27 dicas para pequenas indústrias melhorarem a gestão e seus resultados


Atualizado em 19/03/24 - Escrito por Bianca Xavier na(s) categoria(s): Processos e Organização / Produção

Chão de fábrica

Atualmente, está cada vez mais claro que o caminho que o setor industrial tem tomado inclui pequenos produtores e pequenas indústrias. 

A produção tem se tornado mais acessível, e o crescimento promissor de pequenas indústrias é comum.

Nesse cenário, é de extrema importância apoiar pequenos negócios e fornecer orientações para que essas indústrias cresçam e prosperem de maneira sustentável e adequada a suas cadeias de produção.

Por isso, reunimos neste artigo algumas dicas que devem ser seguidas por esses pequenos produtores para que seja possível uma melhora em seus processos produtivos e na vendabilidade de seus produtos.

Com essas dicas, seu negócio vai descobrir maneiras de:

  • Economizar tempo e dinheiro na produção;
  • Aumentar a produtividade da sua indústria;
  • Melhorar e otimizar processos produtivos;
  • Aperfeiçoar as quantidades de estoque necessárias;
  • Estruturar seu negócio de maneira inteligente;
  • Vender seus produtos online e offline.

As dicas estão separadas pelas seguintes categorias:

  • Gestão de estoque;
  • Produtividade;
  • Práticas empregatícias;
  • Relacionamento com cliente e marketing;
  • E-commerce.

Confira as dicas abaixo!

Dicas para pequenas indústrias

Controle geral de pequenas indústrias

1. Sistema de gestão ERP

Para ter processos padronizados, controle do que acontece no dia a dia da sua pequena ind e informações precisas para tomar decisões importantes, é fundamental que sua fábrica utilize um sistema de gestão ERP.

Esse tipo de sistema permite que sua empresa tenha controle total dos processos e ainda integre as diferentes áreas do negócio em uma só plataforma. Além disso, esses sistemas são capazes de gerar relatórios detalhados que facilitam a identificação de problemas e a tomada de decisão.

Existem sistemas ERPs especialistas em indústrias, como o Nomus ERP Industrial, que são capazes de controlar todos os processos de uma fábrica. No caso do sistema da Nomus, a ferramenta conta ainda com um plano especial para indústrias no Simples Nacional, o que torna o software acessível mesmo para as micro empresas.

Gestão de estoque

2. Controle de gestão da Supply Chain

A Supply Chain, ou Cadeia de Suprimentos, engloba toda a operação da indústria desde a obtenção da matéria-prima até a entrega ao consumidor final. 

Tem se tornado cada vez mais comum entre as pequenas indústrias a obtenção de mais de um fornecedor, o que aumenta o nível de complexidade dessa cadeia de produção.

Por isso, é de extrema importância o investimento de tempo nesse setor para se certificar de que suas operações são à prova de furos.

Isso inclui o planejamento antecipado para casos de emergências e imprevistos, desenvolvendo uma política interna na sua indústria para lidar com esse tipo de situação.

Essa política pode incluir escolhas como a obtenção de fornecedores alternativos, possuir estoque extra ou fora da fábrica etc.

3. Gestão da produção para reduzir o Lead Time

O Lead Time é o tempo usado para rodar todo o ciclo de produção, desde o pedido do cliente até o recebimento do produto.

Priorize a ordem de produção do seu pequeno negócio. Assim, sua equipe estará sempre trabalhando de acordo com uma ordem de trabalho lógica.

Para isso, é interessante o uso de um sistema de gestão que gere ordens de produção com níveis de priorização. Dessa forma, sua equipe saberá exatamente qual ação executar primeiro a fim de trazer o maior retorno para a indústria.

Quando se torna necessário o abastecimento de matéria prima, execute a requisição de materiais o quanto antes para diminuir o tempo de produção e conseguir enviar seus produtos o mais rápido possível.

4. Não deixe muito estoque sobrando

Pode ser benéfico ter alguns materiais sempre em mãos, mas grandes quantidades de estoque a mais na sua indústria te trazem custos desnecessários.

