Lean Manufacturing na pequena indústria. É possível? Com o especialista Charlie Hudson

Atualizado em 27/10/21 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Processos e Organização

O Lean Manufacturing na pequena indústria é viável? Essa é uma pergunta recorrente entre gestores e profissionais que ficam na dúvida se a filosofia da manufatura enxuta é possível nas pequenas empresas ou se é algo exclusivo das grandes empresas.

Para responder essa pergunta, convidamos o Engenheiro de Produção e especialista em projetos, Charlie Hudson, para um bate-papo no programa Palavra de Especialista, disponível em nosso canal no Youtube e também no Podcast da Nomus.

Para acompanhar na integra, confira:

Podcast:

Disponível nas principais plataformas de Podcast:

O que é o Lean Manufacturing

O Lean Manufacturing (Sistema Toyota de Produção) é uma filosofia japonesa que surgiu na Toyota no período pós guerra e que visa reduzir desperdícios (mais especificamente 8 desperdícios) e assim melhorar a gestão da indústria de uma forma geral.

Quais são os desperdícios do Lean Manufacturing

O especialista Charlie Hudson frisou quais são os desperdícios do Lean Manufacturing na pequena indústria, sendo eles:

1. Super produção

O primeiro desperdício se refere a produzir mais do que o necessário, ou seja, fazer mais do que seus clientes ou mercado precisam. O ideal é sempre trabalhar com a produção puxada para assim evitar desperdícios.

2. Estoque

Como o nome diz, se refere ao estoque em excesso na indústria. É importante observar também se há estoque entre as fases da produção, ou seja, estoque de produtos semiacabados.

3. Espera

Aqui é quando a produção fica parada por algum problema ou falta de algo, como informação, material, autorização etc.

4. Transporte

Este desperdício do Lean Manufacturing na pequena indústria se refere as idas e vindas de produtos na produção. É importante verificar os processos e também o layout para reduzir ao mínimo a movimentação dos produtos e materiais na fábrica.

5. Processamento extra

Aqui é quando a indústria trabalha mais em um produto do que ele está disposto a pagar, ou seja, adiciona passos na produção que não agregam valor ao cliente.

6. Excesso de movimentação

Esse tópico é similar ao de transporte mas se refere a movimentação do pessoal na empresa, ou seja, quando as pessoas precisam se movimentar sem ser a sua função.

7. Defeitos

Aqui é quando há refugos ou retrabalhos, que acabam reduzindo a qualidade e a produtividade da empresa.

8. Não usa a criatividade da equipe

Esse desperdício do Lean manufacturing na pequena indústria acontece quando os gestores não escutam a opinião dos operadores que estão no chão de fábrica e vivenciam os problemas no dia a dia.

Princípios do Lean Manufacturing

Para reduzir e evitar desperdícios, a filosofia lean se baseia em 5 princípios, sendo eles:

1. Valor

Sua indústria só deve modificar uma matéria-prima ou realizar qualquer trabalho se aquilo for gerar valor para o seu cliente. Por exemplo, se você dedica muito tempo na criação da embalagem e o seu cliente rasga sem se importar, será que vale a pena dedicar tanto esforço e qualidade nesse processo?

2. Identificar o fluxo de valor

Aqui você deve mapear seus processos para identificar o que está gerando valor para os seus clientes e o que não está. A ideia é conhecer a sua empresa para aplicar as melhorias.

3. Fluxo contínuo

Nesse princípio do Lean Manufacturing na pequena indústria, a empresa deve identificar gargalos no fluxo de produção para garantir um fluxo continuo desde o pedido até a entrega do produto.

4. Consumidor puxa a produção

A produção puxada é a metodologia sugerida pelo Lean, ou seja, idealmente o pedido de um cliente deveria disparar a produção e ir puxando os passos até que o produto fique pronto.

5. Buscar a perfeição

A melhoria continua é um dos princípios do Lean que foca na busca pela perfeição, ou seja, tudo pode ser melhorado e os gestores não devem se acomodar com os resultados atuais.

Siga a Nomus para mais entrevistas sobre gestão industrial

A Nomus está sempre trazendo novidades e boas práticas da gestão industrial para os leitores do blog industrial. Sendo assim, recomendo que se inscreva no blog através do seu canal favorito para não perder as próximas publicações e assim continuar melhorando seus resultados cada vez mais.

Você pode encontrar a Nomus nos links:

Ferramentas de gestão

Compartilhe esta matéria:


Tags: ,




Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: