Analista de marketing: o que faz, perfil, salário e a sua importância para uma fábrica


Atualizado em 26/02/24 - Escrito por André Quintão na(s) categoria(s): Marketing e vendas / Recursos Humanos

Guia de marketing para indústrias

O analista de marketing é o profissional responsável por planejar, executar e monitorar as ações de marketing de uma empresa. Essas ações garantem a geração de demanda, vendas e o crescimento do negócio.

Com um mercado cada vez mais disputado tanto no Brasil, como em empresas multinacionais, a importância de um bom marketing é fundamental para manter as empresas competitivas e alcançando as metas de vendas.

Pensando nisso, montamos esse artigo explicando um pouco mais sobre o cargo de analista de marketing. A ideia é que você entenda:

  • O que faz um analista de marketing;
  • Principais benefícios de ter um profissional desse na sua equipe;
  • Formação ideal;
  • Salário médio.

Então venha comigo e vamos entender mais sobre esse profissional que pode ajudar a sua empresa a subir de patamar em vendas:

O que faz um analista de marketing?

Esse profissional é o principal responsável por executar as ações de marketing e acompanhar seus resultados para fazer eventuais ajustes necessários. Caso a empresa seja pequena e não tenha o apoio de uma agência de marketing digital ou uma equipe de marketing estruturada, como por exemplo, um coordenador de marketing ou ainda um CMO, cabe ao analista também planejar essas ações.

Em um mundo ideal a sua empresa deve possuir um cargo mais gerencial capaz de planejar as ações de marketing de forma mais macro, mas como sabemos que nem sempre isso é possível, listaremos aqui atividades que podem ser executadas pelo analista de marketing em pequenas e grandes empresas:

Criar e atualizar os sites e blogs da empresa

Para começar, o analista de marketing pode ser responsável pela criação e manutenção dos sites, landing pages, páginas nas redes sociais, blogs e outros canais da empresa.

É claro que em uma empresa maior essa atividade pode ser dividida entre diversos profissionais, mas sabemos que isso nem sempre é viável.

Gerenciar as mídias sociais

Além de postar nas redes sociais, é necessário criar um relacionamento e engajamento com sua base de seguidores. O analista de marketing pode ser o colaborador ideal para essa atividade.

Gerenciar anúncios online e offline

Para alcançar leads de forma rápida e precisa, é necessário que a empresa invista em anúncios. Esse profissional pode ser responsável por planejar, executar, ajustar e mensurar esse tipo de campanha, que pode acontecer online — no Google Ads, por exemplo, ou offline — em anúncios de revista, outdoors, entre outros.

Gerenciar o funil de vendas

Outra atividade que requer uma manutenção constante do profissional de marketing é o funil de vendas da empresa — principalmente se ela trabalha com Inbound marketing — ou seja, todo o relacionamento que uma pessoa tem com a empresa em questão.

Isso aborda todas as etapas. As mais comuns são:

  • Visitante (pessoa que ainda está conhecendo a marca)
  • Lead (pessoa que entrou na sua base de dados)
  • Lead qualificado (pessoa que tem um perfil interessante ou demonstrou algum tipo de interesse)
  • Oportunidade (pessoa que de fato tem interesse no seu produto)
  • Cliente
  • Pós-venda

A missão principal do analista é entregar contatos para a equipe de vendas (que pode ser o seu próprio site, no caso de um e-commerce) e assim fazer com que eles se tornem clientes.

Gerenciar e se relacionar com a base de leads

Para alcançar o sucesso nas vendas é fundamental que a sua empresa tenha um bom relacionamento com a sua base de contato.

O analista de marketing atua aqui de duas formas:

  • Segmentando a base de contatos
  • Enviando mensagens por email marketing e através das redes sociais

Com contatos bem separados por interesse, região, tamanho etc., é possível enviar mensagens personalizadas que tem um impacto e resultado muito maior.

Por exemplo, seu analista de marketing pode segmentar todos os seus clientes que precisam de determinado tipo de produto e então enviar um email marketing promovendo uma nova linha que a sua empresa lançou.

