Força de vendas: o que é, como funciona, sistemas disponíveis e como integrar com o ERP


Atualizado em 18/04/24 - Escrito por Autor Convidado na(s) categoria(s): Marketing e vendas

Como uma pessoa precisa que todos os seus órgãos e sistemas estejam saudáveis para ter uma vida plena, uma empresa precisa de todos os seus departamentos e profissionais tendo um bom desempenho. Porém é claro que, nesse contexto, alguns detalhes são considerados essenciais — não por serem mais importantes que os outros, mas porque seu bom (ou mau) funcionamento têm impacto direto em todo o sistema. Esse é o caso da força de vendas.

A força de vendas pode ser considerada o coração de uma indústria. Assim como o coração bombeia o sangue para que todos os outros órgãos possam funcionar, a equipe de vendas é crucial para que a indústria gere receitas e possa continuar funcionando ou crescer. 

Dessa maneira, os investimentos feitos para aumentar a produtividade da equipe de vendas costumam trazer resultados expressivos para toda a empresa — e as empresas que os veem como uma prioridade não têm do que se arrepender. Dentro disso, um sistema de força de vendas, que otimiza processos e automatiza diversas rotinas dessas equipes, acaba sendo um dos investimentos mais relevantes que você pode fazer. 

Então, nesse artigo, nós vamos explicar como funciona esse tipo de sistema e como ele pode transformar a força de vendas das indústrias, especialmente quando integrado a ferramentas como o ERP.

Força de vendas: as equipes e o sistema

O termo força de vendas pode ser usado para designar a equipe de profissionais dedicada a vender os produtos da empresa, relacionando-se diretamente com os clientes. Mas também se refere a um tipo de software criado exclusivamente para otimizar o trabalho diário dessas equipes, com funcionalidades desenhadas para os vendedores e gestores. 

Falando da equipe, a força de vendas se destaca dentro do departamento comercial por estar sempre em contato direto com o cliente, implementando as estratégias comerciais na prática. São esses profissionais que trabalham diariamente para encontrar oportunidades de negócio, conquistar novos clientes e garantir que os clientes conquistados continuem comprando. 

Mas, ao mesmo tempo, esses profissionais trabalham com um olho no calendário e outro nos indicadores de desempenho. Essa é uma equipe totalmente focada em metas, buscando abrir mais oportunidades e aumentar as receitas da empresa, mês a mês. A questão é que além do talento e empenho desses profissionais, é essencial contar com boas ferramentas de trabalho — e é aí que entra o sistema de força de vendas.

O que é um software de força de vendas?

O força de vendas é um software com funções pensadas para otimizar o trabalho diário das equipes de vendas — das visitas ao fechamento dos pedidos, da política comercial à gestão dos resultados da equipe. 

Trazendo uma visão mais prática, esse é um software que centraliza todas as informações e dados das vendas, dispensando a necessidade de planilhas e gráficos em programas como o Excel e Google Sheets. Então, ao centralizar essas informações, ele diminui a necessidade de enviar relatórios entre os vendedores e os gestores. Afinal, é possível acompanhar tudo pelo sistema e os gráficos são gerados automaticamente. 

Da mesma maneira, o software dispensa as agendas de contatos, auxilia na organização dos roteiros de visitas e diminui o uso do WhatsApp para recebimento de pedidos, já que todas as rotinas são centralizadas nele. 

No dia a dia, podemos até dizer que o software de força de vendas se torna “o melhor amigo” da equipe, sendo sua principal ferramenta para as tarefas diárias. 

No caso de um sistema como o dos nossos parceiros da Mercos, é possível fazer o download de aplicativos para celular e tablet, iOS ou Android — levando o sistema com você para todo e qualquer lugar. Inclusive, o sistema continua funcionando sem internet, atualizando os dados quando o aparelho se conecta novamente. 

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Como a força de vendas contribui diretamente para os resultados

A partir das explicações acima, você já pode tirar algumas conclusões sobre como a força de vendas, amparada por um software dedicado a ela, consegue melhorar os resultados de uma empresa. Mas, a seguir, trazemos mais algumas ideias nesse sentido. 

