Atualizado em 3/04/25 - Escrito por Rafael Netto na(s) categoria(s): Processos e Organização
Missão, Visão e Valores são conceitos estratégicos que as empresas determinam para orientar de qual forma o negócio será gerido e em qual direção ele irá.
Esses conceitos são fundamentais para caracterizar uma empresa e a sua importância é cada vez maior conforme a empresa vai crescendo.
Quando o negócio ainda é bem pequeno, o dono e os sócios ainda têm grande influência na equipe e conseguem transmitir a missão, visão e valores da empresa com facilidade.
Entretanto, conforme o negócio cresce, esses conceitos precisam ser bem definidos e reforçados para garantir que a empresa não perca a sua essência e nem o seu rumo ao longo do tempo.
Sendo assim, preparei este artigo para você entender o que é e como definir a missão, visão e valores do seu negócio. Confira:
Como falei anteriormente, esses são conceitos estratégicos que servem para orientar a tomada de decisão e planejamento da empresa como um todo, para a definição do objetivo global e das metas a curto, médio e longo prazo.
Todo empresário ou gestor de um negócio precisa entender bem esses conceitos para aplicá-los no dia a dia da empresa e garantir que ela esteja no rumo certo.
Utilizando a missão, visão e valores, os gestores podem então elaborar o planejamento estratégico, detalhando como farão para alcançar os resultados desejados.
Em resumo:
Você verá mais a frente cada um desses elementos de forma detalhada.
Essa ferramenta é fundamental para manter a equipe motivada, focada e unida.
É a partir da sua definição que a cultura organizacional da empresa será construída e orientará o trabalho e comportamento dos líderes, gestores e colaboradores.
Além disso, definir a missão, visão e valores, é importante no processo de contratação de novos colaboradores, tanto para a parte da empresa quanto para a dos próprios candidatos, para que saibam se o propósito e os valores de uma são compatíveis com os da outra.
Assim, a cultura organizacional da empresa será acompanhada de forma natural e, ao mesmo tempo, acompanhará o ritmo de todos na empresa, sendo ajustada conforme a missão, visão e valores seja atualizada, de acordo com o mercado.
Agora vamos entender melhor cada um dos itens.
Essa é a razão da empresa existir. Sua missão e propósito, ou seja, o porquê da equipe trabalhar todos os dias. Como foi dito anteriormente, ela deve ser reavaliada de tempos em tempos, para assegurar que se mantém de acordo com o ritmo da empresa e do mercado.
Todos os funcionários da empresa, independentemente do seu nível hierárquico, precisam estar cientes da sua missão, pois ela influenciará todas as ações da equipe.
As tomadas de decisão devem ser orientadas pela missão da empresa, para que assim os resultados correspondam ao que é esperado.
Ao definir a missão do seu negócio, você vai perceber que não é algo tão simples de se fazer. Durante o processo de desenvolvimento da missão, o gestor faz uma jornada de aprendizado e autoavaliação.
O conteúdo da missão deve ser bem objetivo e conciso, deixando claro qual é o objetivo do negócio e por que ele existe.
É importante pensar além do dinheiro e imaginar como o seu trabalho vai melhorar a vida do seu cliente e da sociedade.
Agora vamos a alguns exemplos de missão que grandes empresas utilizam em seus negócios, confira:
Essa é a visão de longo prazo da empresa, que deve ser usada como bússola para guiá-la para onde ela quer chegar em determinado tempo.
Todo empreendedor ou gestor tem uma visão de futuro do negócio, mas é preciso defini-la de forma clara e formalizá-la.
A visão da empresa, assim como a missão, deve ser revista de tempos em tempos, para que se mantenha alinhada às tarefas e metas da empresa. Com essa revisão o risco de desestímulo da equipe – seja por ser uma visão inalcançável ou desatualizada diante do mercado, é reduzido.
No final do dia a visão é o sonho do gestor e de todos que trabalham na empresa. Ela pode ser definida com ajuda da equipe para garantir que esteja alinhada com os anseios de todos.
Para funcionar bem, a visão também precisa ser inspiradora, objetiva e realizável.
Agora vamos a alguns exemplos de visão que grandes empresas utilizam em seus negócios, confira:
Essa é a forma em que a empresa deseja ser reconhecida no mercado, definindo como ela irá se portar diante da sociedade e do mercado.
Os valores definem desde a conduta da equipe até a qualidade dos produtos oferecidos e devem ser seguidos por todos da empresa.
Essa é a parte que mais se destaca no processo de contratação das empresas, citado anteriormente no artigo.
Isso porque, o setor de recursos humanos precisará se atentar e identificar nos candidatos uma identidade entre seus valores e comportamentos, e os prezados e disseminados na empresa, para que, então, a motivação, a produtividade e os resultados da equipe cresçam cada vez mais.
O ideal é que a empresa desenvolva por volta de 6 valores e então aplique-os para que todos da equipe os sigam à risca.
Somente após a equipe realmente adotar esses valores de forma integral, isso será percebido pela sociedade e a empresa será reconhecida da forma na qual deseja.
Entretanto, certifique-se que seus valores estão:
Agora vamos a alguns exemplos de visão que grandes empresas utilizam em seus negócios, confira:
Veja o infográfico sobre como definir missão, visão e valores:
Um conceito muito importante relacionado à missão, visão e valores é o posicionamento de marca. Trata-se de como a sua empresa se coloca no mercado e quer ser reconhecida pelo público.
Por exemplo, o posicionamento da Amazon, ao menos por muito tempo, foi focado na sua alta variedade de produtos. Essa é a razão do nome de um rio vasto, além da ideia de A a Z em AmaZon.
A Red Bull é uma empresa com o posicionamento de estilo de vida de liberdade. O slogan famoso “Red Bull te dá asas” não é à toa. Investem em eventos de esportes, em clubes de futebol (como o Bragantino), entre outras ações.
Se quiser lançar uma marca nova com um nome adequado, confira nosso checklist:
Agora que você já sabe colocar em prática a missão, visão e valores de um negócio, aqui estão os próximos passos para turbinar a gestão do seu negócio, confira:
Nos vemos na próxima!
Engenheiro de Produção formado na UFRJ com especializações nas áreas de gestão estratégica, custos, financeira, fiscal e de projetos de software. CEO e fundador da Nomus. Rafael tem mais de 20 anos de experiência como gestor nas áreas de Estratégia, Desenvolvimento de software, Suporte, Implantação, Financeiro, Recursos Humanos, e com implantação de sistemas de PCP e ERP em fábricas de diversos setores, como Alimentos, Metal/mecânico, Plástico, Químico, Farmacêutico, Gráfico, Equipamentos, Náutico, entre outros.
Encontre Rafael Netto nas redes sociais:
Quais são a missão, visão e valores da Nomus?
Olá João, bom dia!
Ótima pergunta! Já atualizamos o artigo com os exemplos da Nomus.
O que é valores para vocês?
Bom dia Ana, informamos os valores da Nomus no artigo!
Muito bom, o objetivo é crescer de forma organizada e objetiva.