Atualizado em 15/04/25 - Escrito por Celso Monteiro com colaboração de João Pedro na(s) categoria(s): ERP
Integrar ERP e MES é uma decisão de maturidade industrial e otimização de produção. Conectar dois bons sistemas e que possuem compatibilidade inteligente promove melhoria em todas etapas da produção, da emissão ao embarque dos produtos acabados. Cada detalhe do chão de fábrica fica sob controle dos gestores.
MES e ERP são plataformas com diferentes funções na gestão de uma empresa, mas trabalham juntas e estão bem relacionadas. Por isso, muitas pessoas acham que são a mesma coisa, mas existem diferenças fundamentais. Elas possuem papéis distintos na produção.
Entender o funcionamento dos dois sistemas e os benefícios da conectividade é importante para escolher os fornecedores certos. Não basta serem duas plataformas boas, elas precisam ter integração inteligente e otimizada para fornecer seu maior potencial.
Faça uma boa leitura!
Confira os tópicos:
ERP – Enterprise Resource Planning – é um sistema integrado de gestão para empresas que conecta os diferentes departamentos. Dessa forma, é possível centralizar a administração em uma mesma plataforma. A partir daí, vem diversos benefícios.
Um bom ERP vai integrar as operações de gestão e seus dados. Você terá compras, vendas, produção e estoque conectados, por exemplo. Dessa forma, fica mais fácil garantir que sempre terá como atender as demandas dos clientes.
Acontece que esses sistemas possuem variações para atender aos diferentes tipos de empresa. Uma dessas variações, que é a que se integra com MES, é o ERP Industrial, que eu te explico abaixo.
Um ERP industrial é um sistema cujas funcionalidades são desenvolvidas pensando nas dores de uma fábrica. Logo, a integração de operações e dados, os dashboards, os recursos de gestão, são todos pensados em roteiro de produção, inspeção de qualidade etc.
Por isso, é a melhor escolha para fábricas e um bom fornecedor de ERP ainda será capaz de oferecer integração com MES e outras soluções aliadas. Se quiser ver uma demonstração de como funciona um ERP Industrial, clique aqui.
Veja alguns dos módulos que destacam um ERP focado em indústrias:
O sistema MES – Manufacturing Execution Systems – serve para gerenciar o processo produtivo do chão de fábrica. Ele se integra às máquinas e outros sensores instalados na produção para acompanhar paradas, unidades produzidas, qualidade, ritmo de produção, entre outros indicadores de qualidade importantes.
Assim, o MES existe para ocupar o espaço que existe entre o sistema de planejamento da produção, que normalmente é um ERP, e os responsáveis pela medição e controle da produtividade dos equipamentos da fábrica, podendo se conectar diretamente aos hardwares.
A integração do ERP com o MES acaba, então, sendo um dos passos mais importantes para a sua empresa controlar a produtividade de máquinas, o OEE, entre outros indicadores de qualidade.
O ERP é um sistema de gestão integrado que conecta todas as áreas da empresa, seus dados e processos, automatizando e conectando todas as áreas. Ele fornece uma visão abrangente e integrada das operações.
Na indústria, ele oferecerá funcionalidades para controle de produção e outras de interesse específico. Entre suas funcionalidades, se for um bom ERP Industrial, está a conexão com um sistema MES.
O MES, por sua vez, é um sistema de chão de fábrica com tudo que é diretamente relacionado à fabricação para melhorar eficiência, reduzir custos, automatizar máquinas, trazer mais segurança e qualidade com ações diretamente na fabricação, entre outros recursos similares.
Se quiser entender melhor a diferença entre os dois tipos de sistema, assista à explicação da SKA, fornecedora de sistema MES que é integrável ao Nomus ERP Industrial:
Veja também: Planilha de controle de produção [GRÁTIS]
Operadores e fiscais muitas vezes estão tão concentrados no trabalho que podem esquecer ou errar o preenchimento de dados importantes da produção, como paradas de máquinas e motivos, unidades produzidas etc. Integrar ERP e MES permite o ERP obter essas informações diretamente das máquinas e sensores através do MES.
Logo, sua fábrica obtém as seguintes vantagens:
Os passos para a integração entre os sistemas ERP e MES variam bastante de acordo com os fornecedores dos sistemas. Normalmente, é necessário contar com o auxílio dos profissionais de implantação.
Se você já possui sistemas de ERP e MES, consulte o suporte para saber como proceder. Aliás, aproveito e pergunto: seu ERP é realmente especializado em indústrias? Gostaria de convidar você a conhecer um sistema que com certeza é.
O Nomus ERP Industrial é desenvolvido sob a liderança de engenheiros da indústria que identificam problemas reais de uma fábrica na hora de investir em novas funcionalidades.
As equipes de suporte e implantação são devidamente treinados para se comunicarem de forma eficiente dentro da língua da gestão industrial, reconhecendo processos e compreendendo a terminologia do chão de fábrica.
Assista a uma demonstração gratuita do Nomus ERP Industrial ver como funciona:
Um ERP pode se integrar com qualquer software possível, desde que os fornecedores desenvolvam e adaptem o sistema para isso. Logo, para mostrar outras integrações possíveis para um ERP, vou trazer o exemplo do Nomus ERP Industrial.
O Nomus possui já diversas integrações além da que oferece com o MES. Em seu Roadmap, podemos ver o que foi feito recentemente e está planejado para o futuro, como:
Integrar ERP e MES é apenas o começo. Você consegue conectar todos os setores da sua indústria utilizando um ERP desenvolvido especialmente para fábricas. É o caso do Nomus ERP Industrial, que integra todas as áreas – seja com recursos nativos, seja com o apoio de parceiros, como os fornecedores de MES.
O Nomus ERP Industrial é o único sistema do mercado com foco em fábricas. Toda a liderança da empresa possui formação em engenharia e lidera o desenvolvimento, a implantação e o suporte nesse caminho.
Dessa forma, cada recurso novo está ligado às necessidades reais de uma indústria, e quem te atende no telefone domina os termos do chão de fábrica.
É fácil conferir a verdade do que estou prometendo para você. Bastea assistir a uma demonstração gratuita do Nomus ERP Industrial. Confira abaixo:
Engenheiro de Produção formado pelo CEFET, Sócio e Líder de implantação e sucesso do cliente na Nomus. Celso já atuou em fábricas de diversos setores, como: metal mecânica, materiais de escritório, artefatos de concreto, perfuração, cabos e cordas navais, têxtil (confecção e tinturaria), reciclagem de metal, dentre outros segmentos.
Encontre Celso Monteiro nas redes sociais:
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: