Bate-papo com gestor industrial: o Nomus ERP industrial vale a pena?

Atualizado em 29/04/20 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Processos e Organização

Hoje trago uma conversa que tive com o Fabrício Ramos, gestor do setor de qualidade da Engematex, com o objetivo de responder a pergunta: o Nomus ERP Industrial vale a pena?

Fabrício da uma visão geral do que a Engematex faz e conta como foi a experiência com seu antigo fornecedor de ERP. Explica os problemas enfrentados e por que resolveram mudar para o ERP Industrial.

Para fechar, ele lista as funcionalidades do sistema que mais ajudam a empresa e responde a pergunta: você recomendaria o ERP Industrial para um amigo ou familiar?

Para assistir a entrevista e saber as respostas, basta conferir o vídeo:

Gostou do vídeo? Receba em seu email.

Inscreva-se gratuitamente a receba em primeira mão os vídeos do Blog Industrial Nomus.


Para ficar bem explicado, irei fazer um resumo em texto para registro. Confira:

Sobre a Engematex

A Engematex é uma empresa de caldeiraria pesada e foi fundada em 1991.

O foco principal da empresa atualmente é a área de troca de térmica, montando trocadores de calor, resfriadores de ar, vasos de pressão, tanques de estocagem e etc.

Os seus clientes são principalmente empresas químicas e petroquímicas.

Além disso a empresa também presta serviços de manutenção em campo e manutenção na própria empresa. Eles recolhem os equipamentos e fazem o recuperamento.

O cargo chefe da empresa é em manutenção de fecho tubular na Petrobras e são reconhecidos por isso.

Quais desafios a Engematex estava enfrentando?

A Engematex possuia um ERP de grande nome no mercado mundial. Entretanto, eles tiveram um problema crítico de implantação.

Para preservar a empresa fornecedora, não revelaremos o nome do antigo ERP utilizado pela Engematex.

Eles contrataram esse sistema em 2015 e em 2019 ainda não havia sido implantado. Sim, 4 anos e a ferramenta não tinha sido implantada no dia a dia da empresa.

Então o Fabrício pegou o documento de entrada do sistema ERP anterior e percebeu que estava repleto de falhas de implantação, além de não explicar bem os processos da Engematex.

Para completar, o investimento que a empresa havia feito nessa ferramenta tinha sido por volta de R$450.000 e mesmo assim não conseguiram implantar a ferramenta de forma apropriada.

Então com um cenário onde precisavam melhorar os processos e o sistema atual não estava funcionando corretamente, era preciso fazer alguma mudança para conseguir melhores resultados.

Foi nesse momento que decidiram que era preciso trocar o sistema ERP.

Por que escolheram o ERP Industrial?

A Engematex já conhecia a Nomus e percebeu que os benefícios oferecidos pelo Nomus ERP Industrial poderiam ser justamente o que a empresa precisava. Um ERP que entende da indústria e tem um valor muito mais acessível.

Segundo o Fabrício, a Nomus entende os processos da Engematex e o sistema da Nomus tem um fator crucial que a outra ferramenta não tinha. Ele já atendida todas as necessidades sem precisar contratar add-ons ou ferramentas terceiras.

Em uma analogia, o sistema antigo era como windows, ou seja, uma ferramenta crua e que se você quisesse fazer algo nela era preciso contratar uma terceira empresa para instalar um novo módulo na ferramenta.

Por exemplo, se você quiser emitir uma nota fiscal, era necessário contratar um add-on de uma terceira empresa para instalar o módulo no sistema. Com isso, a Engematex precisava de suporte das duas empresas para realizar essa atividade.

Já o Nomus ERP Industrial entrega um sistema único e completo, ou seja, todos os módulos já estão inclusos na ferramenta, sem a necessidade de instalar módulos adicionais. Dessa forma a ferramenta atendia muito melhor a Engematex.

Além disso, o ERP da Nomus é um software muito mais moldável, ou seja, é possível contratar customizações do sistema para atender ainda melhor a demanda da empresa.

Para fechar, havia também a vantagem dos custos.

A Engematex fez um levantamento de custos e percebeu que de 10 a 14 anos eles conseguiriam recuperar todo o investimento feito na outra ferramenta apenas com a diferença da mensalidade dos dois sistemas.

Isso porque o Nomus ERP Industrial além de atender melhor a Engematex, é 60% mais barato do que o sistema anterior.

Quais os benefícios que a ferramenta proporcionou?

Agora irei listar os principais benefícios diretos que a Engematex conquistou ao escolher o Nomus ERP Industrial:

  • Redução de 60% de custo em mensalidade;
  • Redução de 80 a 90% de custo em implantação;
  • Implantação realizada em 2 meses ao invés de 4 anos do sistema anterior;
  • Equipe muito técnica, ou seja, não são simples analistas, mas sim engenheiros que entendem bem da indústria e propõem soluções inteligentes para os problemas que aparecem;
  • A Nomus oferece uma comunidade de empresas na qual se uma empresa contrata uma customização do sistema, todas as outras recebem a atualização de forma gratuita. Assim o sistema fica cada vez mais robusto para toda a base de clientes;
  • Atendimento é feito online e por isso é muito mais focado. O analista de implantação entra na reunião e durante o tempo contratado o foco é total no treinamento.

Quais as funcionalidades que mais ajudam a Engematex

A Engematex está utilizando cada vez mais funcionalidades do Nomus ERP Industrial. O Fabrício deu a sua opinião sobre os principais módulos que eles utilizam, confira:

  • Compras – Gostam muito das notas fiscais destinadas que você não acha facilmente em outros sistemas e facilita muito a entrada de material. Isso da um ganho de tempo muito grande;
  • Aprovação de contas a pagar – É fácil de usar e pode ser feito remotamente pelo navegador;
  • Documentos – Você consegue guardar os backups para auditoria;
  • Dashboard – A Nomus já disponibiliza os gráficos já inclusos no sistema. Normalmente os outros fornecedores cobram muito caro por isso;
  • Projetos – A Engematex está desenvolvendo junto com a Nomus melhorias para o módulo de projetos e ele está ficando cada vez mais robusto. Atualmente o Fabrício já usa para fazer a gestão de toda a sua área;
  • Produção – Automatizar o apontamento na fábrica, pode usar um tablet na fábrica e o controle pode ser feito remotamente.

Afinal, o Nomus ERP Industrial vale a pena?

Perguntei para o Fabrício: você indicaria a Nomus para um amigo ou parente diante do cenário atual e com a sua experiência com a Nomus?

A resposta foi: Sim.

Segundo o Fabrício, inclusive já indicaram para empresas concorrentes mas que são amigas, avisaram que com o Nomus poderiam reduzir custos e melhorar o controle da produção.

De acordo com ele as principais vantagens é a facilidade do uso e a possibilidade de customizar o sistema para atender as demandas específicas da empresa.

No cenário da crise do coronavírus a Nomus também traz a vantagem de permitir o home office (dicas para home office) sem instalar software nenhum, basta acessar o sistema por um navegador normal.

Com isso eles conseguem colocar os diretores com mais idade em casa, acompanhando a produção e aprovando o que tiver que aprovar. Dessa forma a Nomus ajuda a Engematex a não parar mesmo durante esse período.

“De sistema ERP Industrial eu acho que é um dos melhores do Brasil”

E a sua indústria, o sistema de gestão está aderente e o valor de manutenção é justo?

Agora a pergunta é para você. Como está a gestão da sua indústria?

O seu sistema ERP está:

Bem implantado e aderente com o seu negócio? Ou seja, ele atende bem a sua indústria e a sua operação?

O valor de manutenção mensal é justo e acessível para a sua realidade atual?

É possível trabalhar remotamente com ele caso necessário?

Se a resposta for não para alguma dessas, fique a vontade para entrar em contato comigo e posso entender melhor sobre o seu caso específico.

Além disso, assista uma demonstração do Nomus ERP Industrial e veja na prática como a ferramenta funciona.

Software ERP Para controle da producao

Compartilhe esta matéria:


Tags:


Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ e especialista em implantação de sistemas de gestão Industrial na Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal-mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.


Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo:




Junte-se a 47.312 gestores e profissionais da indústria

Receba dicas semanais de engenheiros de produção direto no seu email e turbine sua a gestão da sua indústria. Inscreva-se gratuitamente:


Seu email está seguro e você nunca receberá spam