Rebranding: O que é e por que é necessário para um negócio?


Atualizado em 13/10/22 - Escrito por Autor Convidado na(s) categoria(s): Marketing e vendas

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Toda empresa, mais cedo ou mais tarde, tem necessidade de mudança. O rebranding é uma das ferramentas utilizadas para a evolução dos negócios. É uma estratégia de marketing importante que pode ajudar a manter a relevância de uma marca.

Veremos o que é rebranding, o que ele pode oferecer a um negócio e discutiremos como e quando vale a pena fazer mudanças no estilo e na identidade da sua marca.

O que é rebranding?

É o processo pelo qual as empresas tentam mudar a percepção de sua marca. Quando acontece, todos os elementos da marca são atualizados. Não se trata apenas de mudar detalhes visuais (por exemplo, o logotipo), mas de alterar a imagem percebida da marca de acordo com a nova estratégia dos negócios. Identidade visual, tom de voz e outros elementos são alterados.

Empresas que atuam há muito tempo e têm grande autoridade em seu nicho podem, à medida que o tempo passa, experimentar o declínio do interesse do público-alvo. Esse é um processo natural, afinal, o mundo está em constante movimento e os desejos e gostos dos consumidores mudam frequentemente. Portanto, as empresas sempre devem levar esse aspecto em consideração. O rebranding é uma reação normal de uma empresa às mudanças do mercado.

Com a ajuda do rebranding, você pode:

1. Ganhar vantagem competitiva

A marca personifica a empresa. Com o rebranding correto, será possível enfatizar as atuais vantagens da empresa, atrair novos clientes e possivelmente superar os principais concorrentes. Você será capaz de aumentar a lucratividade e manter a confiança do público.

2. Aumentar sua fatia de mercado

Um rebranding eficaz aumenta a influência da empresa em um mercado altamente competitivo. Se você souber atender às novas necessidades dos clientes rapidamente, eles se tornarão fiéis à sua marca.

3. Expandir a sua presença

O rebranding representa a evolução de uma empresa. Se o negócio está se desenvolvendo ativamente, isso precisa ser enfatizado por meio da renovação da marca.

Se você não desenvolver sua marca, os clientes pensarão que a empresa atingiu o seu máximo e agora ficará parada no tempo. Isso será ainda mais perceptível caso os concorrentes façam rebranding e a sua empresa não. Mesmo que eles estejam atrasados tecnologicamente e financeiramente, o aumento da fidelidade dos clientes os ajudará, consistentemente, a ultrapassar a sua empresa em termos de lucratividade.

E, obviamente, o rebranding não deve ser feito aleatoriamente. Primeiro, você precisa realizar uma pesquisa de mercado para definir exatamente quais mudanças a empresa precisa fazer. Por exemplo, em alguns casos, o rebranding parcial é suficiente, como alterar o slogan ou o logo.

Quando o rebranding é necessário?

Quais razões levam uma empresa a fazer rebranding? Na maioria dos casos, isso se deve à necessidade de fazer alterações na estrutura organizacional do negócio. Mudanças de estratégia e novo posicionamento de mercado também são bons motivos.

Uma empresa pode estar interessada em mudar sua imagem para ampliar sua participação no mercado ou aumentar os lucros (especialmente quando um declínio gradual é detectado).

Os motivos para rebranding podem ser:

  • perda de relevância da marca por “obsolescência”;
  • erro da estratégia de marketing no posicionamento de mercado;
  • o surgimento de um concorrente mais forte;
  • ampliação ou alteração do escopo de atuação;
  • o surgimento de novas metas e objetivos estratégicos;
  • mudanças na estrutura (por exemplo, aquisição de uma empresa);
  • perda da reputação da marca (por vários motivos);
  • inserção em um novo mercado;
  • desejo de envolver mais o público-alvo.

Metas e objetivos do rebranding

O principal objetivo do rebranding é conseguir uma melhoria significativa no posicionamento da marca, bem como dos seus produtos no mercado.