Custos como aluguel de depósitos, horas de trabalho gastas no manejo do estoque, custos de transporte e de segurança podem ser cortados com uma boa gestão do estoque sendo guardado.

Você pode, por exemplo, fazer pedidos menores e mais frequentes sem custos adicionais aos seus fornecedores.

5. Não fique com muito dinheiro parado no estoque

É mais vantajoso você ter esse tipo de dinheiro disponível, em suas mãos.

Descubra exatamente as quantidades e a frequência dos pedidos necessários para o seu negócio. Uma forma de fazer isso é através da geração da previsão de vendas do período com a ajuda de um sistema ERP.

Ter estoque extra é um gasto de oportunidade, que não necessariamente deve ser concretizado.

6. Aprenda a julgar o valor de um fornecedor

Um fornecedor que parece mais caro, mas cujo trabalho se adequa melhor à sua indústria pode valer mais a pena do que um mais barato. Nesse caso, o barato pode sair caro.

Negocie com seus fornecedores as regras e políticas que foram estabelecidas na sua pequena indústria a partir dessas dicas.

Produtividade nas pequenas indústrias

7. Descubra o tipo de estrutura de produtos que você precisa

A estrutura de produtos, ou como também é chamada Bill of Materials (BOM), é uma parte essencial do cronograma de produção de pequenas indústrias.

A estrutura de produtos é uma técnica na qual é feita uma lista definindo os materiais necessários para a confecção do seu produto, e como eles se relacionam.

A estrutura de produtos pode ser feita de diversas maneiras, por isso, sua indústria tem que descobrir qual delas funciona melhor de acordo com suas necessidades.

8. Aprenda os 5 S’s

A filosofia Lean foi originada no Japão, e é uma ótima maneira de aumentar a produtividade de pequenas indústrias.

Observe sua produção a fim de identificar os segundos perdidos que se transformam em horas perdidas.

Preste atenção às dicas seguintes para saber o básico sobre essa metodologia:

9. Seiri (Senso de Utilização)

Nesse passo, o objetivo é identificar tudo aquilo que é de fato utilizado na produção e classificar esses objetivos de acordo com a frequência em que eles são utilizados.

Em sequência, deve-se remover tudo aquilo que sobra, promovendo um ambiente mais limpo e organizado.

Além disso, também é importante que os itens mais comumente utilizados estejam mais acessíveis aos funcionários.

10. Seiton (Senso de Ordenação)

Cada item tem um lugar específico, e é sempre colocado nesse lugar. Dessa forma, seus funcionários não gastarão muito tempo procurando pelos objetos que necessitam. 

Se o objeto não estiver em seu lugar, eles saberão que está sendo utilizado, e não procurarão mais por ele.

Crie hierarquias de acordo com a frequência de uso das ferramentas, e determine o sistema de armazenamento dos itens em concordância com essa hierarquia.

11. Seiso (Senso de Limpeza)

O ambiente de trabalho da sua indústria deve ser limpo e despoluído. Por isso, você deve estabelecer uma rotina de limpeza.

Além disso, rotinas que gerem sujeira ou bagunça devem ser removidas, a fim de prevenir a sujeira no ambiente de trabalho.

Também é importante manter um ambiente bem iluminado para que se possa identificar a sujeira o quanto antes, e eliminá-la. 

Todos na fábrica devem ser responsáveis pela manutenção de um ambiente limpo e organizado.

12. Seiketsu (Senso de Saúde e Padronização)

A sua produção deve ser padronizada através de uma estrutura de produto clara, legível e acessível.

O cronograma e as operações de produção devem ser definidas e passadas aos funcionários da maneira mais clara e visual possível, garantindo o padrão de qualidade de seus produtos.

É necessário definir responsáveis pela organização da empresa, o que ajuda a manter sua essência a longo prazo.

13. Shitsuke (Senso de Disciplina e Autodisciplina)

Nessa etapa, você deve sustentar todos os hábitos criados nos passos anteriores.

Políticas da empresa e orientações claras devem ser definidas para que seus colaboradores se sintam motivados a manter esses hábitos sem serem constantemente orientados a fazê-lo pela diretoria.

Chegando nesse estado, você pode considerar que sua empresa chegou ao final da implementação do programa 5S.

14. Nunca esgote sua capacidade de produção

A produtividade da sua indústria deve estar sempre abaixo da sua capacidade total. Dessa forma, se houver um pico de demanda, você conseguirá atendê-lo sem exceder seus recursos. 

Práticas empregatícias

15. Mantenha uma boa comunicação

Sua comunicação com a equipe deve ser aberta, honesta e recíproca. Deixe seus funcionários confortáveis para compartilharem opiniões e observações.

Com isso, eles se sentirão respeitados e poderão te informar sobre problemas que você poderia não perceber por conta própria.

16. Invista na sua equipe

Oportunidades de aprendizado e treinamento podem flexibilizar a equipe da sua indústria. Assim, você consegue fechar lacunas nas habilidades de seus funcionários.

Se na sua equipe, todos os funcionários podem ser alocados em qualquer operação ou maquinário, seu tempo de produção pode ser reduzido, já que eles podem ser realocados a qualquer momento de acordo com as necessidades da indústria. 

17. Contrate um aprendiz ou estagiário

Muitos diretores de indústrias se preocupam em atrair certos tipos de talentos. Para isso, esse tipo de contratação tem se tornado progressivamente mais comum. 

Para os jovens, a atração dessa alternativa é cada vez maior. 

Relacionamento com cliente e marketing

18. Faça seu site ser notado

Após a criação de um site funcional e esteticamente atraente, ele também precisa ser visto, aparecendo nas pesquisas online.

Para isso, procure aprender sobre SEO, e use as dicas que virão a seguir.

19. Se torne um escritor

A utilização de um blog com artigos relacionados à sua indústria é uma das melhores maneiras de atrair clientes e interessá-los no seu produto.

Os artigos também podem ser uma forma de personalizar o seu negócio, e torná-lo mais conhecido.

20. Use vídeos

Vídeos explicativos profissionais sobre seus produtos para clientes em potencial são comprovadamente capazes de aumentar suas vendas.

21. Fotografe seus próprios produtos

Não é necessário gastar muito para obter boas fotografias de seus produtos, visto que o equipamento e as ferramentas de edição são acessíveis atualmente.

22. Se conecte com sua comunidade

Para pequenas indústrias, é importante realizar seu marketing de uma forma mais pessoal.

Para isso, você pode ir a feiras de pequenos produtores, realizar cursos e oficinas, hospedar eventos etc.

23. Reúna opiniões dos consumidores

Ofereça um canal de contato online ou offline para seus consumidores. Com isso, você pode receber conselhos indispensáveis para o desenvolvimento do seu negócio.

24. Atenção a suas embalagens

Se os seus produtos são adquiridos online, é muito importante dar atenção à maneira como eles são enviados. 

Acertar na embalagem é uma parte essencial do marketing do seu produto, já que indica o valor da sua marca ao seu consumidor. A embalagem pode ser tão importante quanto o próprio produto.

E-commerce para pequenas indústrias

25. Diversifique seu portfólio de lojas online

Use mais de uma plataforma de vendas para seus produtos, o que aumenta suas chances de captar diferentes audiências.

26. Ofereça diferentes versões dos produtos

A oferta de diferentes versões de suas mercadorias, com diferentes preços, também pode aumentar a sua audiência, atingindo diferentes grupos.

27. Melhore sua cibersegurança

Invista na segurança de seus dados, e na segurança dos dados dos seus clientes também. 

A contratação de um consultor dessa área pode ser muito benéfica para otimizar a segurança online da sua empresa.

Conclusão

Essas foram as nossas dicas mais úteis para pequenas indústrias. Algumas são atemporais, outras servem para que estes negócios se adequem aos tempos atuais.

Elas podem ser incorporadas aos poucos para maior produtividade e vendabilidade dos seus produtos na sua indústria.

Observe seus processos e planeje com antecedência como você pode melhorá-los de acordo com as dicas que você acabou de ler.

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Seis Sigma

Um comentário

  1. Givanilda Marinho de Souza disse:

    Muito bom, Obrigada

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