9 erros de liderança na gestão de empresas e como resolvê-los

Atualizado em 4/06/20 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Processos e Organização

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Os erros de liderança são falhas que líderes cometem e acabam prejudicando a equipe e a eles mesmos, já que normalmente afetam o cumprimento das metas.

Neste artigo vou compartilhar quais são os erros de liderança mais comuns e como eles acabam prejudicando o rendimento da sua equipe e consequentemente da sua empresa.

Esse artigo é muito recomendado para empresas que possuem alta rotatividade de funcionários, já que esse é um sinal claro que há alguma coisa errada.

Confira as dicas na integra a seguir:

erros de liderança

1. Sobrecarregar a equipe

O item mais comum na lista de erros de liderança é sem dúvidas sobrecarregar a equipe.

Esse erro é muito comum, já que os empreendedores buscam o maior retorno sobre o investimento da contratação. O problema é que se a empresa forçar demais, pode ter um efeito reverso.

Normalmente ocorre de duas formas:

O colaborador que está indo melhor, recebe cada vez mais atividades. O problema é que chega em um ponto em que ele não consegue mais atender a demanda e acaba se desmotivando.

O segundo caso é quando a empresa reduz a equipe e distribui as tarefas das pessoas que saíram, entre as que ficaram.

Isso é ruim porque muitas vezes são atividades que não são da área ou da função da pessoa.

Caso um desses casos aconteça, o recomendado é reconhecer as pessoas, oferecer promoções e bônus.

2. Falta de reconhecimento

Falando em reconhecer as pessoas, a falta de reconhecimento é outro pilar dos erros de liderança em uma empresa.

Os profissionais, ou ao menos os mais dedicados, não trabalham apenas pelo dinheiro. A pessoa dedica a maior parte do tempo para realizar determinadas tarefas da melhor forma possível.

Depois do esforço, se não há reconhecimento do trabalho bem feito, é natural que a pessoa fique desmotivada.

Afinal, para que fazer um trabalho excelente se ele é visto da mesma forma que um trabalho mediano?

Sendo assim, adote politicas de reconhecimento na sua rotina. A dica é elogiar em público e sugerir melhorias em particular.

3. Ser chefe ao invés de líder

erros de liderança

A imagem acima é famosa na internet e ilustra bem esse tópico na lista de erros de liderança.

Os líderes da sua empresa não podem ser chefes que apenas mandam, controlam e exigem resultados dos seus colaboradores.

Ao invés disso, eles precisam ser líderes que vão na frente, mostram resultados, inspiram, orientam e ajudam os colaboradores da sua empresa.

Dessa forma você pode ter dois cenários:

  • Chefe: colaboradores desmotivados, intrigas, exaustão, alta rotatividade.
  • Líder: colaboradores motivados, inspiração, motivação e baixa rotatividade.

4. Não ter controle emocional

Seguindo com a lista de erros de liderança de uma empresa, agora vamos falar sobre algo que muitas vezes é ignorado na formação de novos líderes: o emocional.

Uma boa liderança precisa ter inteligência emocional para entender os colaboradores como seres humanos e não máquinas.

Além disso, é preciso saber controlar as próprias emoções. Uma boa liderança nunca iria descontar a raiva em algum colaborador ou perder a cabeça por conta de algum problema.

Para finalizar, o bom líder tem empatia e controle para entender como lidar com as diferentes situações e desafios que podem aparecer durante o trabalho.

Afinal, apesar de uma empresa precisar gerar resultados, lembre-se que estão lidando com humanos e se você realmente quer os melhores resultados, precisa prestar atenção nestes pontos.

5. Não explorar os talentos naturais da equipe

As pessoas são diferentes, elas possuem características distintas e cada uma tem mais facilidade em performar certas atividades do que outras.

Um erro na liderança comum é ignorar os talentos naturais dos colaboradores e frustá-los fazendo com que eles trabalhem com que não tem aptidão.

Faça testes de aptidão e interesse com sua equipe e identifique o que cada um tem mais naturalidade.

A partir desse ponto você pode delegar tarefas em que cada colaborador se sinta mais a vontade e motivado para realizar.

6. Cair nos mitos sobre liderança

Escrevemos um dizendo quais são os principais mitos sobre liderança e não é raro vermos empresas e profissionais que realmente acreditam neles.

Os mitos sobre liderança, são:

  • 1º Mito: Líderes já nasceram como líderes
  • 2º Mito: A gerência é o mesmo que liderança
  • 3º Mito: Líderes não falham
  • 4º Mito: Não trabalhe duro
  • 5º Mito: Líderes estão sempre disponíveis

Para entender mais sobre esses mitos, recomendo que leia o artigo na integra.

7. Não transmitir os valores da empresa

Uma boa liderança deve praticar os valores da empresa e devem passar essa cultura para o restante da equipe.

As atitudes do líder devem refletir as convicções da indústria, para que a equipe se inspire no exemplo e tome como seus os princípios da organização.

Um dos erros de liderança das empresas é esperar que os colaboradores já cheguem com a cultura alinhada.

8. Não buscar metas e resultados

Segundo um dos maiores especialistas em gestão do brasil, Vincete Falconi, um líder deve bater metas, junto com a equipe, melhorando cada vez mais.

“Liderar é bater metas consistentemente, com o time fazendo certo.”

Então no final, o objetivo do líder é levar a equipe a conquistar resultados cada vez melhores e de formas cada vez mais eficaz.

Segundo Falconi, a agenda do líder deve ser:

Veja também: Dicas para liderar os colaboradores da sua indústria

9. Não se capacitar

A liderança que não se atualiza e não capacita, acaba ficando para trás e consequentemente não consegue alcançar os resultados desejados.

Isso pode gerar uma bola de neve, já que um líder desmotivado pode desmotivar toda a equipe.

Então é fundamental que os líderes da sua equipe estejam em constante crescimento em conhecimento e experiência.

Quando não souberem mais como melhorar, é recomendado buscar ajuda de especialistas que saibam ainda mais e dessa forma sua equipe poderá continuar evoluindo.

Evite erros de liderança da sua empresa, siga o Blog Industrial

Agora que você já sabe quais são os principais erros de liderança de uma empresa, recomendo que assine o blog industrial e receba semanalmente dicas para se manter atualizado e continuar melhorando.

Fique a vontade para entrar em contato caso tenha alguma dúvida ou sugestão.

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Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ e especialista em implantação de sistemas de gestão Industrial na Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal-mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.


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