A tarefa do rebranding é criar um sistema de valor que seja o mais atraente possível para o público-alvo. Isso é feito alcançando leveza, simplicidade e acessibilidade de percepção. Os clientes precisam entender o que a empresa está fazendo, por que podem confiar nela e por que eles podem se manter fiéis à marca. No processo de rebranding, as seguintes questões devem ser solucionadas:

  • diferenciação da marca (aumentar sua singularidade);
  • aumentar a fidelidade do consumidor (fortalecer a marca);
  • atrair novos clientes, mirando a ampliação do público-alvo.

O rebranding não é uma mudança total na filosofia da marca. Se trata de uma otimização e aperfeiçoamento. A ênfase deve estar nas vantagens, enquanto os erros e deficiências são trabalhados – é preciso ter certeza de que eles não vão retardar a evolução da empresa.

Tipos de rebranding

Vamos dar uma olhada nos três principais tipos de mudanças que as marcas estão fazendo.

Reestilização

Este é um rebranding puramente visual. Simplificando, as mudanças afetam apenas os elementos gráficos da marca. A reestilização ou restyling envolve a mudança da identidade visual da empresa. É aplicada desde os pequenos detalhes até ao logo da marca.

Os ajustes do logo podem ser parciais (criar um símbolo consistente que se assemelha à versão anterior, porém em linha com as tendências modernas de design). Uma marca também pode alterar totalmente o seu logo ao projetar um símbolo completamente diferente.

Como alterar o logo quando o orçamento não permite contratar uma agência de design? Você pode experimentar criar um logo por conta própria usando o serviço on-line do Logaster. Em poucos minutos, você tem uma solução completamente nova para mudar a identidade da sua marca.

Embora a reestilização seja uma parte importante do rebranding, ela não o personifica. As mudanças de identidade corporativa são dignas de nota e destacam a relevância da marca. No entanto, processos mais profundos também são necessários para obter todas as vantagens do rebranding.

ebaqdesign.com

Rebranding + mudança de posicionamento

Este é um processo de mudança de comunicação. Internamente, a empresa pode continuar a mesma, porém externamente, ela será completamente renovada. Assim, ela é capaz de atender às tendências do mercado e às expectativas atuais do público-alvo.

Esse tipo de rebranding visa atender completamente às necessidades do público. Ajuda você a reter clientes existentes e atrair novos. Os consumidores adoram esse tipo de mudança, pois geralmente ficam satisfeitos em ver a empresa se tornar mais moderna e, inclusive, mudar a forma como se comunica com os clientes.

columnfivemedia.com

Rebranding + mudança de modelo de negócio

Estamos falando de grandes mudanças nas quais o design visual da marca é completamente alterado e a plataforma da marca é atualizada, assim como a reorganização é realizada dentro da empresa.

Com esse rebranding, é possível mudar o quadro de funcionários e atualizar a ideologia da empresa. O negócio atinge novos clientes-alvo, mudando o sistema de gestão e escolhendo novos valores. São mudanças colossais, que devem ser feitas antes que o visual seja alterado. Ou seja, não se muda só a embalagem, mas também todo o conteúdo.

intel.com

Etapas do rebranding

A seguir estão os passos para implementar o rebranding:

1. Análise profunda da marca

É preciso estudar as circunstâncias, determinar a atitude dos clientes-alvo, determinar os prós e contras da empresa, pesquisar os principais concorrentes. Conforme forem os resultados, você pode escolher o tipo de rebranding: uma simples reestilização ou mudanças mais drásticas.

2. Criação de uma estratégia de rebranding

Analisando os resultados da pesquisa, desenvolva uma estratégia para as suas próximas ações. É durante esse processo que é determinado quais componentes da marca serão alterados. Você também precisa pensar em como destacar seus novos pontos positivos e trabalhar nas desvantagens. Escolha os métodos, as ferramentas e as opções para rebranding.

3. Rebranding na prática

Faça todas as mudanças planejadas e implemente a nova estratégia.

4. Comunicação com o público

Os clientes atuais e potenciais devem ser informados sobre o rebranding. Com a ajuda das ferramentas de comunicação existentes (site, redes sociais, mídia, informações em embalagens, etc.), você deve explicar a essência do rebranding e as novas vantagens que ele traz para o público.

Principais erros no rebranding

Vale a pena estar ciente sobre os erros mais comuns que as empresas cometem para evitar cometê-los também. Aqui estão eles:

  • Processo incorreto de troca do nome – Uma atitude superficial pode levar ao arrependimento da marca, fazendo com que o rebranding seja desfeito (quando a nova posição da marca falha em atender os objetivos definidos) ou até ao completo esquecimento da marca;
  • Mudanças sem referência à situação do mercado – Quando o rebranding não se baseia nos resultados de pesquisa e análise, provavelmente seus resultados não atenderão às expectativas do público.
  • Falta de consistência – A empresa muda algo, depois volta atrás, depois reassume a mudança. Os clientes ficam confusos, assustados e migram para marcas mais “compreensíveis”;
  • Falta de construtividade – O rebranding é feito por colaboradores que não têm competência suficiente. O prazo de entrega do projeto é perdido e não há metas nem divisão de tarefas nas equipes. Nessas condições, as pessoas responsáveis por determinadas tarefas falham em executá-las por completo;
  • Falta de fundamento – Por exemplo, se o rebranding aconteceu somente como resultado do “capricho” de um gerente, não está baseado em nada, então o público não entende o propósito, essência e o que se espera das mudanças.

Três grandes exemplos de rebranding

Para não entrar nas complexidades das mudanças estruturais das empresas, vamos considerar somente os melhores exemplos de reestilização realizados por marcas conhecidas.

MasterCard

underconsideration.com

A segurança do cartão de crédito é uma das principais expectativas de seus clientes. Em uma era de roubo de identidade em massa, as pessoas querem ter certeza de que seus cartões bancários não cairão em mãos erradas. Por um lado, a MasterCard tinha um logo globalmente reconhecido e autoridade indiscutível. Por outro lado, o surgimento dos serviços de pagamento digital mudaram significativamente o mercado. Era importante não ficar para trás e não perder a vantagem competitiva.

Junto com a sua estratégia, a empresa mudou seu logo. O novo visual repete o esquema de cores original, mas não destaca mais o nome. Assim, a empresa conseguiu enfatizar a sua reconhecibilidade: só ao olhar para o símbolo, as pessoas já entendem qual é o produto.

Spotify

osmanassem.com

Prover acesso às melhores músicas do mundo e dispor da capacidade de criar suas próprias listas de reprodução são as vantagens competitivas de um serviço de streaming. Qualquer ouvinte pode escolher suas músicas preferidas entre milhares disponíveis e reuni-las em uma lista para seu consumo próprio (ex: uma viagem ou uma festa com amigos). É por isso que o novo logo do serviço acentua a tonalidade verde neon que simboliza o início de um feriado ou momento festivo. Graças ao rebranding, a imagem do serviço se tornou mais moderna e agora compete igualmente com o iTunes.

Instagram

medium.com

De uma pequena rede social que permitia postar fotos a uma plataforma completa com filtros personalizáveis e soluções inovadoras para usuários e empresas. O novo logo do Instagram conseguiu refletir características modernas. Não vemos mais uma câmera antiga, mas sim um símbolo que se assemelha a uma câmera de smartphone. Cores vívidas deixaram o logo mais visível (comparado a outros ícones de redes sociais).

Conclusão

O rebranding é parte da evolução dos negócios. Ele é necessário para manter a atenção do público e competir de forma digna no mercado. No entanto, é preciso abordar o processo com cuidado, analisar as necessidades do público e identificar claramente as mudanças necessárias. Explore, teste e não se esqueça que os resultados do seu negócio dependem de como os clientes reagirão ao rebranding.

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