  1. Prospecção de novos clientes: Boa parte do tempo e esforço das equipes de vendas é dedicada à criação de novas oportunidades. Para tanto, eles fazem ligações, enviam mensagens e propostas, além de visitar os clientes para gerar essas conexões. Nesse contexto, o sistema de força de vendas ajuda bastante ao otimizar o atendimento aos clientes já existentes — fazendo com que haja mais tempo para a prospecção.
  2. Atendimento aos clientes existentes: Quem trabalha com vendas sabe que é muito mais rentável manter um cliente fiel do que atrair novas oportunidades — ainda mais em um segmento como a indústria, que costuma trabalhar com grandes pedidos e margens menores. Nesse sentido, a equipe de vendas é indispensável, atuando para manter boas relações com os clientes, rentabilizando cada contrato ao máximo.
  3. Negociações pontuais: Mais do que a quantidade de vendas, são os termos de cada negociação que realmente definem a lucratividade da empresa. Para isso, a equipe de vendas precisa negociar termos como preços e prazos de entrega, buscando garantir termos que sejam benéficos para o cliente e para a indústria. Nesse ponto, o software simplifica o trabalho de configurar políticas comerciais e condições de negociação.
  4. Gestão das vendas: Além do trabalho diário, no operacional, é essencial ter uma visão mais ampla dos resultados das vendas para garantir que as estratégias estão mesmo funcionando e que as metas serão atendidas plenamente. Um bom software de força de vendas, especialmente quando integrado ao ERP, torna essa gestão mais fácil, pois centraliza as informações e gera diversos gráficos automaticamente. 

Força de vendas e integração com ERP

Voltando à analogia que trouxemos no início do texto, por mais que a força de vendas seja o coração da empresa, todos os departamentos precisam estar funcionando em sintonia para que os resultados sejam positivos e a empresa seja realmente saudável. 

Por isso, um sistema de gestão ERP — que centraliza todas as informações da empresa, além das vendas — é essencial. Se você já conhece o Nomus ERP Industrial, sabe que esse é o sistema ERP ideal para atender às indústrias, otimizando processos desde as vendas até o estoque e financeiro.

A questão é que integrar o Nomus com um sistema de força de vendas, como o Mercos, pode potencializar os benefícios do ERP. Isso porque o Mercos é totalmente focado nas atividades de vendas e complementa as funcionalidades do Nomus ERP.

É claro que, para isso, os dois sistemas precisam ser integrados, resolvendo questões como:

  • Duplicação de dados: Quando os dois sistemas não são integrados, é preciso passar os dados de um para o outro — o que pode gerar dados duplicados e insegurança nas informações. 
  • Retrabalho e tarefas repetitivas: Se você emitiu o pedido junto ao cliente, no sistema de força de vendas, para que digitá-lo novamente, palavra por palavra, no ERP? O ideal é que os dois sistemas sejam integrados e as informações dos pedidos sincronizadas automaticamente, sem retrabalho.
  • Colaboração entre setores: A equipe de vendas precisa responder a vários setores da empresa, como estoque, financeiro e fiscal. Essa integração entre o software de força de vendas otimiza enormemente o fluxo de informação entre setores e profissionais, já que os dados são sincronizados automaticamente entre os módulos. 

Estudos de caso com sistema de força de vendas + ERP

Aqui está o depoimento de um gestor de indústria que utiliza o sistema da Nomus integrado ao Mercos para gerir os processos da sua empresa:

Conclusão

Para concluir, precisamos reforçar que o bom desempenho da equipe de vendas e sua relação com os outros setores da empresa têm papel crucial para os resultados gerais. Por isso, essa integração entre o software de força de vendas e o sistema de gestão ERP é tão interessante.

Combinados, força de vendas e ERP simplificam as atividades diárias de vendas, impactando diretamente nos resultados. Com isso, permitem conquistar melhores resultados e alcançar objetivos de crescimento. Nomus e Mercos contribuem para isso, promovendo a comunicação entre os dois sistemas de forma simples e prática: bastam alguns cliques na tela para que a integração seja feita e as informações comecem a ser sincronizadas. E com a parceria entre as duas empresas, os clientes do Nomus podem garantir condições especiais para adquirir o software de força de vendas da Mercos. Clique aqui para conferir!


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