Os 5 melhores sistemas de contabilidade para sua indústria

Atualizado em 3/11/21 - Escrito por Adriana Mariano na(s) categoria(s): Custos e Finanças

Gestão financeira

Os sistemas de contabilidade são um fator chave para realizar as obrigações contábeis de uma organização de forma simples, ágil e eficaz. Atualmente, existem diversos softwares contábeis disponíveis no mercado, mas quais são os melhores sistemas de contabilidade para o seu negócio?

Em 2007, o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) foi instituído pelo Decreto nº 6.022 a fim de informatizar o sistema tributário brasileiro que é extremamente complexo. 

Dessa forma, o SPED tem como objetivo modernizar o sistema atual do cumprimento das obrigações fiscais por meio da certificação digital com o intuito de obter a assinatura dos documentos eletrônicos, garantindo assim a validade jurídica dos mesmos apenas na sua forma digital. (Veja também sobre o Bloco K do Sped)

Para acompanhar essa evolução, é essencial que cada organização tenha clareza não somente dos processos do seu negócio, mas também das tecnologias que podem alavancar a gestão contábil de forma rápida e eficiente. 

Pensando nisso, preparamos uma lista com os melhores sistemas de contabilidade que podem te ajudar a alavancar seu negócio. Confira!

DOMÍNIO

Para iniciar nossa lista com os melhores sistemas de contabilidade, a Domínio têm se mostrado uma das grandes líderes do mercado que visa oferecer sistemas seguros, com conteúdo relevante e alta tecnologia. Dessa forma, suas soluções apresentam sistemas integrados, inteligentes e eficientes que auxiliam na rotina do contador.

Atualmente, a Domínio está presente em todos os estados brasileiros com mais de 35 mil clientes, além de contar com 36 unidades de negócios.

Dentre as diversas funcionalidade do sistema destacam-se:

  • Contabilidade por centro de custos
  • Consolidação de relatórios de grupos econômicos 
  • Conciliação de contas e lançamentos
  • Dashboard de indicadores e análises contábeis
  • Escrita Fiscal
  • Automação dos processos da Folha
  • Consulta de pagamento de tributos automático via e-CAC
  • Automação dos processos do Honorário
  • Backup em nuvem

Hoje em dia, a Thomson Reuters disponibiliza quatro tipos de sistemas: Contábil Start, Contábil Plus, Contábil Premium e Contábil Empresarial. Assim, você pode escolher a opção que seja mais adequada à sua realidade.

FORTES

Outro sistema de contabilidade relevante é o Fortes, uma ferramenta bastante robusta e eficiente que promete aumentar a performance do seu negócio por meio da economia de tempo, aumento de produtividade, visão estratégica e lucros consolidados.

Ao longo de 30 anos, a Fortes Tecnologia foi considerada o melhor software contábil do Brasil em uma pesquisa realizada pela Nibo em 2016. Assim, a solução apresenta uma interface simples de usar e que possibilita a integração com outros sistemas.

Atualmente, a empresa está presente em todas as regiões do Brasil com cerca de mais de 1 milhão de usuários. Além disso, a empresa conta com 30 unidades de negócio e possui 4 sedes localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza.

Em relação aos Benefícios do Fortes Contábil, temos:

  • Conciliação bancária
  • Importação automática dos arquivos de integração
  • Lançamentos contábeis seguem regras da contabilidade
  • Diversos modelos de planos de contas
  • Importação de planilha CSV

A solução TOTAL Contador é composta por oito sistemas que auxiliam na gestão contábil, são eles: Fortes Contábil, Fortes Pessoal, Fortes Doc Prime, Fortes Conecta, Fortes Gestão, Fortes Patrimônio e Fortes Fiscal.

Assim, com o sistema Forte é possível reduzir os custos, aumentar a capacidade dos clientes e resolver diversos processos da atividade contábil rapidamente.

NASAJON

Com mais de 39 anos de mercado, o Nasajon busca desenvolver soluções integradas e de fácil operação. Dessa forma, a empresa promete um serviço ágil, moderno e eficiente.

Em 2019, o Nasajon obteve nota 80 no NPS (Net Promoter Score), alcançando assim a excelência no atendimento de suporte técnico.