Planejar e executar campanhas promocionais

Para gerar vendas de forma imediata é fundamental que a sua empresa rode campanhas promocionais, neste momento o profissional de marketing tem papel chave no planejamento e execução dessas tarefas.

Ele pode gerenciar a contratação de uma agência de publicidade para a criação dos anúncios ou, caso resolvam fazer internamente, ele mesmo pode cuidar da criação dos ads nas ferramentas disponíveis.

Gerenciar parcerias

Para crescer mais rápido, é interessante que a sua empresa possua aliados. O profissional de marketing pode ser responsável por gerar e manter parcerias entre a sua empresa e outras complementares ao seu negócio.

Essas parcerias podem ser tanto comerciais, por exemplo, onde há pagamento de comissões nas vendas, quanto parcerias de marketing, onde uma empresa apenas realiza ações de comunicação com a outra.

Organizar eventos

Por fim, o analista de marketing pode auxiliar a sua empresa a participar e organizar eventos corporativos, até mesmo quando são online, através de webinars, por exemplo.

Esses eventos são ótimos para gerar network, novos parceiros e clientes de uma forma mais interativa, além de gerarem conteúdo para sua assessoria de imprensa.

Os principais benefícios de um analista de marketing

Essas atividades listadas acima trazem diversos benefícios para qualquer tipo de empresa, inclusive indústrias dos mais diversos segmentos.

Listarei aqui alguns dos principais benefícios diretos que podem ser alcançados através de um profissional analista de marketing:

  • Gerar demanda para o seu time comercial
  • Melhorar a visibilidade e reputação da sua marca
  • Melhorar o relacionamento com prospectos e clientes
  • Gerar parcerias e novos canais de venda

Formação e perfil ideal para o analista de marketing

Formação

O Analista de Marketing pode ter formações em diferentes áreas, algumas comuns são:

  • Cursos de Marketing
  • Publicidade & Propaganda
  • Jornalismo
  • Administração

Perfil ideal

O analista de marketing é uma das principais profissões do marketing digital e, por isso, possui uma característica interessante que é o fato dele poder ser executado por pessoas com perfis bem distintos. Empresas mais atualizadas, usam a avaliação Disc, uma ferramenta de metodologia onde avalia o comportamento e perfil adequado. E com a aplicação deste método, temos a melhora na equipe com os trabalhos e também na parte de comunicação e resultados.

É possível ser bem sucedido sendo uma pessoa extrovertida, comunicativa e mais ligada às relações humanas, como também é possível atingir o sucesso sendo uma pessoa mais analítica, introvertida e com facilidade de mexer em código, automações etc.

Isso porque as atividades do analista de marketing podem variar muito dependendo da empresa e dos seus objetivos. Por exemplo, uma grande empresa que precisa organizar um evento corporativo precisará da ajuda de um profissional comunicativo e fácil de se relacionar com outras pessoas.

Já uma pequena empresa que precisa estruturar um funil de Inbound marketing — criando landing pages, modelos de e-mail marketing, gatilhos de automação, lead scoring e integrações entre CRMs, precisará de um analista de marketing com perfil mais voltado para a parte técnica.

Sendo assim, caso você esteja pensando em se tornar um analista de marketing, busque explorar suas forças e se especializar nas atividades que mais se enquadram no seu perfil.

Já se você for um gestor, à procura do profissional ideal para sua empresa, avalie quais serão as atividades mais importantes desse profissional e busque uma pessoa com o perfil mais adequado.

Qual o salário médio de um analista de marketing?

De acordo com o site Vagas.com, a remuneração mínima vista foi R$ 2.578,00 e a máxima R$ 4.966,00. Sendo assim, o salário médio de um analista de marketing no Brasil em 2022 é de R$ 3.574,00.

Esses valores dependem do nível de conhecimento e de entrega do profissional, que normalmente pode ir desde júnior, passando por pleno, até sênior.

Após esses níveis, o ideal é que o profissional seja promovido para um cargo mais gerencial, como coordenador de marketing ou, ainda, CMO.

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