Efeito Chicote: o que é, causas e como evitar


Atualizado em 3/11/23 - Escrito por João Pedro na(s) categoria(s): Produção

Ordem de produção

Efeito Chicote é quando, na indústria, há uma diferença de quantidade entre as demandas dos clientes e o que foi previsto no planejamento e controle de produção (PCP). Essa diferença pode ser para mais ou para menos – ou seja, tanto quando sobra quanto quando falta mercadoria.

As consequências desse efeito podem trazer prejuízos financeiros para a empresa e de imagem para a marca. O produto que não se vende, ainda mais se tiver prazo de validade, é um gasto desnecessário ou até “jogado fora”. Agora, quando o cliente chega e a prateleira está vazia, você deixa de ganhar e ainda pode relacionar sua marca à escassez – dando espaço para a concorrência.

Os erros que levam ao Efeito Chicote podem variar. Entre eles estão falta de feedback em quantidade e qualidade adequados, problemas de comunicação interna, produção desnivelada, etc. No texto abaixo, você aprenderá todo o básico sobre Efeito Chicote.

Faça uma boa leitura.

Confira os tópicos:

Efeito Chicote: o que é, causas, como evitar

O que é Efeito Chicote e suas consequências

Efeito Chicote, do inglês bullwhip effect, é o que resulta quando há uma diferença entre o que o PCP de uma indústria planeja e produz de mercadorias e a demanda verdadeira dos clientes.

É um efeito muito comum em empresas que trabalham com sistema de abastecimento, como no caso das indústrias que vendem produtos para o varejo. As consequências do Efeito Chicote podem variar conforme a situação.

Se você produz a mais ou a menos do que a demanda pede, os problemas são diferentes. O tipo de mercadoria também oferece prejuízos diferentes.

O que acontece quando se produz a mais:

  • Desperdício de recursos diversos, como tempo, dinheiro, matéria-prima e mão de obra, usados na produção;
  • Superlotamento de estoque, levando a maiores gastos de armazenamento e organização, sujeitando tudo que está lá a danos e sinistros, e aumentando o tempo desempenhado na expedição;
  • Gastos com transporte e disposição de mercadorias que não serão vendidas;
  • Desequilíbrio financeiro com gastos superiores ao necessário;
  • Risco de perda de valor: produtos com prazo de validade produzidos em excesso perdem valor quando não vendidos e mesmo os que não possuem data para vencer ficam sujeitos a danos.

O que acontece quando se produz a menos:

  • Perda de oportunidade de venda, pois os clientes queriam comprar de você, seu estoque que não estava pronto;
  • Desperdício de manutenção de maquinário, pois poderia ter sido melhor utilizado antes de receber limpeza e reparos;
  • Desperdício de investimentos em mão de obra, matéria-prima e armazenamento que ficarão ociosos;
  • Perda de valor de marca, pois seu nome será vinculado à escassez e seus clientes, principalmente o comércio, passará a olhar mais para seus concorrentes ou pedir condições de negociação menos favoráveis para você, pela perda de confiança;
  • Aumento de chance de perder clientes, principalmente os fiéis, que ao não poderem comprar o produto da sua empresa precisarão comprar do concorrente e, aí, se gostarem, vão ficar por lá;
  • Perda de oportunidade de coleta de dados que uma demanda real atendida traria a respeito dos hábitos de consumo do consumidor e outros insights que trariam melhoria contínua aos processos (kaizen).
Infográfico efeito chicote

Causas do Efeito Chicote

Há vários motivos pelos quais o Efeito Chicote pode acontecer. Estes são os principais:

  • Racionamento: quando por algum motivo os clientes compram produtos acima da verdadeira necessidade ou da necessidade padrão, como no caso da super compra de papel higiênico no começo da pandemia de 2020;
  • Análise equivocada: se seus dados sobre hábitos de consumo estiverem desatualizados ou você fizer uma leitura errada da situação, a tendência é que a quantidade produzida seja diferente da demandada;
  • Variação de preço: uma vez que você venda para varejistas, estes tem o controle sobre o preço que colocam no produto para o consumidor final e, assim, promoções e descontos podem provocar grandes saídas acima do previsto pela sua produção;
  • Disponibilidade de estoque: quando há previsão de escassez de produto, mesmo que seja um receio infundado por alguma suposta crise econômica em uma determinada área, pode ser o suficiente para uma reação em cadeia que provoca varejistas aumentando de forma considerável os seus pedidos para garantir que o estoque vai atender aos clientes, como aconteceu com os eletrônicos na verdadeira crise dos semicondutores;
  • Produtos vendidos em lotes: empresas que vendem pedidos em grupo para diminuir o custo de processamento de ordens de compra, assim como o de transporte, podem causar o Efeito Chicote por serem produções em quantidades e ritmo fixos que não correspondem a uma demanda variável;
  • Escassez de matéria-prima: quando falta material para produzir, consequentemente menos mercadorias serão produzidas, deixando você com um estoque menor do que o planejado para atender às demandas previstas;
  • Paradas inesperadas e longas de produção: paradas abruptas na produção, como maquinário com defeito, excesso de ausência de colaboradores, PCP irrealista, podem levar a uma produção insuficiente quanto à demanda.

Como evitar o Efeito Chicote

O Efeito Chicote pode ser controlado e reduzido através de diversas medidas. Você pode usar estratégias de comunicação, logísticas e operacionais melhores, por exemplo.

Além disso, agilizar o tratamento de pedidos, melhorar a qualidade dos dados, nivelar o estoque e processar melhor as informações sobre hábitos de consumo, entre outras, permitirão você elaborar táticas e estratégias mais adequadas.

Há três conceitos super importantes que podem ajudar a lidar com o Efeito Chicote:

Milk Run

Milk Run (corrida ou entrega do leite) é um sistema de logística e transporte de mercadorias que funciona para, entre outras coisas, diminuir as chances e as consequências do Efeito Chicote. 

O Milk Run funciona com o uso de apenas um mesmo meio de transporte para coletar cargas em cada um dos pontos seguindo um trajeto e horários pré-estabelecidos e planejados em um roteiro de frota estrategicamente pensado.

No final de cada coleta, o responsável pelo transporte faz a entrega no destino funcional. A diferença fundamental nesta estratégia é que a sua própria indústria que se responsabiliza por coletar o material oferecido pelo fornecedor, removendo a dependência do tempo de entrega de terceiros.

Heijunka

Heijunka é um conceito e uma técnica do Sistema de Produção Toyota que serve para resolver os problemas causados pela flutuação de produção em razão da demanda do cliente. É uma boa tática para evitar o Efeito Chicote. 

O conceito em português é chamado de nivelamento da produção e consiste de montar um mix de modelos em cada lote que garante que haja estoque de todos os produtos de forma proporcional à variação de demanda, diminuindo o tempo ocioso de mercadorias e matéria-prima em estoque.

Cross docking

Cross docking é o nome de uma estratégia logística que consiste de otimizar a operação de transporte de mercadorias e agilizar envios, assim como aumentar a satisfação de clientes, a partir do envio dos produtos para centros de distribuição espalhados pelas regiões atendidas pela sua empresa.

De lá, as mercadorias vão direto para o varejo ou consumidores finais. Ao diminuir o tempo de demora para abastecimento de estoque, é possível evitar ou ao menos mitigar o Efeito Chicote. O nome cross docking vem de “docas cruzadas”, ou seja, os centros de armazenamento.

Como usar o Efeito Chicote ao seu favor

Efeito Chicote é algo negativo com prejuízos – esse fato está dado. Você deve procurar mitigá-lo ao máximo, sendo que eliminar, de fato, é praticamente impossível.

Uma fábrica de doces não tem como saber exatamente quantas pessoas vão querer comprar chocolate naquele mês para poder enviar só e nada menos do que o necessário para as prateleiras do varejo.

Sempre haverá variações entre o que foi produzido e a demanda – a não ser que sua indústria só trabalhe sob encomenda. Sendo assim, você pode usar o Efeito Chicote ao seu favor.

A diferença entre a distribuição e a venda traz algo muito importante para sua gestão que é a informação. Com dados, você consegue repensar suas táticas, processos e planejamentos de produção.

Use todos os relatórios para otimizar o seu PCP e aumentar seu faturamento e sua lucratividade. Ah, e fica mais fácil visualizar essas informações todas em um ERP.

Controle sua cadeia de suprimentos e entregas

Você já sabe agora o que é o Efeito Chicote e formas de controlá-lo. Só que seus estudos para administrar a cadeia de suprimentos e entregas só começaram. Não importa em que etapa da vida profissional você esteja, sempre tem espaço para aprender mais na indústria

Ao se inscrever em nosso blog e seguir nossas redes sociais, você recebe diversos conhecimentos de gestão industrial. É com eles que temos certeza que seu faturamento e sua lucratividade vão aumentar. 

Inclusive, falando nisso, nós desenvolvemos o e-book “Gestão de estoque: dicas práticas para otimizar sua fábrica”, que serve muito bem para mitigar o Efeito Chicote.

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Obrigado e vamos em frente!


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