O sistema contábil da Nasajon possui diversas funcionalidades, tais como:

  • Admite trabalhar com vários exercícios simultaneamente.
  • Interface prática e rápida para lançamentos contábeis.
  • Recálculo automático dos períodos subsequentes.
  • Geração dos arquivos magnéticos conforme layout oficial.
  • Relatório dos indicadores econômicos e financeiros.
  • Contabilidade por centro de custos e resultados com rateio.
  • Parametrização e impressão das demonstrações contábeis consolidadas.
  • Pesquisa e filtros simplificam a localização e a correção de lançamentos.
  • Diversos modelos de Planos de Contas compatíveis com as normas internacionais disponíveis.

Com isso, o Sistema permite um controle maior das filiais e grupos da empresa por meio da automatização de saldos e relatórios a fim de apoiar a tomada de decisão.

Prosoft

Desde 1986, a Prosoft tem como objetivo desenvolver softwares que deem suporte a contadores de forma rápida, precisa e eficiente.

Por isso, as soluções Prosoft utilizam tecnologia de ponta a fim de reduzir custos, simplificar os processos e aumentar não somente a rentabilidade, mas também a produtividade de diversos escritórios contábeis.

Recentemente a empresa foi incorporada pelo Grupo Alterdata e atua em 13 estados brasileiros com mais de 140 mil usuários. Além disso, a Prosoft possui dois tipos de soluções, que são:

  • Prosoft Analir Plus: consiste em um sistema de análise que realiza declarações de IRPF com gestão automática de documentos.
  • Prosoft INTAX: é um sistema que usa tecnologia de última geração e Inteligência Artificial na automatização das entradas de documentos fiscais.

Assim, o Prosoft é recomendado para contadores que buscam a eficiência, customização e segurança em seus processos, uma vez que o sistema permite a integração de dados e sincroniza as informações entre os colaboradores de qualquer lugar.

Mastermaq Brasil

Para finalizar a lista dos melhores sistemas contábeis, podemos destacar que a Mastermaq é considerada uma das principais software-houses do Brasil, cuja especialidade envolve desenvolver soluções não apenas contábeis, mas também administrativas e fiscais.

Dessa forma, a Mastermaq Brasil oferece aos seus clientes um sistema que proporciona segurança, ganhos de produtividade e novas perspectivas para o negócio independente do segmento e do porte da empresa. 

Para isso, a empresa investe em inovação e busca sempre explorar novas oportunidades a fim de manter sua tradição, solidez e agilidade, além de contar com uma experiência de 27 anos de mercado.

Atualmente, a Mastermaq está presente em todo o território nacional em mais de 1.200 municípios. Ao longo de seus 27 anos de mercado, a empresa desenvolveu duas linhas de soluções que contemplam todas as necessidades de um escritório de contabilidade, que são: 

  • Soluções NG – busca agilizar e otimizar os processos do seu negócio por meio do Controle de Honorários e do Compliance Legal e Tributário, que auxiliam na simplificação de processos, aumentando assim a produtividade e reduzindo custos.
  • EVO Connect – visa facilitar tanto o envio como o recebimento de documentos, além de criar alertas de prazos de entrega e realizar a ligação dos softwares NG com a nuvem. É importante ressaltar que a EVO é uma plataforma com diversos módulos como o EVO Connect, mas também é possível contratar outros módulos como EVO Nota Fiscal Eletrônica e EVO REINF. 

Logo, se você busca uma solução robusta e confiável para gerenciar seu negócio, então a Mastermaq Brasil pode ser uma boa opção para otimizar suas operações.

Inscreva-se no Blog Industrial da Nomus

Viu só como um bom sistema de contabilidade pode facilitar seu dia a dia e aumentar a produtividade da sua indústria?

Agora que você já sabe quais são os melhores sistemas de contabilidade, busque mais informações das soluções apresentadas e escolha aquela que tenha melhor aderência ao seu negócio. 

Além disso, se inscreva no Blog Industrial da Nomus para receber emails semanais sobre gestão e melhores práticas na indústria.

Nos vemos na próxima!

Gestão financeira

Compartilhe esta matéria:


Tags:




Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: