres no mercado de trabalho.

Essas mulheres demonstram tanta competência quanto os homens, agregando ainda mais com algumas características que trazem ao trabalho, como um olhar mais detalhista.

Adriana Mariano, da implantação e sucesso do cliente, recorda o que seus professores relatavam, lembrando que tempos atrás era comum se ver apenas uma ou duas mulheres em uma turma de engenharia.

Para que isso mudasse, muitas mulheres tiveram que lutar para conquistar seu espaço na área.

Janicy Carvalho, do suporte, acredita que ainda há um espaço muito grande a ser conquistado pelas mulheres.

Ademais, Tainara Fernandes destaca algumas características que as mulheres trazem ao mercado de trabalho, como uma facilidade de administração de diversos problemas ao mesmo tempo, que conquista espaços para elas na área.

Neste dia 8 de março, desejamos um feliz dia das mulheres para nossas leitoras, e que elas conquistem todos os espaços que desejarem.

Acompanhe a Nomus

Agora que você já conferiu as dicas das nossas colaboradoras, continue acompanhando a Nomus para mais conteúdos como este.

Se inscreva na nossa lista de e-mail ou acompanhe a Nomus pelas redes sociais:

Guia do KPI para indústrias

Um comentário

  1. Alessandra Mariano disse:

    Parabéns a essas lindas e inteligentes mulheres que contribuem com muita dedicação não só para o crescimento da empresa, mas também para a vida de quem as cercam! Feliz dia das mulheres!!

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: